sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

‘Diário da Manhã’ – Camila Reis detalha a programação do Laborarte para o Carnaval

Agência Assembleia

Assista ao programa na íntegra

O programa ‘Diário da Manhã’ desta quinta-feira (27), na Rádio Assembleia (96,9 FM), com transmissão simultânea pela TV Assembleia, conversou com a artista popular do Laboratório de Expressões Artísticas (Laborarte), Camila Reis. No bate-papo com o radialista e apresentador Henrique Pereira, ela falou sobre a programação do Laborarte para o Carnaval 2025.

Camila Reis destacou o Baile do Laborarte, que busca relembrar os bailes tradicionais, com as pessoas participando fantasiadas e dançando músicas da folia de todos os tempos.

“Na programação desta sexta-feira (28), temos a banda Filtro de Barro, fazendo o show da Rosa Reis e a DJ Vanessa Serra. Há 30 anos que a gente fazia a segunda-feira de Carnaval, e aí veio a ideia de realizarmos também na sexta-feira, que passamos a fazer há uns 10 anos. A ideia também é incentivar a fantasia e estimular a criatividade. É um resgaste de nosso tradicional modo de brincar o carnaval, é uma forma de valorizar a nossa cultura”, destacou.

Camila Reis deixou o convite para as pessoas que quiserem ir ao Baile do Laborarte, nesta sexta-feira (28), a partir das 21h, entrem em contato para fazer sua reserva porque os ingressos são limitados.

“A exigência é que a pessoa vá fantasiada. Tem prêmio para a fantasia considerada mais bonita. O prêmio é entregue na hora. O encerramento do Baile do Laborarte é com o show da Rosa Reis, com um repertório, como sempre, bem maranhense, que contempla músicas do Bicho Terra, Fuzileiros da Fuzarca e outros”, finalizou.

Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do YouTube.

 

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Osmar Filho faz entrega de óculos no São Francisco, em mais uma etapa do programa “Cuidar dos Olhos

 

  A iniciativa tem proporcionado atendimento oftalmológico e distribuição de óculos tanto na capital maranhense quanto em municípios do interior do estado

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) realizou, nesta quarta-feira (26), mais uma etapa do programa "Cuidar dos Olhos", com a entrega de óculos na região do São Francisco, em São Luís. Desde o início do ano passado, esta iniciativa tem proporcionado atendimento oftalmológico e distribuição de óculos tanto na capital maranhense quanto em municípios do interior do estado.

O objetivo principal é oferecer cuidado médico especializado a comunidades com acesso limitado a esses serviços, promovendo saúde e qualidade de vida. Além das consultas e exames, o programa também disponibiliza orientações sobre saúde ocular e, quando necessário, encaminhamentos para cirurgias. 

O programa é resultado de emenda parlamentar do deputado, em uma parceria com o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Instituto Invisa, e tem beneficiado milhares de pessoas em diversas localidades. “Quero agradecer ao governador Carlos Brandão, ao secretário de Saúde, Tiago Fernandes e ao Invisa, o qual é o instituto que está realizando esta ação”, disse Osmar Filho, que compareceu à Quadra Esportiva da Ilhinha, local do evento, acompanhado da esposa, a vereadora Clara Gomes (PSD).


A próxima entrega de óculos do programa acontecerá no dia 15 de março, a partir das 8h, na Escola Pedro Álvares Cabral, na região do Jardim América, também em São Luís.



Por: Mirlene Bezerra
Foto: Hamilton Jr.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

União Brasil também defende legalidade da reeleição de Iracema Vale presidente da Alema

Do Blog do Gilberto Léda

O diretório nacional do União Brasil ingressou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido para atuar como amicus curiae na ação que questiona a reeleição da deputada estadual Iracema Vale (PSB) à presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). A legenda, liderada na Câmara pelo deputado federal Pedro Lucas Fernandes, busca reforçar a defesa da legalidade do pleito realizado em novembro, que garantiu a recondução de Iracema Vale para o biênio 2025/2026.

A ação, movida pelo Solidariedade, partido do deputado estadual Othelino Neto, tenta anular a eleição da Mesa Diretora sob o argumento de inconstitucionalidade. No entanto, o União Brasil sustenta que a contestação não passa de uma tentativa de judicializar uma insatisfação política após a derrota de Othelino Neto no processo eleitoral interno da Alema.

O pedido do União Brasil foi encaminhado à ministra Cármen Lúcia, relatora do caso. No último dia 21, a magistrada já havia admitido pedidos semelhantes de outras siglas, como MDB, Republicanos, PSB, PDT e PCdoB. Além disso, o parecer do procurador-geral da República, Paulo Gonet, também se posicionou pela constitucionalidade da reeleição de Iracema Vale.

Na manifestação encaminhada ao STF, o União Brasil rebate as alegações do Solidariedade, afirmando que o partido opositor tenta criar um cenário fictício de manipulação do Regimento Interno da Alema para beneficiar a atual presidente. Segundo o documento, as normas da Casa foram seguidas corretamente, e não houve qualquer irregularidade na condução do processo eleitoral.

“As informações prestadas pela ALEMA dão conta de que esta ADI serve tão somente para “judicializar uma insatisfação política decorrente do resultado desfavorável ao seu filiado, o Deputado Othelino Neto, na eleição para a Mesa Diretora da Assembleia. O SOLIDARIEDADE se esforçou severamente para criar um fantasioso quadro de manipulação; fez de tudo e mais um pouco para tentar demonstrar que o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão – ALEMA e o dispositivo impugnado nesta ADI foram feitos às pressas para reeleger a atual Presidenta do órgão”, diz a petição.

A decisão final sobre a validade da reeleição de Iracema Vale caberá ao Supremo, mas, até o momento, os posicionamentos apresentados fortalecem a legalidade da sua permanência no comando da Alema.

