quinta-feira, 31 de outubro de 2024

PIX: agendamento já está valendo e aproximação deve começar na próxima semana


Mais uma novidade relacionada ao Pix deve começar a valer já na próxima semana: o Pix por aproximação. O meio de pagamento que realizamos com cartões de crédito e débito — apenas aproximando os smartphones das maquininhas — agora valerá também para o Pix. Mais rápido e prático, avalia o mestre e doutor em Direito Comercial pela PUC-SP, Thiago Amaral.

“Essa forma de pagamento tem duas vantagens: traz uma experiência melhor para o consumidor e evita fraude. Por exemplo, o consumidor não vai ter mais seu cartão trocado, o que possibilita que o fraudador tenha acesso ao seu cartão e senha.”

Para fazer o pagamento via Pix por aproximação não será necessário acessar o aplicativo do banco no celular. Isso porque o pagamento será permitido via carteira digital — as chamadas wallets. Para conseguir fazer a transação, o usuário deverá escolher o banco e cadastrar a conta na carteira digital. Sobre os cuidados, o especialista faz o alerta.

“O consumidor precisa sempre verificar os dados do recebedor e o valor da compra. São os mesmos cuidados que ele precisa ter atualmente quando realiza o pagamento via QR code, por exemplo. Como se trata de uma modalidade nova, é possível que ele não esteja habituado e precise sempre conferir os dados antes de fazer o pagamento.”  

Pix por agendamento

Outra novidade que já começou a valer esta semana é o Pix Agendado para todas as instituições financeiras. A modalidade já existia desde 2021, mas não era obrigatória, o que mudou desde a última segunda-feira (28), por exigência do Banco Central.

O Pix Agendado Recorrente funciona de forma prática para pagamentos recorrentes, como aluguel, diarista, mesada de filhos ou doações, explica Thiago Amaral. O advogado detalha como ele funciona.

“São pagamentos agendados pelos usuários pagadores. São eles que determinam a data do pagamento, então têm que ser os mesmos pagamentos feitos a cada mês, não é possível alterar as datas. E também precisam ser feitos pelos mesmos valores, por exemplo, R$ 100 a cada um dos meses. Não pode alterar nem a data, nem os valores”, explica.

O Pix por agendamento vale tanto para transferências entre pessoas físicas quanto jurídicas, dessa forma, profissionais autônomos ou empresas, também poderão se beneficiar da praticidade do sistema e receber os valores de forma agendada.

PIX: entenda as mudanças que começam a valer em 1º de novembro

A Imagem que desmente conspirações: O governo Brandão em ação

As conspirações e fake news não são novidades, especialmente quando se trata de governos. Traições têm derrubado monarquias, impérios e ceifado vidas ao longo da história. No entanto, há outros tipos piores, quando essas traições vêm de dentro, do próprio círculo familiar, o impacto é devastador.
O governo de Carlos Brandão não é exceção, enfrentando diariamente acusações infundadas de rompimento e manipulação e muitas vezes até de desentendimentos sem sentido algum.

No entanto, a realidade é bem diferente. O governo Brandão caminha firme, unido e forte. A parceria com o vice-governador Felipe Camarão, Flavio Dino uniu a equipe perfeita para governar o Maranhão. Juntos, têm tudo para alcançar patamares inéditos e tornar-se um dos maiores governos da história brasileira. A leveza e solidez do Palácio dos Leões não são abaladas pelos ruídos internos ou externos.

Como dizia o escritor francês Henry de Montherlant:
“Vivam os meus inimigos! Eles, ao menos, não me podem trair.”

 

Santo Amaro, MPF: Pede suspensão de empreendimento imobiliário nos Lençóis Maranhenses

 


O Ministério Público Federal (MPF) propôs ação civil pública, com pedido liminar, para a suspensão imediata das obras do loteamento “Terra Ville Residencial”, assim como de sua estrada de acesso, situados na zona de amortecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro–MA. A ação foi proposta na Justiça Federal contra o Estado o Maranhão, o Município e a empresa CAT Construções LTDA, responsável pelas obras do empreendimento residencial, por problemas em seu licenciamento ambiental e riscos de danos ao ecossistema protegido da região.

