quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Já ouviu falar de câncer de vulva? Caroço, coceira e feridas podem ser sintomas

O câncer de vulva é raro, geralmente afeta mulheres acima dos 60 anos, mas pode ocorrer em idades menores. A vulva inclui lábios grandes e pequenos, clitóris e pele ao redor da uretra e vagina. Os sintomas incluem lesões que não cicatrizam, alterações de cor, sangramento ou dor local.

Fatores de risco incluem HPV, líquen escleroso e imunossupressão. O diagnóstico é feito por biópsia, e o tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. A prevenção inclui vacinação contra HPV e uso de preservativos. Notando alterações, consulte um ginecologista.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse: www.portaldoutorajuda.com.br.



 

Gabinete Militar da Alema finaliza preparativos para ato de abertura dos trabalhos legislativos



Agência Assembleia/ Foto: Kristiano Simas

Nesta quinta-feira (30), o Gabinete Militar da Assembleia realizou ensaio para a cerimônia militar, que será o primeiro momento do ato de abertura dos trabalhos legislativos, às 8h30 desta segunda-feira (3). A presidente do Parlamento Estadual, deputada Iracema Vale (PSB), comandará o ato solene, que contará com presença do governador Carlos Brandão (PSB), parlamentares e demais autoridades.

A cerimônia militar, com participação de PMs e bombeiros, acontecerá na área externa da Alema e iniciará com a recepção à presidente da Casa e ao governador, escoltados pela cavalaria militar. Em seguida, Iracema Vale e Carlos Brandão passarão as tropas em revista.

O chefe do Gabinete Militar da Alema, coronel Emerson Bezerra, falou sobre a programação e reforçou a importância do treino da tropa. “Todas as solenidades que acontecem aqui na Casa, têm a necessidade de um treinamento, é para que justamente no dia do evento tudo possa sair como planejado”, afirmou.

O ensaio também foi acompanhado pelo cerimonial da Alema. “É importante estar junto, atendendo, recebendo, e fazendo o roteiro de cada momento que vai acontecer dentro da solenidade, checando e rechecando o planejamento”, ressaltou a chefe do Cerimonial da Alema, Aristeia Barros.

Após o desfile militar, será realizada uma entrevista coletiva. Em seguida, haverá a sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos no plenário, marcada pela entrega da mensagem governamental pelo governador Carlos Brandão (PSB), com os resultados das ações desenvolvidas em 2024 e as perspectivas para este ano.Aristeia Barros, chefe do Cerimonial da Alema, e coronel Emerson Bezerra, repassam detalhes da cerimônia

 

Assembleia Legislativa realiza posse da Mesa Diretora e sessão solene de abertura dos trabalhos

Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa realizará dois atos para marcar o retorno dos trabalhos neste ano. No sábado (1º), às 9h, acontecerá a cerimônia de posse da nova Mesa Diretora. Em seguida, a deputada Dra. Vivianne (PDT) será empossada na Procuradoria da Mulher da Alema. Na segunda-feira (3), às 8h30, haverá a Sessão Solene de abertura dos trabalhos parlamentares da 3ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura da Casa. Os eventos serão no Plenário Nagib Haickel.

“Estamos voltando com toda disposição para dar continuidade ao próximo trabalho sendo realizado pela Assembleia Legislativa e para propor ainda mais iniciativas que elevem e melhorem o nosso Maranhão, sempre por meio do diálogo e da parceria”, afirmou a presidente da Casa, deputada Iracema Vale (PSB).

No sábado (1º), às 9h, serão empossados os membros da Mesa Diretora para o biênio 2025/2027, que foram eleitos no dia 13 novembro 2025.

Além da presidente Iracema Vale, reeleita, tomarão posse os deputados Antônio Pereira (PSB) como Primeiro Vice-presidente; Fabiana Vilar (PL) no cargo de Segundo Vice-presidente; Hemetério Weba (PP) como Terceiro Vice-presidente; e Andreia Rezende (PSB) como Quarto Vice-Presidente. Serão empossados, também, Davi Brandão (PSB) na função de Primeiro Secretário; Glalbert Cutrim (PDT) como Segundo Secretário; Osmar Filho (PDT) no cargo de Terceiro Secretário e Guilherme Paz (PRD) como Quarto Secretário.

Logo após, às 10h30, haverá a cerimônia de posse da deputada Dra. Vivianne na Procuradoria da Mulher da Assembleia. Eleita por unanimidade, Dra. Vivianne substitui a deputada Daniella (PSB) e fica no cargo no biênio 2025/2027.

Abertura dos trabalhos

O ato que marca a abertura dos trabalhos parlamentares, na segunda-feira (3), será aberto às 8h30 com o Hasteamento das bandeiras, seguido da Cerimônia militar, com revista às tropas pela presidente Iracema Vale. Logo em seguida, será realizada coletiva de imprensa.

A Sessão Solene será marcada pela entrega da mensagem governamental pelo governador Carlos Brandão (PSB), com os resultados das ações desenvolvidas em 2024 e as perspectivas para este ano.