 

CCJ aprova PL que garante mais transparência na divulgação de preços de combustíveis

Agência Assembleia

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na tarde desta terça-feira (25), entre outras proposições, o Projeto de Lei 319/2024, de autoria do deputado Osmar Filho (PDT), que garante mais transparência na divulgação dos preços dos combustíveis nos postos. A proposta obriga os estabelecimentos a informar, de forma clara e visível, os valores cobrados consoante o meio de pagamento utilizado.

Segundo a matéria, os postos deverão expor os preços tanto na parte externa quanto interna dos estabelecimentos, detalhando os valores para pagamento em dinheiro, cartão de débito, cartão de crédito (à vista ou parcelado) e outros meios aceitos. Além disso, as bombas de abastecimento precisarão ser identificadas para indicar quando há variação nos preços conforme a forma de pagamento.

“Tivemos uma reunião produtiva e com a presença de muitos deputados, o que nos permitiu avançar na apreciação de várias proposições. Alguns projetos foram aprovados, outros rejeitados, mas sempre com um debate qualificado. Nosso papel é analisar cada matéria com responsabilidade e garantir que as decisões tomadas reflitam as necessidades da população”, afirmou o deputado Arnaldo Melo (PP), que é membro da Comissão.

Foram apreciadas, ainda, outras 63 proposições. A reunião foi presidida pelo deputado Neto Evangelista (União Brasil) e também contou com a presença dos deputados Ariston (PSB), Fernando Braide (PSD), Ricardo Arruda (MDB), Júnior Cascaria (Podemos) e João Batista Segundo (PL).

 

Dr. Joel parabeniza Prefeitura de São Luís por realização de concurso público para professores

“A prefeitura promove um carnaval 100% gratuito, que traz os grandes nomes da cultura brasileira para São Luís e também valoriza a cultura e os artistas locais”, disse / Leonardo Mendonça

Texto: Marine Palhano

Em discurso proferido na manhã desta terça-feira, 25, no plenário da Câmara de São Luís, o vereador Dr. Joel (PSD) parabenizou a Prefeitura de São Luís pela realização de concurso público para provimento de 600 vagas para professor da rede municipal de ensino. As provas do certame foram aplicadas no último domingo, 23.

“Estiveram presentes 23 mil pessoas para realizar a prova. A concorrência ficou de aproximadamente 38 concorrentes por vaga. Por que esses números? Porque as pessoas confiam no trabalho realizado na Educação de São Luís. Isso mostra o avanço, a evolução, a qualificação do serviço educacional da nossa cidade. Ninguém quer fazer parte de um sistema no qual não confia. Por isso, parabenizo a gestão do prefeito Eduardo Braide e da secretária Caroline Marques que está à frente da SEMED”, afirmou o parlamentar.

Pré-Carnaval

Em seu discurso, Dr Joel elogiou ainda a Prefeitura de São Luís e a Secretaria de Cultura pelos eventos pré-carnavalescos realizados na capital.

“A prefeitura promove um carnaval 100% gratuito, que traz os grandes nomes da cultura brasileira para São Luís e também valoriza a cultura e os artistas locais. A organização e toda a movimentação que acontece em torno da ‘Cidade do Carnaval’ é de grande importância para nossa economia, para nossa cultura e, portanto, a gestão do prefeito Eduardo Braide e a Secretaria de Cultura estão de parabéns”, disse o vereador.

Expressão de pesar

Da tribuna, o vereador Dr. Joel expressou pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito de São Bento–MA, Isaac Dias, ocorrido no dia 21 de fevereiro.

“Lamento o falecimento do ex-prefeito, ex-deputado estadual e grande liderança política de São Bento e da Baixada Maranhense, o senhor Isaac Dias. Aproveito para externar esse pesar a toda a família na pessoa do meu amigo e médico Isaac Dias Neto”, disse.

 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

Dr. Ajuda: Hipertensão arterial Como controlar a ingestão de sódio

 


 Reduzir o consumo de sal é essencial para o controle da pressão arterial, pois o excesso de sódio no sangue retém líquidos, afetando os vasos sanguíneos e aumentando a pressão.

No entanto, eliminar completamente o sal da dieta não é recomendado, já que isso afeta funções essenciais no organismo, como equilíbrio hídrico, regulação do açúcar no sangue e funcionamento dos músculos, cérebro e coração.

A recomendação diária é de 2 gramas de sódio (equivalente a 5 gramas de sal ou 5 colheres de chá rasas), mas o consumo médio do brasileiro ultrapassa essa quantidade, chegando a quase o dobro. Reduzir o sal exige ajustes na escolha e preparo dos alimentos, além de uma adaptação gradual ao paladar.

Veja ao vídeo com a explicação do especialista:

Tenha acesso aos conteúdos do Doutor Ajuda. Acesse: www.portaldoutorajuda.com.br.


Qual a diferença de vigia e vigilante? Tire suas dúvidas e saiba os últimos acontecimentos da segurança privada no Brasil

Veja como se destacar no mercado de trabalho, subir de cargo e ultrapassar a concorrência.

Aliás, vigia é vigilante? Há muita dúvida entre os termos, e algumas pessoas acham que se tratam da mesma categoria, que são da mesma área e realizam a mesma função. Antes de mais nada, é importante deixar claro que existem, sim, diferenças, principalmente no que diz respeito às CBOs – Classificação Brasileira de Ocupações, que, neste caso, são divergentes. É importante ressaltar que todo vigilante é vigia, mas todo vigia pode ser classificado como vigilante?

Para que a diferença fique clara, é importante se atentar aos requisitos que possibilitam que o profissional seja classificado como vigilante. Para se profissionalizar, é preciso realizar um curso de 200 horas, onde o futuro profissional terá aulas teóricas e práticas. Além disso, o aluno precisa realizar provas e ter um desempenho satisfatório para conseguir o certificado emitido pela Polícia Federal.