Conforme a ação do MPF, foi apresentado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) um plano de controle ambiental do empreendimento, mas ele não menciona a sua grande proximidade com o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses nem que está inserido em sua zona de amortecimento, omitindo-se, assim, descrição ambiental de característica relevante.

O MPF aponta que, além dos vícios encontrados no plano, o empreendimento de alto padrão e de grande porte foi licenciado pela Sema sem a necessária Autorização de Licenciamento Ambiental (ALA), que deveria ter sido solicitada previamente ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela Unidade de Conservação Federal e pela emissão da ALA.

A ação também afirma que houve irregularidade no licenciamento em virtude da autorização, concedida pela Prefeitura de Santo Amaro, para o loteamento em área rural, na qual não é permitida expansão urbana, pela proximidade do Parque Nacional. Para tanto, o Município expediu uma certidão de uso e ocupação do solo, dizendo apenas genericamente que o referido empreendimento não fere a legislação municipal, sem qualquer especificação quanto ao local onde o mesmo seria implantado. As obras estão sendo realizadas a apenas duzentos metros do campo de dunas dos Lençóis Maranhenses, contrariando a legislação local e federal.

Já o projeto da estrada de acesso ao loteamento, também aprovado pela prefeitura e pela Sema sem a devida autorização do ICMBio, possui quase 2 km de extensão, com parte considerável situada sobre a zona de amortecimento.

Apuração - O MPF iniciou a apuração do caso a partir de representações encaminhadas pelo ICMBio e pelo Conselho Municipal de Turismo de Santo Amaro, que denunciaram as irregularidades. De acordo com a nota técnica nº 10/2024, o ICMBio enfatiza que o empreendimento pode afetar diretamente o ecossistema e a integridade do Parque Nacional em relação à proximidade da obra, com o acréscimo de grande quantidade de residências em torno da área protegida e o acesso descontrolado à Unidade de Conservação.

Por sua vez, o Conselho Municipal de Turismo destacou os impactos que as obras de urbanização trarão às atividades turísticas na região, uma vez que intervirão na paisagem local e causarão drástico aumento na circulação de veículos na região de dunas. Além disso, o Conselho relatou que diversas provocações e questionamentos foram feitos ao Município sobre os riscos, mas sem o atendimento adequado.

Pedidos - Diante do exposto, o MPF requer à Justiça que determine, liminarmente, a imediata suspensão da licença ambiental concedida pela Sema, bem como do alvará de construção e aprovação de loteamento do “Condomínio Terra Ville” pelo Município, assim como da estrada de acesso ao empreendimento. Em consequência, que seja proibida a realização de qualquer intervenção na estrada ou na área do loteamento, especialmente, a realização de edificações e a implantação de estruturas particulares ou coletivas de uso urbano, inclusive a implantação de redes de água e esgoto, cercas e marcação de áreas de lotes.

Também foi pedida a suspensão de qualquer atividade de comercialização e publicidade de lotes do empreendimento, com a finalidade de evitar prejuízos a terceiros, assim como a obrigação de divulgar, pelo empreendedor e pela Prefeitura, sobre a existência de demanda judicial e da suspensão de qualquer obra no local. A divulgação deve ser feita em meios de comunicação, inclusive nas suas páginas na internet e placas no local.

Ao final do processo, o MPF pede à Justiça que determine a nulidade da licença ambiental expedida, bem como de alvarás de construção e aprovação do loteamento, e reconheça a inviabilidade de prosseguir o licenciamento sem a prévia obtenção da ALA perante o ICMBio. Ainda, que seja imposto aos réus a obrigação de não implantar o loteamento e a estrada, além de demolirem as obras irregularmente realizadas e apresentarem um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) ao ICMBio, bem como implementá-lo após a aprovação do órgão, para compensação dos danos ambientais. Por fim, que os réus sejam condenados ao pagamento de indenização pelos danos materiais causados, que não possam ser reparados.

Zezildo Almeida e Joãozinho Pavão recebem calorosa recepção de professores cursistas em Santa Helena


O prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida acompanhado do prefeito eleito, Joãozinho Pavão, visitou uma das turmas do PARFOR (Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica). O programa é fruto da parceria da Prefeitura Municipal com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e visa a qualificação e o aperfeiçoamento dos profissionais da educação que atuam na rede pública de ensino.