Mesa Diretora da Assembleia para o biênio 2025/2026:

Deputada Iracema Vale (PSB) – Presidente

Deputado Antônio Pereira (PSB) – Primeiro Vice-presidente

Deputada Fabiana Vilar (PL) – Segundo Vice-presidente

Deputado Hemetério Weba (PP) – Terceiro Vice-presidente

Deputada Andreia Rezende (PSB) – Quarto Vice-presidente

Deputado Davi Brandão (PSB) – Primeiro Secretário

Deputado Glalbert Cutrim (PDT) – Segundo Secretário

Deputado Osmar Filho (PDT) – Terceiro Secretário

Deputado Guilherme Paz (PRD) – Quarto Secretário

Fachada da Assembleia Legislativa do Maranhão




Após denuncia de crise administrativa na gestão de Railson Campos na presidência da Câmara de São Bento, servidores são nomeados; veja a relação dos novos funcionários!

A Câmara Municipal de São Bento, divulgou na última quarta-feira (29) uma série de portarias com nomeações para diversos cargos administrativos, as nomeações, que entram em vigor com data retroativa a partir de 1º de janeiro de 2025.

Entre os novos nomes estão Carlos Wellington Mendes Aroucha, que assume o cargo de Controlador, e Thaygon Mateus Amorim Mendes, nomeado como Diretor da Divisão Legislativa. Além disso, a Câmara também anunciou a contratação de novos advogados, auxiliares administrativos, agentes de limpeza e vigias, como Sebastião Mendes de Lemos Júnior e Rosenilde Arouche Santos, respectivamente.

As nomeações ocorrem em um momento de expectativa para a administração da Câmara, que enfrentou críticas nos primeiros dias de gestão do atual presidente Railson Campos. Conforme reportado anteriormente pelo blog Joerdson Rodrigues, a gestão de Campos começou sob o signo de uma crise administrativa, com questionamentos sobre a transparência e a eficiência na condução dos trabalhos legislativos.

Informações de pessoas ligadas a gestão do prefeito Dino Penha apontam que parte das novas nomeações são indicações políticas do prefeito para contemplar aliados, o que teria causado um desgaste interno no grupo deixando muitos insatisfeitos.

renovação administrativa na Câmara de São Bento tem sido o tema central das discussões nos últimos dias, apesar das nomeações para dá inicío aos trabalhos legislativos 2025, o desgaste político da população com o atual prefeito deverá ser maior, uma vez que muitos apontam que a Câmara virou um puxadinho da Prefeitura onde o prefeito manda e desmado.

Aqui está uma lista com os nomes e cargos dos nomeados conforme as portarias publicadas no Diário Oficial da Câmara Municipal de São Bento:

  1. Carlos Wellington Mendes Aroucha | Cargo: Controlador da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  2. Elston Barbosa Pinheiro | Cargo: Contador da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  3. Rafael Arcangelo Saraiva Campos | Cargo: Auxiliar Administrativo da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  4. Thaygon Mateus Amorim Mendes | Cargo: Diretor da Divisão Legislativa da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  5. Joycilene Pereira Souza | Cargo: Analista de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  6. Neully Layanne Teixeira dos Santos | Cargo: Agente Administrativo da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  7. Raphael Rodrigues Pereira | Cargo: Vigia da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  8. Elinaldo Cunha dos Santos | Cargo: Vigia da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  9. Claudio Benedito Silva | Cargo: Vigia da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  10. Itanei Domingos Sousa Barros | Cargo: Agente Administrativo da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  11. Rosenilde Arouche Santos | Cargo: Zeladora da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  12. Sebastião Mendes de Lemos Júnior | Cargo: Advogado da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  13. Honorato Honório Silva Gomes | Cargo: Auxiliar Administrativo da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  14. Welington Viegas Pereira | Cargo: Advogado da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  15. Valeria Mendes Ferreira Pinto | Cargo: Auxiliar Administrativo da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  16. Ana Lúcia Rodrigues Silva | Cargo: Agente Administrativo da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  17. Silvalene Gonçalves | Cargo: Assessor Parlamentar da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  18. Maria Luíza Lobato | Cargo: Assessor Parlamentar da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.
  19. Jonatas Sousa Branco | Cargo: Diretor de Divisão de Contabilidade da Câmara Municipal de Vereadores de São Bento.

Veja o Diário Oficial:



 

Ex-prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, é cotado para representar Secretaria de Política do Estado na Baixada Maranhense


 O governo do Maranhão está prestes a passar por uma reestruturação no secretariado e cargos adjuntos, e um nome que vem ganhando destaque nesse cenário é o do ex-prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida. Conhecido por sua boa gestão à frente do município, Zezildo é cotado para assumir a Secretaria de Política do Estado na região da Baixada Maranhense.


Zezildo Almeida tem um histórico de bom relacionamento com outros gestores da região e é visto como uma figura de fácil trânsito e diálogo. Sua experiência como ex-gestor municipal, aliada à sua capacidade de articulação política, o coloca como um forte candidato para representar os interesses da Baixada Maranhense no governo estadual.