Os profissionais da segurança privada destacam que é fundamental a escolha correta da escola onde será ministrado o curso de formação. Isso porque não existe curso de vigilante a distância; é preciso que o profissional frequente as aulas e tenha uma vivência de perto com a profissão. Além de legislação e técnicas de defesa pessoal, o aluno contará com aulas sobre relações humanas do trabalho, normas de segurança, segurança eletrônica, atividades do vigilante, entre outras, como a atividade do tiro.

Nesta última, o aluno deverá frequentar um total de cinco aulas teóricas e práticas. Ao término das 200 horas, o aluno receberá o certificado emitido pela Polícia Federal. É importante destacar que não ter antecedentes criminais é um dos requisitos obrigatórios para exercer a função, além de ter mais de 21 anos e, como escolaridade, o nono ano concluído. E sobre o vigia?

Vigia é vigilante?

Para trabalhar como vigia, o profissional não precisa cumprir obrigatoriamente os requisitos acima. Ele pode trabalhar como vigia, mas não tem as atribuições do vigilante. Outra dúvida importante é que o vigia não tem habilidade nem permissão para atuar armado, ao contrário do vigilante, por exemplo. Por isso, para se destacar no mercado e ter maiores chances de ser contratado, é recomendável que o profissional faça cursos preparatórios de segurança e defesa pessoal, a fim de atender com maior propriedade às funções exigidas pelo contratante.

Como ser promovido?

Ser promovido é um dos principais desejos de quem trabalha com vigilância privada. Como um vigilante pode se destacar de forma mais rápida no mercado de trabalho? Para isso, é importante haver um investimento em cursos e preparações. O mercado de trabalho deseja contratar os melhores e mais preparados para o exercício da função.

Os profissionais destacam que é importante que o trabalhador obedeça à escala de promoções da empresa. Após o cargo de vigilante, o interessado pode galgar as seguintes posições: vigilante, líder, chefe de equipe, inspetor, supervisor, coordenador e gerente. A dica é que o vigilante tenha interesse em investir em um curso de supervisão. Esta é uma excelente forma para que o profissional consiga ampliar sua visão em relação à carreira.

Fazer cursos que agreguem valor e chamem a atenção da empresa é o segredo para se destacar. Além disso, algumas atitudes contribuem para ser promovido: ser disponível para a empresa, não mentir nem omitir informações, e ser proativo. Tratar cada problema como se fosse seu, a fim de tentar resolvê-lo, ou não medir esforços para a resolução, são algumas dicas de profissionais e especialistas em segurança privada.



 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

Iracema Vale destaca importância das mulheres em cargos de poder durante posse no TRE-MA

Agência Assembleia

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputada Iracema Vale (PSB), participou, na manhã desta segunda-feira (24), da solenidade de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). O evento contou também com a presença de outros parlamentares

Iracema Vale destacou a importância da presença feminina nos cargos de poder, como acontece agora, com a nova composição da corte eleitoral maranhense.

“Estou muito feliz de estar na posse do presidente TRE-MA, Paulo Velten. Tenho a certeza de que ele irá conduzir os trabalhos com muita maestria. Mas também estou extremamente feliz em ver três mulheres fortes ocupando espaços de poder. Tivemos a posse da juíza Ana Beatriz, da nossa querida desembargadora Oriana e da desembargadora Francisca Galiza, que hoje é desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral”, disse Iracema Vale.

Na solenidade, realizada na sede do TRE-MA, o desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira assumiu a Presidência do tribunal no lugar do desembargador José Gonçalo de Sousa Filho.

Presidente da Assembleia compôs a mesa de honra durante a solenidade

Já a desembargadora Maria Francisca Gualberto de Galiza tomou posse como vice-presidente/corregedora da Corte. O juiz Marcelo Elias Matos e Oka assumiu como membro titular e como substitutas assumiram a desembargadora Oriana Gomes e a juíza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia.

Desembargador Paulo Velten assumiu a Presidência do TRE/MA e a desembargadora Francisca Galiza tomou posse como vice-presidente

A chefe do Legislativo maranhense também destacou a importância da harmonia entre os poderes. “Eu, como mulher e presidente da Assembleia Legislativa, jamais perderia um momento tão importante para este órgão e para o povo do Maranhão. É importante a independência entre os poderes, mas a harmonia é fundamental”, afirmou a deputada.  

Solenidade contou com a presença de várias autoridades

 

Thay Evangelista cobra aplicação da Lei de Muros e Calçadas

Texto: Mirlene Bezerra

foto de Fabrício cunha

Em seu pronunciamento na Câmara Municipal de São Luís, nesta segunda-feira (24), a vereadora Thay Evangelista (UNIÃO) cobrou a aplicação da Lei de Muros e Calçadas. A parlamentar lembrou o caso de estupro ocorrido no último dia 18 de janeiro em um terreno abandonado na Avenida Copacabana, nas imediações da Avenida Litorânea, no bairro do Calhau, e destacou a necessidade de fiscalização por parte da Prefeitura para garantir que terrenos baldios não se tornem espaços propícios à criminalidade.

A vereadora relatou que passou pelo local do crime no último fim de semana e constatou que o terreno continua abandonado e sem um muro que impeça a ocorrência de episódios semelhantes. “Assim como aquele local, existem inúmeros outros pontos da cidade com as mesmas características”, ressaltou, acrescentando que tem recebido diversas denúncias sobre locais com as mesmas condições.

Para Thay Evangelista, o tema é urgente, pois envolve a segurança da população, principalmente das mulheres que transitam por essas áreas desprotegidas. “Como vereadora, como Procuradora da Casa, mas sobretudo como cidadã e como mãe e, em nome de mulheres que já passaram por situação de medo ao caminhar sozinha por uma rua deserta ou ao passar próximo a um terreno abandonado, venho a essa tribuna exigir que a Lei de Muros e Calçadas seja aplicada e que os donos desses terrenos sejam responsabilizados”, finalizou.