Zezildo ouviu depoimentos de professores que participam do programa e ficou bastante satisfeito com os testemunhos de gratidão proferidos pelos presentes. Todos fizeram questão de agradecer o empenho e dedicação do prefeito para que o programa fosse implantado em Santa Helena.

Por sua vez, Zezildo Almeida falou da importância dessa qualificação profissional para os professores, da sua satisfação e sensação do dever cumprido.

“Com muita satisfação, visitei as turmas dos professores cursistas, beneficiados pelo PARFOR, uma iniciativa da Prefeitura de Santa Helena com a UFMA, que visa promover qualificação profissional para os docentes. Ao lado do prefeito eleito, Joãozinho Pavão e de membros e apoiadores da nossa gestão, dialogamos com os professores e fiquei muito feliz e bastante emocionado com todos os depoimentos, reconhecendo o trabalho da nossa administração, que sempre se preocupou em garantir as condições ideais para a realização das formações”, destacou o gestor helenense.

SOBRE O PARFOR – É um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), voltado a contribuir para a adequação da formação inicial dos docentes em serviço na rede pública de Educação Básica por meio da oferta de cursos de licenciatura correspondentes à área em que atuam.

Blog hora extra

Enem 2024: relembre os temas das redações dos últimos cinco anos


A primeira prova do Enem 2024 acontece neste domingo (3), com aplicação da redação e 90 questões de múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira — inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia). No dia 10, a segunda prova do exame vai abordar questões de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática. O tema da redação é de ordem social, científica, cultural ou política. Confira abaixo os temas dos últimos anos:

Temas das redações do Enem dos últimos anos

A redação do Enem pode ter até 30 linhas e é baseada em um tema divulgado apenas no dia da prova. O texto precisa ser dissertativo-argumentativo e ter uma proposta de intervenção. A nota máxima é de 1.000 pontos, mas alguns critérios podem fazer com que alunos zerem a prova.

A professora Ávila Oliveira, do Colégio Unificado, de Porto Alegre, aponta que os temas dos últimos anos abordaram questões relevantes para a sociedade no geral, “destacando discussões acerca de minorias e pautas sociais”.

“O Enem tem a capacidade de trazer à luz assuntos pertinentes para o desenvolvimento econômico e social do nosso país justamente para a parcela da população com maior capacidade de mobilização: os jovens”, explica.


 

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

PIX por Aproximação, com Lançamento Marcado para a Próxima Semana: Veja como Vai Funcionar

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anunciou ontem terça-feira (29) que o pagamento via PIX por arredondamento deve começar na próxima semana. A notícia foi anunciada durante o evento da conferência Lide Forum em Londres.

O novo método permite que o usuário faça pagamentos PIX de forma semelhante a um cartão “sem fio”, com apenas dois toques no telefone, sem precisar abrir o aplicativo do banco para retirar o código QR.

Segundo Campos Neto, o banco central fechou o acordo com o Google e está negociando com a Apple. Portanto, já é certo que os usuários do Android poderão acessar o serviço logo após o lançamento.

Outras Novidades

Cabe ressaltar que desde ontem, todos os bancos que participam do ranking PIX são obrigados a oferecer PIX programado frequentemente. A função permite agendar pagamentos que possuem valor fixo, como mesada, professor particular, doações, entre outros repasses.

O banco central decidiu torná-lo obrigatório para todos os bancos em uma decisão publicada em dezembro de 2023 e atualizada em julho. A oferta de serviços era opcional até então. Com PIX agendado repetido, tanto uma pessoa física quanto uma pessoa jurídica podem usar o mecanismo de transferência de valores para outros destinatários. Os valores das transferências serão sempre determinados e efetuados na data que o Provedor escolher.

Além dessa novidade, as novas regras entrarão em vigor nesta semana visando conferir maior segurança para o uso da ferramenta.

A partir de sexta-feira (1º de novembro), o valor exato das transações do PIX chegará a R$ 200 por transação quando o pagamento ou transferência for feito de um celular, ou computador não registrado. O registro se aplica apenas a dispositivos de acesso que nunca foram usados para iniciar uma transação ou quando uma pessoa deseja usar outra chave.