A Baixada Maranhense, região conhecida por sua diversidade natural e desafios socioeconômicos, pode se beneficiar da experiência de Zezildo, que já demonstrou habilidade em administrar questões complexas durante seu mandato em Santa Helena. Sua possível nomeação é vista com otimismo por lideranças locais, que acreditam que ele pode trazer avanços significativos para a região.

Ainda não há confirmação oficial sobre a nomeação, mas a expectativa é que, nos próximos dias, o governo do Maranhão anuncie as novas mudanças no secretariado. Enquanto isso, Zezildo Almeida segue como um nome forte e bem-quisto, pronto para assumir mais um desafio em sua trajetória.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

‘Saúde e Bem-Estar’ aborda o Janeiro Roxo de conscientização sobre a hanseníase

Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

Assista à entrevista na íntegra

O programa ‘Saúde e Bem-Estar’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), conversou, nesta quarta-feira (29), com a supervisora de Enfermagem do Hospital Aquiles Lisboa, fisioterapeuta Cinthya Agostino. Ela abordou, dentre outros assuntos, sobre a campanha Janeiro Roxo, que é uma ação de conscientização sobre a hanseníase.

Cinthya Agostino esclareceu que a campanha Janeiro Roxo tem por objetivo combater o preconceito, alertar sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da hanseníase.

“As pessoas mais vulneráveis, ou seja, as de baixa renda, são as mais acometidas pela hanseníase. Em 2023, tivemos 130 casos novos e, em 2024, 85 casos. E acontece, as recidivas, que são as pessoas que já fizeram tratamento e voltam a ter a doença. Geralmente, voltam devido às pessoas não seguirem o tratamento correto. Por isso, é muito importante que o paciente faça, siga, rigorosamente, o atendimento e faça uso da medicação correta”, destacou.

Atendimento

A supervisora disse que o Hospital Aquiles Lisboa oferece o tratamento completo para o paciente diagnosticado com a hanseníase.

“Contamos com uma equipe multidisciplinar de profissionais qualificados como, por exemplo, psicólogo, terapeuta ocupacional, podóloga, etc. Contamos, inclusive, com o setor de calçados, para atender aqueles pacientes que tiveram alguma deformidade nos pés, por conta dessa enfermidade, e que precisam de um calçado apropriado. Nós fabricamos esse calçado. Damos um atendimento completo aos pacientes”, assinalou.

Cinthya Agostino esclareceu que os pacientes recebem o medicamento gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Aquiles Lisboa.

“Quando a pessoa é diagnosticada com a hanseníase, lá mesmo ela é medicada e, de imediato, inicia o tratamento e já recebe uma dose, que chamamos de ”dose supervisionada”, e depois ele leva a cartelinha e fica tomando a medicação mensalmente. O tempo de tratamento varia de seis meses a um ano, segundo o diagnóstico que identifica o tipo de hanseníase que o paciente apresenta, com a realização do exame clínico e do teste de sensibilidade”, explicou.

Por fim, Cinthya Agostino aconselhou as pessoas que tenham suspeita de estar com a doença a procurarem uma unidade de saúde para fazer os exames.

“É muito importante a pessoa buscar o tratamento logo, não deixar para depois. Quanto mais cedo for diagnosticado, mais fácil o tratamento. A hanseníase tem tratamento e tem cura. Infelizmente, ainda existe muito preconceito em relação à hanseníase”, enfatizou.

O programa ‘Saúde e Bem-Estar’ tem apresentação das radialistas Leda Lima e Marina Sousa. É veiculado toda quarta-feira, às 11h, transmitido ao vivo pelo YouTube da Rádio Assembleia, e conta com a participação dos ouvintes por meio do WhatsApp (3269-3009).

 

Felipe Camarão entrega ônibus escolar a aldeia indígena e recebe título de Cidadão de Governador Newton Bello

 

O vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, esteve na Aldeia Januária, no Território Indígena Pindaré, para entregar um ônibus escolar à comunidade Guajajara. A ação reforça o compromisso do governo estadual com a educação indígena, garantindo transporte seguro e acessível para os estudantes. Na ocasião, Camarão também visitou as instalações do Centro de Educação Escolar Indígena Januária, que passou por reforma e será inaugurado em breve pelo governador Carlos Brandão e pela secretária de Educação, Jandira.

Acompanhado da prefeita Cristiane Varão, e da deputada estadual Fabiana Vilar, o vice-governador celebrou as melhorias na infraestrutura educacional da região. “É uma alegria imensa retornar à Aldeia Januária e ver de perto os avanços que beneficiarão nossos estudantes indígenas”, destacou Felipe Camarão. Ele também reforçou a importância de políticas públicas que garantam educação de qualidade e valorização das comunidades tradicionais, veja o vídeo:

Felipe Camarão foi homenageado em Governador Newton Bello com o título de Cidadão Honorário do município. A honraria foi proposta pelo vice-prefeito Marcelo Moraes e aprovada pela Câmara de Vereadores, com o reconhecimento do prefeito Daniel Sena. O título destaca a contribuição do vice-governador para o desenvolvimento da cidade, especialmente nas áreas de educação e infraestrutura.