Lei de Muros e Calçadas

A solicitação da vereadora não é uma novidade. Em 2019, por exemplo, atendendo a pedido do Ministério Público do Maranhão, em Ação Civil Pública (ACP) proposta pela 1ª Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de São Luís, a Justiça determinou que a Prefeitura de São Luís apresentasse, em 180 dias, um planejamento que garantisse a fiscalização e aplicação da Lei de Muros e Calçadas em todo o município.

Em seu Art° 3, a Lei 4.590/2006, que dispõe sobre o tema, prevê que todo proprietário de terreno, edificado ou não, no Município de São Luís, é obrigado a “fechá-lo, na sua testada voltada para o logradouro onde está localizado o imóvel” e a “construir o passeio, mantendo-o limpo e drenado”.

 

Câmara aprova requerimento e indicação de Paulo Victor para melhorias na infraestrutura de São Luís

Texto: Ascom / Paulo Victor

Na sessão plenária desta segunda-feira (24), a Câmara Municipal de São Luís aprovou importantes proposições do presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB). O parlamentar teve aprovado um requerimento solicitando providências à Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP) para a execução de serviços de recuperação asfáltica na Avenida oeste Externa, localizada no bairro Cidade Operária.

A iniciativa visa garantir melhores condições de tráfego para motoristas e pedestres que transitam diariamente pela via, uma das mais movimentadas da região. “Nosso compromisso é trabalhar para que São Luís tenha uma infraestrutura mais eficiente e segura. A recuperação dessa avenida é essencial para melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores”, destacou Paulo Victor.

Além do requerimento, o plenário também aprovou uma indicação do vereador ao Governo do Maranhão, solicitando a autorização para a revitalização da ponte da Rua Frei Hermenegildo, no bairro Aurora. A estrutura é de grande importância para a mobilidade da comunidade e precisa de intervenções urgentes para garantir segurança e acessibilidade.


“A revitalização da ponte da Rua Frei Hermenegildo é uma demanda antiga da população do bairro Aurora. Estamos levando essa solicitação ao governo estadual para que medidas sejam tomadas com urgência, proporcionando mais segurança e comodidade para os moradores”, reforçou o presidente da Câmara.


As proposições aprovadas seguem agora para os órgãos competentes, que deverão avaliar e implementar as ações necessárias.

 

Clara Gomes destaca ação da Procuradoria da Mulher contra assédio e violência

Texto: Marine Palhano 

foto de Fabrício cunha

Nesta segunda-feira, 24, durante a sessão ordinária da Câmara de São Luís, a vereadora Clara Gomes (PSD) destacou a ação “Não é Não – Contra assédio e violência à mulher” promovida pela Procuradoria Especial da Mulher na Feirinha São Luís no último domingo, 23.

“Ontem, estivemos representando a Câmara Municipal na Feirinha São Luís para deixar a mensagem de que o ‘não’ das mulheres é lei neste Carnaval e que assédio é crime e importunação sexual pode gerar de 1 a 5 anos de reclusão, então os nossos limites precisam ser respeitados”, disse Clara Gomes.

A vereadora e procuradora da Mulher da Câmara de São Luís, Thay Evangelista (União), falou sobre o propósito da ação de garantir um Carnaval com respeito e segurança para as mulheres.

“Parece óbvio, mas infelizmente ainda precisamos massificar essa mensagem, afinal durante esse período de Carnaval, o número de casos de assédio e violência chega a dobrar, por isso precisamos deixar claro que o nosso não é lei e deve ser respeitado. Gratidão à Câmara e ao presidente Paulo Victor pelo apoio em nossas ações e por compreender a importância do tema”, frisou Thay Evangelista.

Voto feminino

Da tribuna, Clara Gomes lembrou o Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil, comemorado hoje, dia 24 de fevereiro.

“Hoje, celebramos o Dia da Conquista do Voto Feminino. Nós sabemos que lá atrás muitas mulheres lutaram para que hoje representantes mulheres pudessem estar aqui no parlamento. Nesta Casa, destacamos a presença de dez mulheres vereadoras. Somos seis vereadoras de mandato e quatro mulheres co-vereadoras. Ainda é uma presença tímida, mas sabemos que avançamos a cada dia, em passos lentos. A presença feminina é essencial para serem sempre pautados importantes debates para as mulheres e para podermos lutar por mais representatividade e por políticas públicas de qualidade”, ressaltou a parlamentar.

 

Brandão entrega primeiros carrinhos do Minha Renda Praia a vendedores de ostras que atuam na orla da Grande São Luís

 

– Governador e a primeira-dama do Maranhão Larissa Brandão, durante a entrega dos carrinhos do Minha Renda Praia (Foto: Rodrigo Ribeiro). 

“Trabalho há mais de 15 anos como ostreiro e foi a primeira vez que o poder público deu esse incentivo para gente. Isso nunca tinha acontecido”, declarou o vendedor de ostras Luís Sérgio Ribeiro, um dos primeiros beneficiários do programa estadual Minha Renda Praia. Neste domingo (23), na Praia do Araçagy, em São José de Ribamar, município da Grande Ilha de São Luís, o governador Carlos Brandão entregou os primeiros carrinhos a 20 ostreiros cadastrados no programa.

Fruto de ação conjunta entre as secretarias de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) e de Administração Penitenciária (Seap), o Minha Renda Praia é um programa de inclusão socio produtiva que oferta melhores condições de comercialização a profissionais que atuam com venda informal na orla maranhense.