 

Concursos Exército 2025: próximos editais já tem data pra sair! Confira quais são e já comece a se preparar

O ano de 2025 ainda não começou, mas quem está de olho em uma vaga nos concursos do Exército já pode iniciar o cronograma de estudos. Isso porque alguns editais de praxe dentro da Força Armada têm previsão de publicação logo nos primeiros meses do ano e, por serem muito concorridos, exigem uma boa preparação dos candidatos.

Listamos a seguir três dos concursos mais aguardados com as principais informações para você já entrar no ritmo dos estudos, confira:

Concursos Exército 2025

EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército)

O edital para o curso de formação de cadetes é geralmente publicado no final do mês de março com prazo de inscrições tendo início em abril e seguindo até maio. Já as provas costumam ser realizadas em setembro. Após o curso na EsPCEx, os formados seguem para a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e se preparam para a carreira de oficial​.

​ESA (Escola de Sargentos das Armas)

Para aqueles que buscam ingressar como sargento de carreira, o concurso ESA 2024/2025 é a grande oportunidade. O processo envolve seleção de candidatos com ensino médio completo e inclui provas de aptidão física e exames intelectuais. O concurso da ESA geralmente abre inscrições entre abril e junho, com provas em outubro.

EsFCEx (Escola de Formação Complementar do Exército)

Previsto para candidatos de nível superior, especialmente nas áreas de saúde e serviço complementar, com vagas para médicos, dentistas, farmacêuticos, entre outros profissionais da saúde. Em 2025, serão oferecidas vagas para várias especialidades, incluindo o Quadro Complementar de Oficiais (QCO) e o Quadro de Capelães Militares (QCM). As inscrições para o concurso são abertas geralmente em junho, com provas previstas para o segundo semestre.


 

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Deputado Antônio Pereira destaca eleições de Imperatriz e reforça compromisso com reconstrução do município

Agência Assembleia

Na sessão plenária desta terça-feira (29), o deputado Antônio Pereira (PSB) celebrou a vitória de Rildo Amaral e de Carol Duailibe, eleitos prefeito e vice-prefeita de Imperatriz. Ele destacou a importância da união e do apoio recebido para o êxito do pleito, com menção especial à contribuição da presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), e do governador Carlos Brandão (PSB). 

“Agradeço à presidente deste Poder, Iracema Vale, que teve uma contribuição importantíssima na eleição de Imperatriz. Agradeço, também, ao governador Carlos Brandão, que esteve conosco nessa caminhada, ajudando politicamente nosso grupo em Imperatriz”, disse.

Antônio Pereira lembrou que a eleição em Imperatriz foi a única do Maranhão a ir para o segundo turno e ressaltou que o apoio conjunto foi essencial para a vitória. Em tom de agradecimento, o parlamentar reconheceu a mobilização dos deputados estaduais, vereadores eleitos, suplentes e lideranças políticas e comunitárias que apoiaram o projeto de mudança para a cidade. 

“Gratidão a todos que apoiaram o projeto e conclamamos a união de forças entre as esferas estadual e federal para que a cidade possa, de fato, renascer e voltar a prosperar”, declarou.

O parlamentar mencionou, ainda, a atuação da deputada Janaína Ramos (Republicanos) e do deputado federal Josivaldo JP (PSD), que se uniram ao grupo em nome de uma verdadeira maturidade política, reforçando o compromisso com as necessidades de Imperatriz.

“Imperatriz está pedindo socorro. É uma cidade inteira a ser reconstruída. O prefeito e a vice sabem dos desafios que terão pela frente para reconstruir Imperatriz”, concluiu, reafirmando a responsabilidade de iniciar um urgente processo de reestruturação na cidade.

 

Deputado Roberto Costa enaltece fortalecimento do MDB no Maranhão e em várias regiões do Brasil

Agência Assembleia/ Foto: Wesley Ramos

O deputado Roberto Costa (MDB) ocupou a tribuna, na sessão desta terça-feira (29), para enaltecer o fortalecimento do partido no Maranhão e em várias regiões do Brasil. O parlamentar, que foi eleito prefeito de Bacabal, ressaltou que nas eleições de 2024 o MDB obteve crescimento no número de prefeitos vitoriosos.