Ao agradecer a homenagem, Camarão reafirmou seu compromisso com a população local. “Meu compromisso com essa amada cidade segue firme e forte pelo melhor para todos”, declarou. O evento foi marcado por momentos de celebração e reconhecimento, fortalecendo a parceria entre o governo estadual, a gestão municipal.

“A característica da nossa família é atender bem”, diz Marcus Brandão ao exaltar governador

 O presidente estadual do MDB, Marcus Brandão, reforçou a postura democrática de Carlos Brandão durante reunião com vereadores da capital. “A característica da nossa família é atender bem”, afirmou. O dirigente partidário afirmou, ainda, que o governador conquista seus apoios e que isso mantém unida sua base política.

No encontro, que contou com a presença de Carlos Brandão, o empresário defendeu sua trajetória política e o trabalho que o credencia na vida pública. “Não sou apenas irmão do governador. Sou presidente de um partido que conta com 37 prefeitos na base. A maior bancada de vereadores do Maranhão é do MDB”, observou.


Lula é especialista: em 2007, deportou boxeadores cubanos

Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara 

Lula (PT) ainda finge “revolta” com brasileiros algemados e acorrentados que foram deportados dos Estados Unidos, mas ele próprio fez muito pior com dois boxeadores cubanos que abandonaram a delegação do seu, pais, durante os Jogos Pan Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, para implorar asilo político. Lula ignorou o drama dos atletas e fez o Brasil passar vergonha, decretando a deportação à força dos rapazes, entregues à polícia política da ditadura que tortura e mata dissidentes. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.

Os boxeadores que tentavam fugir dos horrores da ditadura bajulada por Lula eram Guillermo Rigoundeaux, 26, e Erislandy Lara, 24.

O governo Lula promoveu uma verdadeira caçada aos boxeadores, afinal encontrados em Araruama–RJ, na região dos Lagos.

Justificou-se a deportação, que chocou pela crueldade e covardia, pelo fato de os atletas estarem “sem documentos”, retidos pela ditadura.

 

Piso da Enfermagem: auxiliares exigem mesmo salário destinado aos técnicos


A Lei 14.434/2022, que trata do Piso da Enfermagem, está em vigor há mais de dois anos. Nesse período, os municípios e os estados têm recebido recursos da União para complementar esse valor mínimo que deve ser pago aos profissionais das categorias abrangidas. No entanto, a diferença de remuneração entre as classes tem gerado debate. Isso porque os auxiliares de enfermagem passaram a reivindicar a equiparação salarial com os técnicos.

A informação foi divulgada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Atualmente, os técnicos recebem 70% do piso destinado aos enfermeiros, enquanto os auxiliares têm direito a apenas 50%. Segundo o conselho, sindicatos como o dos Trabalhadores Federais em Seguridade e Seguro Social consideram que, na prática, as duas categorias são encarregadas das mesmas funções. 

Pelos termos da lei sancionada em 2022, o valor-base para estabelecer o piso é de R$ 4.750, pago aos enfermeiros. Os técnicos, por sua vez, têm direito a R$ 3.325. Já os auxiliares recebem R$ 2.375. Essas quantias são proporcionais à carga horária de 44 horas semanais. 

Ainda conforme o Cofen, o governo federal estabeleceu mecanismos de arrecadação específicos com o intuito de viabilizar o pagamento do piso. Entre eles estão a chamada Loteria da Saúde e a Loteria do Turismo, cujos valores arrecadados são destinados ao Fundo Nacional de Saúde (FNS). A Instituição Fiscal Independente do Senado Federal afirma que o impacto do piso no orçamento público é estimado em cerca de R$ 17,4 bilhões.

O Cofen destaca, ainda, que mesmo com o esforço fiscal, a diferença entre os pisos das categorias expõe um “dilema administrativo e financeiro”, uma vez que a equiparação do piso dos auxiliares ao dos técnicos significaria uma elevação nos gastos do poder público, tanto com servidores ativos quanto inativos. O Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou que a igualdade salarial entre carreiras distintas não é obrigatória, salvo se for comprovada a identidade de atribuições.



terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Osmar Filho assume novo mandato como 3º Secretário da Mesa Diretora do Legislativo Estadual


 Assecom / Dep. Osmar Filho

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) será empossado, no próximo sábado (1º), 3º Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão para o biênio 2025/2027. Ele será reconduzido ao cargo, que já ocupava durante o biênio 2023/2024, após a eleição realizada em novembro de 2024. Na ocasião, Iracema Vale (PSB) foi reeleita presidente da Casa por mais dois anos de mandato na 20ª Legislatura.