“Esta é mais uma edição do programa Minha Renda, dessa vez, Minha Renda Praia. Fizemos uma ampla discussão dentro da Seap e da Sedes. Quem confecciona os carrinhos são os internos. Tivemos que ouvir a associação dos ostreiros, para que a gente fizesse da melhor maneira, no melhor padrão, para que eles vendam seus produtos com higiene e qualidade”, ressaltou o governador Carlos Brandão, que participou da agenda acompanhado da primeira-dama do Maranhão, Larissa Brandão.

Os equipamentos são produzidos por mão de obra carcerária, ação que auxilia no processo de ressocialização e na remição da pena de prisão de apenados da Justiça. Além dos carrinhos, os beneficiários receberam fardamento oficial do programa, composto por chapéus com abas e camisas com proteção ultravioleta (UV).

– Brandão entrega primeiros carrinhos do Minha Renda Praia a vendedores de ostras que atuam na Praia do Araçagy (Foto Rodrigo Ribeiro)

A ideia é proporcionar equipamentos adequados para a comercialização, garantindo maior higiene, segurança e eficiência no transporte e armazenamento dos produtos. Os primeiros beneficiários do Minha Renda Praia receberam carrinhos para o transporte e armazenamentos adequados das ostras.

A primeira etapa do programa alcançou ostreiros, mas a estratégia também beneficiará vendedores informais de queijo grelhado, bebidas, camarão, ovos de codorna, frutas, picolés e sorvetes.

“Não tenho dúvida que isso terá uma enorme repercussão na praia, não só pela venda, mas também pela qualidade do produto, com mais higiene e melhores condições sanitárias, atendendo bem os clientes”, sublinhou Brandão.

*Fomento ao empreendedorismo nas praias*

Os motes da iniciativa são fortalecer a economia informal e fomentar o empreendedorismo na região litorânea do Maranhão. O Minha Renda Praia oferece infraestrutura para a melhoria das condições de trabalho, com a expectativa de impacto positivo na renda dos vendedores e na experiência dos consumidores, incluindo a dos turistas que visitam as praias maranhenses.

“É um projeto discutido com os vendedores de ostra aqui na região, onde fizemos esses primeiros protótipos. As primeiras 20 unidades estarão em estudo neste primeiro mês, e logo em seguida, vamos distribuir em todo o litoral do Maranhão. É uma atividade econômica importante, o turista vem e já procura ostra de qualidade aqui”, detalha o titular da Sedes, secretário Paulo Casé.

*Qualificação e melhores condições de trabalho*

Os protótipos do Minha Renda Praia desenvolvidos pelo Governo do Maranhão são de fácil manuseio, resistentes e compactos, permitindo que os ambulantes exerçam suas atividades com mais segurança e eficiência. Cada carrinho tem custo unitário de R$ 708,56, mas o governador lembrou que, além dos equipamentos, os beneficiários do Minha Renda Praia também passam por capacitação e, assim que concluem a formação, recebem um incentivo único de R$ 500,00 para iniciar o negócio.

“Teremos outros modelos que estamos desenvolvendo para vender milho-cozido, queijo assado, picolé, sorvete e frutas, ou seja, tudo aquilo que pode ser vendido na praia. Estamos fazendo a capacitação deles [beneficiários], para ter o melhor aproveitamento. O governo financia R$ 500,00 para o capital de giro, para que eles comprem a matéria-prima”, explica Brandão.

Assim como o vendedor de ostras Luís Sérgio Ribeiro, que citamos no início desta reportagem, o “xará” dele, o ostreiro Luís Antonio Garcêz também festejou a entrega do equipamento. Ele conta que sempre carregava muito peso durante as vendas e os carrinhos garantem melhor qualidade de trabalho para os ambulantes.

“Esse é meu trabalho e a praia é o nosso escritório. Daqui que tiramos o sustento da nossa família, essa é a nossa renda principal. Goste dos carrinhos, estão ‘top’. A gente carregava muito peso, cansa a nossa coluna e o ombro e esse carrinho é ‘mil grau’. O governador está de parabéns”, celebrou o ostreiro Luís Antonio Garcêz.

Saúde mental de adolescentes: mais de três horas por dia em comportamentos sedentários piora o quadro

Um estudo publicado no Journal of Adolescent Health, que analisou dados de mais de 3,6 mil jovens dos 14 aos 17 anos, aponta que adolescentes que passam mais de três horas por dia em comportamentos sedentários têm maior risco de enfrentarem problemas de saúde mental no futuro. Em contrapartida, a exposição moderada às telas (entre 60 e 119 minutos por dia) dedicada a atividades educacionais, como fazer o dever de casa ou assistir aulas, foi considerado um fator “protetor”, associado a menor sofrimento mental.

Entre os comportamentos sedentários estão jogar videogame, ler por lazer ou ficar muito tempo distraído com telas.

Segundo a Agência Fapesp, muitos estudos têm demonstrado que a falta de atividade física, principalmente associada ao uso mais de dispositivos eletrônicos, contribui para o aumento de problemas de saúde, por exemplo, como obesidade e doenças cardiovasculares – além de impactos à saúde mental, com aumento de sentimentos ligados à ansiedade e depressão, por exemplo.

Pesquisa 

O estudo foi realizado no Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King’s College London, no Reino Unido, e analisou informações de 3.675 adolescentes que integram o Millennium Cohort Study. O projeto acompanha crianças que nasceram entre os anos 2000 e 2002 e possui uma ampla base de dados.

As análises de informações sobre comportamentos sedentários foram coletadas em dois momentos: quando os jovens tinham 14 anos e depois aos 17 anos. Na primeira etapa, eles preencheram um diário registrando as atividades que faziam a cada dez minutos, categorizadas em contextos como: atividades físicas no geral, tempo que passavam dormindo, tempo de tela baseado em lazer, tempo de lazer sem tela e comportamento sedentário educacional.

Aos 17 anos, os adolescentes participantes relataram seu sofrimento psicológico em um questionário com seis perguntas sobre seus sentimentos.