“Tivemos 856 prefeitos eleitos pelo MDB em todo Brasil e cinco prefeitos de capitais. O nosso partido foi o que mais elegeu representantes, junto com o PSD também. Elegemos o doutor Sebastião Melo em Porto Alegre. O doutor Furlan, em Macapá, proporcionalmente, foi o prefeito mais bem votado do país. Elegemos o Ígor Normando em Belém; o doutor Artur, em Boa Vista; e tivemos a grande vitória para o nosso partido na cidade de São Paulo, com a reeleição do Ricardo Nunes”, declarou Roberto Costa.

O parlamentar fez questão de parabenizar a direção do partido, na pessoa do presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, que coordenou o processo político em todo o Brasil.

“Agora, voltamos novamente a ser o MDB de guerra. O nosso MDB passa a ter mais uma vez uma posição de destaque nos destinos do nosso país. E, no Maranhão, não foi diferente. Por meio da liderança do nosso presidente estadual, Marcos Brandão, o MDB, que na última eleição tinha apenas sete prefeitos, nessa eleição conseguiu alcançar 37 prefeitos, novos prefeitos que fazem parte da base aliada do nosso governador Brandão”, salientou.

Além de eleger 30 vice-prefeitos e 286 vereadores em todo o Maranhão, o MDB, segundo Roberto Costa, deixou evidenciado o peso de suas lideranças, como a deputada federal Roseana Sarney e toda a bancada federal e bancada estadual.

“Destaco aqui a presença e o comando firme também do nosso secretário Orleans, que teve um papel fundamental também em todas as articulações, e o nosso presidente estadual Marcos Brandão, que comandou todo o processo político em nosso estado, respeitando todos os nossos aliados, mas fez com que o MDB voltasse a se sentar ao sol com a posição de destaque pelo número de prefeitos, de vice-prefeitos e de vereadores que conseguimos eleger. Isso é um fortalecimento do conjunto do nosso grupo político”, enfatizou.

Imperatriz

Roberto Costa destacou também a eleição do deputado Rildo Amaral (PP) para a Prefeitura de Imperatriz, assinalando que foi uma das maiores vitórias do grupo político.

“Agora, o governador Brandão consolida sua liderança política no estado como grande comandante do processo político do Maranhão. Os destinos políticos do nosso Estado passam, primeiramente, pela liderança do governador. E é importante porque toda base aliada, todos os partidos aliados nossos se fortaleceram nessa eleição, o que demonstra que o futuro nosso é de continuidade, dentro do projeto político, administrativo e político, no estado do Maranhão, liderado pelo governador Carlos Brandão”, ressaltou Roberto Costa.

Deputado Roberto Costa fez questão de parabenizar a direção do partido, na pessoa do presidente nacional, Baleia Rossi


 

FPM BLOQUEADOS:ITINGA,VILA NOVA DOS MARTÍRIOS NÃO RECEBEM O 3° REPASSE DE OUTUBRO


 O terceiro decêndio de outubro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) será pago nesta quarta-feira (30). As cidades brasileiras partilharão R$ 4.186.401.053,45 — valor, cerca de 12% maior do que no mesmo período do ano passado, quando foram distribuídos R$ 3.722.133.625,16. 

Na avaliação do especialista em orçamento público, Cesar Lima, esse aumento pode significar melhorias para a população desses municípios, já que representa mais recursos para serem investidos em áreas importantes para a sociedade. 

“O aumento do FPM melhora a qualidade de vida da população, uma vez que esses recursos não são carimbados, por assim dizer. E, o Executivo municipal pode tanto fazer investimento nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, como também custear esses mesmos serviços para a população, como assistência social, dentro do município”, destaca. 

Os valores referentes ao FPM são compostos de recursos arrecadados pela União, por meio do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Os percentuais de participação de cada município são calculados pelo Tribunal de Contas da União (TCU), consoante o número de habitantes de cada cidade e a renda per capita.

Veja quanto seu município recebe de FPM no 3° decêndio de outubro

 

 

São Paulo segue como a unidade da federação que recebe o maior valor: R$ 515.863.743,76. Dentro do estado, o destaque vai para cidades como Araçatuba (R$ 2.257.156,65), Araraquara (R$ 2.257.156,65) e Bauru (R$ 2.257.156,65), entre outras, que receberam os maiores valores. 