O deputado destacou a atuação de Iracema Vale à frente do Legislativo Estadual no último biênio, elogiando o trabalho desenvolvido sob sua liderança. O parlamentar também agradeceu o voto de confiança dos colegas e reforçou o compromisso de continuar contribuindo como integrante da Mesa Diretora, cargo que ocupa desde fevereiro de 2023.

Osmar ainda fez um balanço do segundo ano de seu mandato, destacando como positivas as conquistas legislativas e ações sociais que beneficiaram tanto a capital maranhense quanto o interior do estado. “Ao longo desse segundo ano de mandato, tivemos a oportunidade de elaborar propostas legislativas e realizar ações que impactaram positivamente a vida dos maranhenses. E em 2025 mantenho o meu foco em garantir qualidade de vida aos cidadãos do estado por meio de iniciativas concretas e de alcance social”, disse o parlamentar.

Balanço de ações

Osmar Filho enfatizou a importância de levar projetos e serviços para fora da capital, promovendo mais inclusão e acesso a políticas públicas para as comunidades mais distantes. Ainda destacou o impacto de projetos de sua autoria que contribuíram para o desenvolvimento social e econômico do Maranhão neste ano, dentre os quais se pode destacar o que, já transformado em lei, visa promover a reorganização dos veículos automotores e das ferrovias visando aumentar a segurança viária para a população que vive próxima aos leitos ferroviários.

Em sua avaliação, o parlamentar também falou sobre o projeto “Cuidar dos Olhos”, uma iniciativa realizada em parceria com o Governo do Maranhão, que desde o início do ano já beneficiou milhares de pessoas na capital e no interior do estado. Essa ação social foi uma das que ganhou relevância em 2024, oferecendo consultas oftalmológicas gratuitas, exames especializados e entrega de óculos para quem precisa, promovendo saúde e bem-estar à população.

Outros projetos sociais de iniciativa de Osmar ganharam destaque, como o “Saúde da Gente”, que disponibiliza às comunidades consultas com especialistas, aferição de pressão arterial, testes rápidos e orientações sobre prevenção de doenças. Na mesma linha, o “Unindo Forças pelas mães”, ação realizada sob a coordenação de sua esposa, a vereadora eleita Clara Gomes (PSD), consiste na entrega de kits de enxoval às mães e futuras mamães.

Na área cultural, diversas iniciativas do deputado, promovidas particularmente nos períodos de Carnaval e São João, reforçaram sua preocupação não somente com o lazer nas comunidades, mas, sobretudo, com a valorização das manifestações folclóricas e artísticas locais. Exemplos disso foram o “Carnaval Lava-pratos” e o “São João na Praça”, eventos com muitas atrações culturais e shows – ambos na região do São Francisco, em São Luís.

O seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida também se refletiu em iniciativas para o esporte, com a promoção de competições em diversas modalidades como ferramenta de inclusão social, saúde e lazer. E, também em infraestrutura, com parcerias celebradas com o Governo do Estado, destinando recursos de emendas parlamentares para obras, como no município de Cajari, que resultou em projetos de pavimentação no povoado de Gameleira e no acesso que vai desta comunidade até a BR.

As ações sociais, culturais, esportivas e de infraestrutura são exemplos da visão abrangente do mandato do deputado, que busca integrar saúde, lazer, cultura e desenvolvimento urbano para atender às necessidades da população.

UFMA se destaca como uma das melhores instituições de ensino superior do mundo

Em levantamento internacional, a UFMA foi mencionada por seus resultados em áreas como Medicina e Saúde

 MARANHÃO – A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi reconhecida como uma das melhores instituições de ensino superior do mundo, conforme o ranking THE World University Rankings Por Subject 2025, divulgado na última quarta-feira (22) pela consultoria britânica Tempos Higher Education.

Esse levantamento avaliou universidades em 18 áreas do conhecimento, utilizando critérios como qualidade do ensino, impacto da pesquisa e internacionalização das instituições. A UFMA foi mencionada por seus resultados em áreas como Medicina e Saúde, Ciências da Vida, Ciências Sociais, Ciências Físicas e Engenharia.

Esses resultados indicam a atuação de professores, pesquisadores e alunos na busca por uma educação de qualidade e na realização de pesquisas em diversas áreas do conhecimento.

A inclusão da UFMA entre as melhores universidades do mundo não apenas valoriza a instituição, mas também serve como um incentivo para o fortalecimento da educação superior no Brasil. O reconhecimento internacional pode atrair mais parcerias, intercâmbios e investimentos na pesquisa, além de fomentar um ambiente acadêmico ainda mais dinâmico e colaborativo

Monitoramento PIX: que cuidados os pequenos negócios devem ter na gestão fiscal para evitar problemas com a Receita Federal?

Informações falsas têm gerado preocupação entre microempreendedores individuais (MEIs) e autônomos nos últimos dias, após a Receita Federal revogar uma norma sobre o monitoramento de transações via PIX. Para esclarecer as principais dúvidas e orientar pequenos negócios, o Brasil 61 reuniu informações sobre como manter a gestão fiscal em dia e evitar problemas com o fisco.