André de Oliveira Werneck, autor do artigo, doutorando no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), conforme a Agência Fapesp, explica que devido ao fato de a pesquisa basear-se em respostas registradas em um diário, há um diferencial ao estudo que torna seus resultados mais relevantes.

Após cruzar as informações, os pesquisadores constataram que os jovens passavam uma média de quatro horas envolvidos em comportamento sedentário educacional, como escola e tarefa de casa, e cerca de três horas por dia em comportamentos sedentários com uso de tela e sem tela. Conforme o estudo, os jovens que ficavam mais de 180 minutos por dia em telas para lazer foram associados a maior sofrimento psicológico aos 17 anos.

Já aqueles que passavam mais de três horas por dia lendo por lazer (especificamente os meninos) também relataram mais sofrimento mental.

O autor disse à Agência Fapesp que o principal achado do estudo, levando em conta os contextos gerais, é que o maior tempo de lazer, especificamente em videogames, foi associado à piora no sofrimento psicológico. Por outro lado, o maior tempo dedicado a atividades educacionais foi associado a menor sofrimento.

Para minimizar os impactos psicológicos negativos, a partir das descobertas, os pesquisadores indicam algumas intervenções que poderiam ajudar, como estabelecer limites para o tempo de tela de lazer a menos de três horas por dia e incentivar atividades de tela mais educacionais e estruturadas em vez de lazer passivo.

Com informações da Fapesp.


 

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Maranhão no Campo’ – Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Maranhão destaca ações desenvolvidas pela entidade

‘Agência Assembleia

O  presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Maranhão, Sérgio Delmiro, destacou, em entrevista ao programa ‘Maranhão no Campo’ deste sábado (22), na TV Assembleia, as ações da entidade na defesa da categoria e a sua paixão pela agronomia.

“Não é difícil explicar essa paixão, no meu caso, pois já nasci na roça, no município de Santo Antônio dos Lopes, em uma família do campo, da agricultura familiar. Mudei para a cidade e fui fazer o curso de técnico agrícola, no Colégio Agrícola de São Luís. Após isso, ingressei na faculdade de Engenharia Agronômica, na Uema. Depois, fui fazer agronomia no Rio de Janeiro. Desde muito novo, minha vida é em prol da agronomia”, afirmou.

De acordo com Sérgio Delmiro, o papel da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Maranhão é contribuir com o profissional que lida com agricultura rural no Estado. Ele falou ainda sobre a importância da qualificação dos profissionais para enfrentar o mercado de trabalho aberto pelos novos projetos que se instalam no Maranhão.

“O desafio agora é para os profissionais formados no Estado enfrentarem a concorrência nos projetos agrícolas desenvolvidos no Maranhão. Mas estão gerando oportunidade de emprego, novas vagas no mercado. Não falo só da agricultura, mas também de todo setor agropecuário. É preciso qualificação para enfrentar os que chegam” assegurou.

Na entrevista ao apresentador Mário Porto, o agrônomo enfatizou ainda que a entidade está aberta a contribuir com a categoria, principalmente no Maranhão, e que existem entidades que possuem como principal função  executar a capacitação no setor rural do Maranhão.

 

sábado, 22 de fevereiro de 2025

Antonio Garcez propõe fornecimento de refeições aos fins de semana e feriados para alunos vulneráveis

Garcez ressaltou que a proposta visa combater a fome e a desnutrição de crianças em vulnerabilidade social / Fabrício Cunha

Texto: Mirlene Bezerra

Um projeto de lei, de autoria do vereador Antonio Garcez (PP), autoriza a Prefeitura de São Luís a fornecer refeição aos alunos em situação de vulnerabilidade social matriculados na rede pública municipal. Em tramitação na Câmara Municipal de São Luís, o PL n.º 179/24, foi encaminhado às comissões de justiça e de assistência social da Casa na sessão do dia 10 de fevereiro, propondo o provimento de refeições aos finais de semana e feriados ou, alternativamente, cestas básicas.

“Na maioria das vezes é sabido que a refeição oferecida na merenda escolar constitui a principal refeição da criança nos dias letivos e, certamente, o acesso desses jovens à alimentação de qualidade também aos finais de semana e feriados irá proporcionar um aumento do seu desempenho e capacidade de aprendizado, além da melhoria de qualidade de vida”, justifica o vereador.

No texto apresentado, Garcez destaca que o projeto está em consonância com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Lei Federal 11.947/2009. A legislação em questão “tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo”.

O parlamentar reforça, que a proposta visa, ainda, “o combate à fome e à desnutrição de crianças inseridas em contexto familiar de vulnerabilidade social, que não encontram recursos mínimos necessários para sua adequada alimentação em casa”. Além disso, poderá fomentar a inserção destes alunos em atividades extracurriculares, esportivas e culturais.

 

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Deputado Ivan Júnior tinha razão na crise no transporte de São Luís

A confusão no transporte público de São Luís mostrou que o deputado federal Ivan Júnior (União Brasil – MA) estava certo o tempo todo. Durante anos, ele bateu na tecla de que a greve não era dos trabalhadores, mas sim dos empresários – algo que o próprio prefeito Eduardo Braide acabou admitindo em seu pronunciamento mais recente.

Ivan Júnior também vinha alertando que o famoso voucher para motoristas de aplicativo era só promessa vazia. No fim das contas, a Prefeitura só lançou o benefício depois que a greve já tinha acabado, confirmando que a medida não ajudou em nada durante a paralisação.

Outra previsão do deputado, que é advogado e estivador, que se concretizou foi sobre o repasse de dinheiro público para os empresários do transporte. Desde o começo, ele disse que a Prefeitura continuaria injetando recursos no setor, e tudo indica que é exatamente isso que está acontecendo.