Já em Minas Gerais - outro estado que conta com um valor representativo (R$ 513.064.146,67) - as maiores quantias serão destinadas a municípios como Contagem (R$ 2.395.876,17), Barbacena (R$ 2.141.257,82) e Ibirité (R$ 2.395.876,17).  

Municípios bloqueados

Até o dia 27 de outubro de 2024, 13 municípios estavam impossibilitados de receber valores do FPM. Esse impedimento pode ser causado por algum débito ou falta de documentação. Confira a lista das cidades:

  • BELA CRUZ - CE
  • PENAFORTE - CE
  • ITAUÇU - GO
  • ITINGA DO MARANHÃO - MA
  • VILA NOVA DOS MARTÍRIOS - MA
  • CATAS ALTAS DA NORUEGA - MG
  • JEQUERI - MG
  • TAPIRA - MG
  • CANARANA - MT
  • CAPITÃO DE CAMPOS - PI
  • MONTE ALEGRE DO PIAUÍ - PI
  • GUARAQUEÇABA - PR
  • CABO FRIO - RJ

Essas cidades ficam impossibilitadas de receber os repasses do FPM até que regularizem a situação. O bloqueio pode complicar o caixa das prefeituras, já que os valores são fundamentais para fechar as contas, por ser a principal fonte de renda dos municípios menores, principalmente.

Os valores do FPM são repassados aos municípios brasileiros todos os meses, a cada 10 dias. Caso a data caia no final de semana ou feriado, o pagamento é feito no primeiro dia útil anterior. 


SANTA HELENA – Prefeito Zezildo homenageia servidor público e faz balanço positivo de ações em benefício da categoria

O prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, usou as redes sociais para homenagear o servidor público pela passagem do seu dia celebrado neste 28 de outubro. Em vídeos, o gestor helenense divulgou um balanço dos investimentos feitos em seus dois mandatos para beneficiar a categoria, ferramenta humana, responsável pela movimentação da máquina administrativa helenense

Zezildo falou da implementação do plano de cargos e salários ao funcionalismo municipal de Santa Helena, da regularização dos reajustes salariais, das adequações necessárias para implantação do piso nacional da enfermagem, além da aprovação e sancionamento de leis municipais em benefício dos servidores públicos e de outras ações voltadas em favor do funcionalismo.

“No Dia do Servidor Público, deixo minha mensagem de carinho e gratidão a todos os profissionais que ajudam a construir uma Santa Helena melhor a cada dia. Muito obrigado!”, destacou Zezildo Almeida

#ZezildoAlmeida #SantaHelena #DiaDoServidorPúblico


blog hora extra 

Enem 2024: saiba o que você pode levar e quais documentos são obrigatórios para as provas

Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro, em todo o Brasil. Para realizar o exame, os participantes precisam ficar atentos às regras para evitar o risco de serem desclassificados.

O veja uma lista dos objetos que podem ser levados e dos documentos obrigatórios para o dia da prova. (Veja abaixo).

O Enem é o exame mais importante para o ingresso no ensino superior e tem como principal objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término do ensino médio. Nesta edição, são mais de 5 milhões de candidatos inscritos.

O que é permitido levar para a prova do Enem

Caneta preta

A prova do Enem pode ser feita apenas com caneta esferográfica transparente com tinta de cor preta. É aconselhável, o participante levar pelo menos duas canetas para evitar imprevistos.

Alimentos

Devido ao tempo de prova, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) permite que o participante coma durante o exame, desde que os alimentos estejam em sacos ou vasilhas transparentes. As garrafas de água também precisam ser transparentes e estarem sem rótulo.

O que não pode levar para a prova do Enem

  • Óculos de sol e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira ou gorro);
  • Relógio;
  • Fones de ouvido;
  • Livros, manuais e anotações;
  • Lápis, borracha, régua, corretivo ou canetas de material não transparente;
  • Calculadoras.

Antes de entrar na sala da prova, o candidato receberá um envelope para guardar todos os objetos proibidos. Celulares e outros dispositivos eletrônicos deverão estar desligados e dentro do porta-objeto. Segundo o MEC, tudo será inspecionado pelos fiscais de prova.

Documentos

O participante é obrigado a levar um documento com foto de identificação físico ou digital no dia da prova. Segundo o Ministério da Educação, serão aceitos:

  • Carteira de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, conforme a lei, tenham validade como documento de identidade;
  • Certificado de Reservista ou de Dispensa;
  • Carteira de Trabalho.