O que muda com a revogação da norma?

A norma revogada determinava que transações a partir de R$ 5 mil realizadas por pessoas físicas e de R$ 15 mil por pessoas jurídicas deveriam ser comunicadas à Receita Federal. A legislação vigente já exige que bancos e cooperativas de crédito comuniquem à Receita Federal as movimentações financeiras de seus clientes. Os valores monitorados atualmente são a partir R$ 2 mil por mês para pessoas físicas e de R$ 6 mil para empresas.

Sandro Miguel Júnior, especialista em Direito Tributário e membro do escritório Ernesto Borges Advogados, ressalta que, após a revogação da instrução normativa, foi editada uma medida provisória que proíbe a taxação e a cobrança adicional em transações feitas por meio do PIX.

“O PIX acaba equivalendo ao dinheiro em espécie, o que significa que nenhum imposto, taxa ou contribuição pode incidir sobre seu uso. A medida provisória também garante sigilo e segurança nas transações, além de instituir um canal para denúncias. Outro ponto importante para os pequenos negócios é a proibição de cobranças adicionais em operações realizadas via PIX, algo que está expressamente vedado pela medida”, informa.

Pequenos negócios

Alessandro Schlomer, diretor financeiro e fundador da Potencer Soluções Corporativas, destaca que pequenos empreendedores devem manter boas práticas financeiras e garantir o cumprimento de suas obrigações fiscais.

"Pequenos empreendedores devem ter clareza de que as receitas geradas pelos seus negócios devem contemplar todas as obrigações fiscais. Eles não estão isentos dos impostos atrelados por serem pequenos empreendedores, e isso acaba gerando muita confusão, especialmente para quem trabalha na informalidade", explica.

Em 2025, o imposto mensal do MEI foi reajustado para R$ 75,90, correspondente a 5% do salário mínimo. No caso do MEI caminhoneiro, o valor aumentou de R$ 169,44 para R$ 182,16 (12% do salário mínimo).  

Além do pagamento mensal, o MEI tem a obrigação de emitir nota fiscal ao realizar transações com pessoas jurídicas. Para vendas ou serviços prestados a pessoas físicas, a emissão continua sendo opcional.  

Desde setembro de 2023, a emissão de notas fiscais eletrônicas pelos MEIs passou a ser feita exclusivamente pelo sistema nacional, deixando de ser realizada pelos sites das prefeituras.

Cristina Helena Mello, professora e pesquisadora em Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), explica que uma gestão fiscal adequada elimina preocupações para os empreendedores. “Se você conta com o auxílio de um profissional que orienta sobre questões tributárias, realiza o pagamento de impostos corretamente, mantém a empresa legalizada, emite notas fiscais e faz os registros necessários, não há motivo para preocupação.”  

Mello ainda destaca que, ao prestar serviços sem emitir nota fiscal, sem registros e sem recolher impostos, o empreendedor atua fora da lei, mesmo que não esteja cometendo um ato imoral. Nesse contexto, a melhor solução é abrir um MEI quanto antes e regularizar a situação.

A especialista também pontua que a reforma tributária trará maior simplificação para os processos fiscais, facilitando questões complexas relacionadas ao tipo de produto ou localização. “Hoje, muitos contadores fazem enquadramentos tributários de forma equivocada, o que exige cuidado. Com a reforma, haverá mais facilidades, especialmente para o varejo, reduzindo a necessidade de atenção a detalhes como esses.”

Inadimplência e informalidade

No Brasil, cerca de 40,3 milhões de trabalhadores estão na informalidade. Entre os 16,17 milhões de MEIs cadastrados, 6,78 milhões estão inadimplentes com impostos, segundo os últimos dados divulgados em setembro de 2024, e têm até 31 de janeiro para regularizar suas pendências no Simples Nacional, evitando a exclusão do regime simplificado.

Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria da Receita Federal.

O governo ressalta que trabalhadores informais e microempreendedores individuais inadimplentes ficam excluídos dos benefícios oferecidos pela rede de proteção social.

Os benefícios são:

  • aposentadoria por idade ou invalidez;
  • auxílio-doença;
  • salário-maternidade;
  • pensão por morte;
  • auxílio Reclusão;
  • participação em licitações.



 

FPM: ANAPURUS, CODÓ, ITAPECURU MIRIM NÃO RECEBEM REPASSE QUINTA FEIRA (30)


O repasse da terceira parcela de janeiro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) está previsto para esta quinta-feira (30). O valor destinado às prefeituras neste decêndio chega a R$ 6.505.338.604,87. O montante é cerca de 17% maior do que o transferido no mesmo período do ano passado, quando a quantia foi de R$ 5.513.833.120,15.

Na avaliação do especialista em orçamento público, Cesar Lima, o resultado é positivo, mas o cenário econômico atual pede atenção, sobretudo por conta de fatores que podem reduzir a capacidade de consumo da população, o que também interfere no valor do FPM. 