 

COVID-19: Carolina e municípios do interior registraram 68 mil casos em 2025; doença volta a preocupar gestores

Até o dia 8 de fevereiro, que corresponde à Semana Epidemiológica (SE) 6, foram notificados 94.701 casos de Covid-19 no país e 429 óbitos pela doença. Do total, 68.638 registros foram feitos nos municípios do interior, que somam 271 mortes. Apesar da diminuição de 21,12% na média móvel de casos, houve aumento de 15,52% na média móvel de óbitos em comparação à SE 5. E o aumento de casos em municípios do interior do país preocupa os gestores, especialmente com a proximidade do Carnaval. Os dados são do Informe Vigilância das Síndromes Gripais do Ministério da Saúde.

Na apuração dos dados, o Brasil 61 seguiu o critério de definição de município do interior utilizado pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Pela lógica do fundo, os municípios de interior são todas as cidades que não são as capitais de seus estados

Apenas na semana 6 foram registrados 8.865 casos de Covid-19, com uma incidência de 4,15% de casos por 100 mil habitantes. O especialista em doenças tropicais do hospital Anchieta e infectologista Manuel Palácios afirma que o percentual é um sinal de alerta para a população. “Isso indica uma possível aceleração do vírus em determinadas áreas”, diz.

Os casos reportados na SE 6 apontam que houve um sinal de alta em estados do Norte e Centro-Oeste, onde foi reportada uma maior proporção de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SR AG) por Covid-19. Esses casos ocorreram especialmente entre idosos, em alguns estados dessas regiões.

O Ceará foi o estado que registrou o maior número de pessoas com a doença em municípios do interior até agora, segundo o Painel de Covid-19 do MS. São 12.172 casos. Outros dados, do Boletim InfoGripe da Fio cruz do início de janeiro, mostram que o estado manteve aumento de casos da doença. Na semana 02/2025, Maranguape–CE teve 581 casos confirmados.

Na avaliação de Palácios, a situação da doença no país requer atenção e cautela dos brasileiros, tendo em vista que há risco de novas variantes começarem a circular com maior taxa de transmissibilidade. 

“A situação atual da Covid-19 no Brasil exige atenção, especialmente com o aumento de casos registrados em algumas regiões como o norte e centro-oeste do país. Embora o número de casos de óbitos estejam em níveis mais baixos em comparação aos picos da pandemia, a situação não pode ser subestimada”, destaca o infectologista.

“O principal risco neste momento é o comportamento de novas variantes do vírus, que podem ser mais transmissíveis, o que leva a um aumento nos casos”, completa Manuel Palácios.

Carnaval 'cancelado' e volta da máscaras

O aumento de casos de Covid vem sendo registrado em municípios do interior e preocupa gestores. Em Araguaína–TO, 231 novos casos foram confirmados no período de 13 a 19 de fevereiro – desses, 67 estão ativos e 45 casos são suspeitos. Em nota ao Brasil 61, a prefeitura do município informou que de 1° a 18 de fevereiro de 2025 foram registrados 360 casos de Covid-19 na cidade, já em fevereiro de 2024 foram registrados 419 casos.

A secretária de saúde de Araguaína, Ana Paula Abadia, afirma que a pasta está monitorando os dados da Covid-19 para serem tomadas as decisões necessárias para a mitigação da doença no município. Entre as ações, a prefeitura decidiu cancelar o Carnaval na localidade e destinar os recursos do evento à saúde, como medida para conter o avanço da Covid-19. 

"O prefeito Wagner Rodrigues anunciou que os recursos inicialmente destinados à festividade de Carnaval, que seriam na ordem de R$ 1,2 milhão, provenientes do tesouro municipal, serão redirecionados para a área da saúde. E com esses recursos, nós iremos implantar a primeira clínica veterinária pública daqui de Araguaína e a Clínica de Saúde Mental", salienta.

Por conta do avanço da doença no Tocantins, alguns municípios decretaram o retorno do uso obrigatório da máscara para alertar a população contra a doença. Segundo a Gazeta do Cerrado, os municípios são: São Sebastião, no Bico, Lajeado, Cristalândia e Babaçulândia. 

Já em Carolina–MA, foram registrados 51 casos positivos de Covid-19 até agora, sendo que 40 pessoas se recuperaram e 11 continuam com a doença ativa. Os dados são de Boletim Epidemiológico divulgado pela prefeitura.
 

Confira o número de casos e de óbitos em municípios do interior de 01/01 até 08/02 – que corresponde a SE 6, conforme dados do MS:

  • AC: 1. 850 casos; 13 óbitos
  • AL: 801 casos; 2 óbitos
  • AM: 2.121 casos; 0 óbitos
  • AP: 20 casos; 1 óbito
  • BA: 1.233 casos; 8  óbitos
  • CE: 12.172 casos; 0 óbitos
  • DF: (em branco) casos; (em branco) óbitos
  • ES: 1.099 casos; 4 óbitos
  • GO: 5.984 casos; - 107 óbitos
  • MA: 436 casos; 0 óbitos
  • MG: 8.356 casos; 64 óbitos
  • MS: 801 casos; 12 óbitos
  • MT: 5.302 casos; 10 óbitos
  • PA: 2.817 casos; 14 óbitos
  • PB: 2.652 casos; 24 óbitos
  • PE: 4.359 casos; 13 óbitos
  • PI: 153 casos; 1 óbito
  • PR:1.706 casos; −24 óbitos
  • RJ: 2.655 casos; 39 óbitos
  • RN: 1.324 casos; 10 óbitos
  • RR: 44 casos; 0 óbitos
  • RS:  2.911 casos; 44 óbitos
  • SC: 1.738 casos; 11 óbitos
  • SE: 131 casos; 0 óbitos
  • SP: 7.726 casos; 129 óbitos
  • TO: 247 casos; 3 óbitos

O Painel não foi atualizado com os dados de Rondônia. Além disso, os dados por UF são distintos das secretarias estaduais. O MS foi contatado para explicar a diferença e os números negativos, mas até o fechamento da reportagem o Brasil 61 não obteve resposta.