O candidato que precisar comprovar a presença no exame, deve emitir a Declaração de Comparecimento, na página do Participante. Já o cartão de confirmação de inscrição é opcional.

 

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Osmar Filho e Clara Gomes realizam festa para as crianças na região do São Francisco

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) e sua esposa, Clara Gomes (PSD), recém-eleita vereadora de São Luís, promoveram no último sábado (26) a Festa das Crianças na Praça de Ilhinha, localizada na região do bairro São Francisco, na capital maranhense. A iniciativa, organizada em celebração ao Dia das Crianças (comemorado no dia 12 de outubro), foi marcada por uma programação diversificada, incluindo atividades lúdicas, serviço de saúde bucal infantil, espaço de inclusão, e sorteios de brinquedos para as crianças presentes.


“Agradecemos ao governador Carlos Brandão, por meio da Secretaria de Cultura do Maranhão, ao instituto Aitana, à minha equipe e aos voluntários que contribuíram para que o evento fosse um sucesso”, disse Osmar, reconhecendo ainda a dedicação da sua esposa na realização da festa.


Acompanhando sua filha nas atividades do evento, a moradora Letícia Nunes destacou sua satisfação com a preocupação do deputado e de Clara em relação à comunidade. “É um evento ótimo para a comunidade”, disse a jovem mãe, acrescentando que a comunidade precisa de acompanhamento e, que nesse aspecto, os dois estão sempre presentes no bairro.


A ação reforça a presença dos dois políticos em atividades sociais voltadas para a comunidade, combinando entretenimento e cidadania ao proporcionar, não apenas lazer, mas também serviços importantes para o bem-estar das crianças da região.

 

Felipe Camarão parabeniza os servidores públicos e diz que nenhum governo funciona sem eles


 O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT), utilizou suas redes sociais nesta segunda-feira, 28 de outubro, para homenagear e agradecer a todos os servidores públicos do estado pela dedicação ao serviço prestado à população.

“Parabéns a todos os que dedicam o seu trabalho a servir a população. Agradeço, de coração, por toda dedicação e afinco. Aproveito para agradecer e parabenizar, ainda, aos servidores do Governo do Maranhão, pelo seu dia. #DiaDoServidor”, escreveu Camarão.

Ele destacou que a atuação comprometida dos servidores é essencial para o funcionamento da administração pública. “Nenhum governo funciona sem seu corpo de servidores públicos, que com dedicação e comprometimento desempenham todo dia suas funções. Hoje, Dia do Servidor Público, deixo aqui todo meu reconhecimento e agradecimento pela parceria responsável e efetiva de todos vocês”, ressaltou o vice-governador.

Felipe Camarão também enfatizou a importância do trabalho dos servidores na melhoria da qualidade de vida dos maranhenses. “Meus parabéns e muito obrigado a todos os servidores e servidoras pelo seu dia”, concluiu.

Jatinhos da FAB ou dos ministros e políticos foram 1,3 mil voos somente este ano

Jato executivo da Força Aérea Brasileira
 

Os ministros do governo Lula, os presidentes do Supremo Tribunal Federal, da Câmara dos Deputados e do Senado e os comandantes militares já desfrutaram este ano de 1.303 voos nos jatinhos do Grupo de Transporte Especial da Força Aérea Brasileira (FAB). É um privilégio que suas excelências amam. O campeão na utilização dessa regalia é o presidente do STF, Luis Roberto Barroso: foram 104 viagens por conta do pagador dos impostos que bancam essas e outras no Brasil.

Viajante do mês

Em outubro, ninguém utilizou mais a mordomia de jatinhos da FAB do que Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado: oito viagens.

Clube dos 100

Barroso foi o único a superar o recorde de 99 viagens de jatinho estabelecido pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Air Esplanada

No governo, o ministro da Defesa, José Múcio, bateu asas 92 vezes e Fernando Haddad (Fazenda) se refestelou no privilégio em 88 voos

Ficaram no chão

Entre as 45 autoridades que requisitam jatinhos, só o Chefe do Estado Maior, o Comandante da Aeronáutica e o chefe do GSI não o fizeram.