“Para o resto do ano, nós temos que ficar atentos à alta do dólar, que freia um pouco o investimento das empresas, o que pode dar uma resfriada no consumo e, consequentemente, na arrecadação, que viria afetar os repasses do FPM. Então, vamos ficar atentos ao cenário dos próximos meses, acompanhando de perto a arrecadação”, destaca. 

São Paulo continua como a unidade da federação que recebe o maior valor: R$ 801.611.762,54. Dentro do estado, o destaque vai para cidades como Taubaté (R$ 3.499.428,13). Sumaré (R$ 3.499.428,13) e São Vicente (R$ 3.499.428,13), entre outras, que receberam os maiores valores. 

Já em Minas Gerais - outro estado que conta com um valor representativo (R$ 797.261.408,42) - as maiores quantias serão destinadas a municípios como Pouso Alegre (R$ 3.710.358,92), Patos de Minas (R$ 3.710.358,92) e Monte Sião (R$ 3.710.358,92). 

 

 

Municípios bloqueados

Até o último dia 26 de janeiro, 37 municípios estavam bloqueados para recebimento do FPM. São eles: 

  1. EIRUNEPÉ (AM)    
  2. CASA NOVA (BA)    
  3. SÍTIO DO MATO (BA)    
  4. AIUABA (CE)    
  5. IGUATU (CE)    
  6. OCARA (CE)    
  7. PENAFORTE (CE)    
  8. JAGUARÉ (ES)    
  9. ARAGOIÂNIA (GO)    
  10. ANAPURUS (MA)    
  11. CODÓ    MA    
  12. ITAPECURU MIRIM (MA)    
  13. ALMENARA (MG)    
  14. ALPINÓPOLIS (MG)    
  15. JORDÂNIA (MG)    
  16. ITAMARACÁ (PE)    
  17. MANOEL RIBAS (PR)    
  18. CABO FRIO (RJ)    
  19. CARAPEBUS (RJ)    
  20. ITAGUAÍ (RJ)    
  21. BONFIM (RR)    
  22. BALNEÁRIO PINHAL (RS)    
  23. CARAZINHO (RS)    
  24. CARLOS BARBOSA (RS)        
  25. CASCA (RS)        
  26. ERECHIM (RS)    
  27. MIRAGUAÍ (RS)    
  28. MOSTARDAS (RS)    
  29. NOVA ARAÇÁ (RS)    
  30. PORTO XAVIER (RS)    
  31. ARARANGUÁ (SC)    
  32. BRUSQUE (SC)    
  33. SÃO BENTO DO SUL (SC)    
  34. JAPARATUBA (SE)    
  35. POÇO REDONDO (SE)    
  36. TAGUATINGA (TO)    
  37. WANDERLÂNDIA (TO)

FPM

Considerado a principal fonte de receita de cerca de 80% dos municípios brasileiros, o FPM é um repasse previsto na Constituição Federal. Os recursos do fundo são formados por 22,5% do que a União arrecada com Imposto de Renda (IR) e com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

O valor recebido pelos municípios varia segundo o número de habitantes e, a cada ano, passa por uma atualização com base em dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).   

Normalmente, os repasses são feitos nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. Caso a data caia no fim de semana ou feriado, a transferência é realizada no primeiro dia útil anterior. 


segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Deputada Iracema Vale participa da assinatura de MP que reajusta salário dos professores da educação básica

 

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), participou, na manhã desta segunda-feira (27), da assinatura da Medida Provisória (MP) que concedeu reajuste aos professores da educação básica do Maranhão. O governador Carlos Brandão (PSB) conduziu o ato, realizado no Palácio dos Leões, em São Luís, sede do Executivo Estadual.

A Medida Provisória concede reajuste de 7% aos professores da educação básica, percentual esse superior ao que foi concedido nacionalmente, com efeitos retroativos a partir de 1º de janeiro de 2025. Para se tornar lei, a MP será encaminhada à Assembleia Legislativa e apreciada pelos deputados logo após o início dos trabalhos do Parlamento Estadual.

“Foi um aumento justo para os professores e professoras da nossa rede estadual. Entendo que eles estão fazendo um bom trabalho, eles melhoraram os nossos indicadores e temos que fazer um reconhecimento. Não resta dúvida que o reajuste, acima da média nacional, é um aumento que estimula, motiva e reconhece o trabalho que eles estão fazendo. Não tenho dúvida que vamos conseguir aprovar na Assembleia Legislativa”, disse o governador Carlos Brandão.

A presidente Iracema Vale, por sua vez, destacou que a Assembleia Legislativa do Maranhão sempre apoia iniciativas que venham para melhorar os índices socioeconômicos do estado e com a Medida Provisória que reajusta o salário dos professores não vai ser diferente.

“Carlos Brandão é um governador que tem conseguido, em pouquíssimo tempo, melhorar todos os indicadores do Maranhão. A Assembleia é uma Casa com uma diversidade de ideias muito grande, mas quando entendemos que o assunto é para o bem do Maranhão, todos os projetos são aprovados. Esse é o entendimento da Casa: o que é bom para o Maranhão, a Assembleia não deixa de aprovar”, pontuou Iracema Vale.