Até a SE 6 de 2025, segundo dados do Painel de Covid-19 do MS, a região Nordeste liderou em número de casos de Covid-19 em municípios do interior, com 23.261 registros. Sudeste aparece logo em seguida, com 19.836 pessoas infectadas. Em contrapartida, o Sudeste lidera com 236 mortes por Covid-19.

O último Boletim InfoGripe, referente à SE 7 – de 9/02 a 15/02 – aponta que a Covid-19 continua sendo a principal causa de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre os idosos, nas últimas semanas.

A situação pode piorar no Carnaval?

O Carnaval é nos dias 3, 4 e 5 de março, período marcado por grandes aglomerações. Segundo o infectologista, isso aumenta significativamente o risco de transmissão de doenças respiratórias, incluindo a Covid-19. 

“O grande número de pessoas reunidas, a proximidade entre os indivíduos de convivência nos espaços fechados ou mal ventilados são fatores que contribuem para a propagação do vírus”, aponta Palácios.

Ele alerta que a população deve evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, além de optar pela máscara em locais de maior risco de infecção, como o transporte público, festas e shows. Além disso, estar com a vacinação de Covid-19 em dia também ajuda na proteção contra a doença.

“A recomendação é para que as pessoas se vacinem, caso ainda não tenham tomado a dose de reforço, pois a vacinação será a nossa principal proteção contra formas graves da doença. Durante o Carnaval, é fundamental monitorar os sintomas e, caso se sinta mal, buscar atendimento médico e evitar sair de casa para não propagar o vírus”, enfatiza o especialista. 

Palácios alerta que se as medidas preventivas não forem seguidas de forma rigorosa, pode haver uma intensificação do aumento de casos, o que pode pressionar as unidades de saúde pública. “Portanto, é crucial que a população tenha consciência da importância de continuar adotando medidas preventivas, mesmo durante grandes eventos como o Carnaval”, pontua.



 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

MARINHA: 1.680 Vagas para Ensino Médio, Inscrições estão chegando ao fim

A Marinha do Brasil abriu inscrições para o Concurso Público de Admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN), com vagas para diversas regiões do país.

Os aprovados farão um curso de 17 semanas, em regime de internato, no Rio de Janeiro (CIAMPA) ou em Brasília (CIAB). Durante o curso, os alunos receberão bolsa-auxílio de R$ 1.303,90, além de alimentação, uniforme e assistência médica.

Cronograma

📝 Inscrições: 21 de janeiro a 07 de março de 2025
📝 Prova escrita: Data a ser definida

Vagas

São 1.680 vagas, distribuídas em diversas localidades, incluindo Rio de Janeiro, Brasília, Belém, Manaus, Salvador e São Paulo. Há reserva de 20% das vagas para candidatos negros.

Requisitos para inscrição

  • Ser brasileiro(a),
  • Ter entre 18 e menos de 22 anos no dia 30 de junho de 2026,
  • Ensino médio completo,
  • Altura mínima de 1,54m e máxima de 2,00m,
  • Não ser casado(a) e não ter filhos,
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para homens),
  • Ter concluído, ou estar em fase de conclusão do ensino médio, ou curso equivalente.

📢 Inscreva-se pelo site: www.marinha.mil.br. A taxa de inscrição é de R$ 40,00, e é possível solicitar isenção da taxa nos seguintes casos:

  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
  • Doadores de medula óssea registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Etapas do Concurso

  • Prova objetiva 
  • Verificação de dados biográficos
  • Inspeção de saúde
  • Teste de aptidão física 
  • Avaliação psicológica
  • Verificação de documentos

📝 Exame de Escolaridade (EE): O Exame de Escolaridade é a primeira etapa do concurso, de caráter eliminatório e classificatório.

🔹 50 questões objetivas (múltipla escolha, com 5 alternativas cada)
🔹 25 questões de Língua Portuguesa
🔹 25 questões de Matemática
🔹 Duração: 3 horas
O conteúdo programático completo pode ser consultado no Anexo C do edital.

🏋️ Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i): O Teste de Aptidão Física (TAF-i) é eliminatório e avalia se o candidato tem condições físicas mínimas para a formação militar. Confira os exercícios exigidos:

🔹 Corrida: 3.200 metros em até 18 minutos e 30 segundos para o sexo masculino e em até 20 minutos e 30 segundos para o sexo feminino.

🔹 Natação: 50 metros em até 1 minuto e 30 segundos para o sexo masculino e 50 metros em até 2 minuto e 20 segundos para o sexo feminino.

🔹 Flexão na barra: três repetições para o sexo masculino.

🔹 Isometria na barra. Permanecer em suspensão na barra fixa com os cotovelos flexionados pelo tempo mínimo de 30 segundos para candidatas do sexo feminino.

🔹 Flexão no solo: 12 repetições para os candidatos do sexo masculino, que não poderão ser realizadas com os joelhos apoiados no solo, e 10 repetições para as candidatas do sexo feminino, que poderão ser realizadas com os joelhos apoiados no solo.

🔹 Abdominal:  30 repetições para os candidatos do sexo masculino e 26 repetições para as candidatas do sexo feminino.

Assuntos Cobrados no Exame de Escolaridade

📌 Língua Portuguesa

  • Gramática
  • Compreensão e Interpretação de Texto

📌 Matemática

  • Números Reais
  • Unidades de Medidas
  • Proporcionalidade
  • Cálculo Algébrico
  • Equações e Inequações
  • Funções
  • Geometria Plana
  • Geometria Espacial
  • Sequências Numéricas
  • Matemática Financeira
  • Estatística

Mais Informações