Presidente da Alema, Iracema Vale, governador Carlos Brandão e parte da equipe da Educação estadual celebram o reajuste para os professores.

Sementinha inicia ano letivo para alunos da Pré-Escola ao 5° ano com atividades de adaptação


Agência Assembleia/ Fotos: Miguel Viegas

Nesta segunda-feira (27), a Creche-Escola Sementinha, vinculada ao Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), iniciou as atividades educacionais do ano letivo de 2025, para alunos da Pré-Escola I ao 5° ano do Ensino Fundamental.

Neste primeiro momento, os pequeninos participaram de atividades de adaptação após o período de férias, como a flexibilidade da instituição em permitir que nessa primeira semana de aula os pais deixem as crianças na porta das salas. Para os alunos do Maternal I e II, as aulas iniciarão dia 3 de fevereiro.

“É um dia de muita felicidade e acolhimento. Nossa expectativa para esse ano é de muito aprendizado, conhecimento, amizades e, aproximação entre família e escola. Que a Sementinha seja um espaço de referência para todos. Estamos transbordando de alegria para esse início de ano letivo”, disse Cynthia Vieira, diretora da Sementinha.


Diretora da Creche-Escola Sementinha, Cynthia Vieira, destacou importância pedagógica do momento

A Creche-Escola recebeu os alunos com muita música e empolgação em momento importante para adaptação das crianças ao ambiente educacional, tudo conduzido pela equipe multiprofissional da instituição.

Eniele, mãe da Helena Polidório, falou sobre suas expectativas para este ano letivo e consolidou sua parceria com a instituição de ensino. “Estamos muito felizes, mais um ano de parceria e, desde que chegamos à Creche-Escola Sementinha, o desenvolvimento da Helena foi muito positivo. Espero que neste ano ela evolua ainda mais, tanto no contexto da aprendizagem quanto em relação a amizades.

Galeria de Fotos:

Creche-Escola Sementinha inicia ano letivo-Fotos: Miguel Viegas


 

domingo, 26 de janeiro de 2025

SRAG: MARANHÃO E MAIS 8 ESTADOS COM TENDENCIA DE AUMENTO

 

Mais uma vez, os estados do Norte e Nordeste do país apresentaram tendência de aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) na última semana epidemiológica — referente ao período de 12 a 18 de janeiro. O aumento em Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins vai na contramão do restante do país, que apresentou tendência de queda de SR AG tanto a curto como a longo prazo. 

O vírus da Covid-19 continua sendo o que mais impacta na saúde de crianças e idoso e ainda é o responsável pela maior mortalidade na população acima dos 65 anos. Mas o boletim da Fiocruz revela também que jovens e adultos estão se contaminando com a Covid, no Amazonas, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

 

Fonte: Infogripe/Fiocruz

Os casos que evoluem para quadros mais graves, considerados SRAG, decorrem principalmente de Covid (51,1%), rinovírus (21,4%), vírus sincicial respiratório (10,9%), influenza A e B (10,1%).

Já quando se trata de óbitos, a maioria deles — 79,1% — continua relacionada ao vírus da Covid. 

Veja a explicação da pesquisadora do InfoGripe, Tatiana Portella:



quinta-feira, 23 de janeiro de 2025

Creche-Escola Sementinha realiza reunião de pais em preparação ao novo ano letivo

Agência Assembleia

A Creche-Escola Sementinha, mantida pela Assembleia Legislativa e coordenada pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), promoveu, na manhã desta quinta-feira (23), a primeira reunião com pais de alunos sobre o início do ano letivo.

Na ocasião, foram apresentadas as propostas pedagógicas e a estrutura de funcionamento da creche, bem como a equipe de profissionais e os professores que trabalharão com os alunos este ano. Além disso, também foram entregues materiais didáticos aos responsáveis.

Segundo a diretora da Creche-Escola Sementinha, Cynthia Vieira, é fundamental esse momento de preparação junto com os pais dos alunos.

“Estamos próximos do início do ano letivo, esse momento é de preparação com os pais. É um contato mais pedagógico, de acolhimento e de apresentação dos nossos profissionais para que os pais internalizem a importância deste momento”, disse Cynthia Vieira.

A instituição tem como objetivo principal ajudar no desenvolvimento emocional e social das crianças. Trabalhando com a educação, linguagem e autonomia. Priorizando práticas lúdicas e interativas que promovam o desenvolvimento integral dos alunos.

Pais e responsáveis de alunos da Creche-Escola Sementinha participam da reunião realizada pela instituição

Novo ciclo

Ana Carolina, mãe da aluna Ana Lua, falou sobre a importância da reunião para educação da sua filha, pois dá início ao novo ciclo. Ela também contou que confia no trabalho da equipe.

“Um novo momento de trazê-la para a escola, de ter essa parceria com o corpo docente. Esse momento é muito didático e reflexivo. É uma parceria crucial entre o corpo docente e nós”, disse Ana Carolina.