sexta-feira, 3 de maio de 2024

CEO do Grupo Maktub Educacional, Diego Franco participa do Encontro de Líderes e Congresso Bett Brasil 2024 em São Paulo


 O professor Diego Franco, CEO do Centro Educacional Maktub, participou na semana passada, durante quatro dias, do Congresso Bett Brasil 2024 - maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina e do Encontro de Líderes. O evento Bett Brasil 2024 sobre conhecimento e o futuro educacional aconteceu no Expo Center norte em São Paulo, de 23 a 26 de abril de 2024.


O ponto de encontro reuniu representantes da comunidade Educacional do Brasil inteiro para dialogar sobre fomento de novas ideias, negócios e soluções. Mais de 40 mil educadores trocaram ideias e conhecimentos durante quatro dias, coletando conteúdos e adquirindo experiências transformadoras para educação.


Os palestrantes destacaram algumas das tendências de Educação que pautaram a 29ª edição da Bett Brasil: a Inteligência Artificial, como ferramenta de ensino, personalização da aprendizagem, educação inclusiva, competências socioemocionais, edutainment (metodologia de ensino que utiliza o entretenimento para reter a atenção do colaborador e, assim, potencializar o aprendizado) e valorização da saúde mental.

O tema principal desta edição foi "Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais". “Esta foi a maior edição de toda a história da Bett Brasil. Superamos os 40 mil visitantes durante os quatro dias de evento”, celebra Claudia Valerio, diretora da Bett Brasil.


No que se refere ao conteúdo, a oferta de painéis e palestras contou com a participação de mais de 400 palestrantes e, na parte da exposição, mais de 300 marcas expositoras estiveram presentes, representando todo o ecossistema educacional brasileiro. “A Bett Brasil consolidou-se como um interlocutor do diálogo entre as demandas dos gestores, professores, estudantes e dos desenvolvedores de soluções e tecnologias. Todos, juntos, com o mesmo propósito de viabilizar a evolução da educação”, acrescenta Valério.

O CEO do Grupo Maktub Educacional destacou a importância de congresso dessa natureza para a educação brasileira. ‘’A Bett Brasil nos permite aprofundar discussões ligadas a setor educacional, entre elas, o ensino alinhado à saúde mental e a humanização do olhar sobre o estudante e seu campo de atuação. Sabemos que a educação do País passa por um processo de transformação e precisamos estar prontos para essa nova realidade da Inteligência Artificial (IA)’’ destacou Diego Franco que inclusive estará compondo a delegação Bett Londres.


A diretora de Conteúdo da Bett Brasil, Adriana Martinelli, ressalta a diversidade do conteúdo apresentado na 29ª edição do evento. “Temos um conteúdo muito voltado para a realidade atual da Educação, que é direcionar o olhar para as transformações sociais”, afirma.

“E com isso, conseguimos trazer a diversidade para os palcos da Bett Brasil, incluindo palestrantes internacionais, o que ajuda a compreender de forma globalizada os desafios da Educação”, completa Adriana, que também destaca as novidades que marcaram essa edição, como, por exemplo, a participação dos estudantes com uma programação especial para que eles tenham uma voz ativa no evento.

Também estiveram presentes Augusto Cury; Léo Fraiman; Leandro Karnal; Aberson Carvalho, secretário de estado da Educação, Cultura e Esportes do Acre; Vera Lúcia Cabral, diretora da Ed-Skiling Microsoft Brasil; Francisco Leitão, professor do Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, no Distrito Federal; e Lucas Coelho, 14 anos, estudante da escola Lourenço Castanho pelo programa da Bett Brasil.




ESTUDO OCDE

A Bett Brasil foi palco do anúncio oficial dos resultados inéditos do estudo “Social and Emotional Skills for Better Lives (Competências socioemocionais para uma vida melhor, em tradução livre),” divulgado pelo Instituto Ayrton Senna (IAS).

O estudo foi conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em colaboração com o Instituto Ayrton Senna (IAS).

É a primeira vez que o Brasil participa como campo de implementação principal na coleta global de dados sobre o assunto, com outros 16 países e organizações, incluindo Colômbia, Chile, Itália, Japão, Finlândia e Bulgária.

No Brasil, o estudo foi conduzido na cidade de Sobral, no Ceará, em 2023, com mais de 4.500 estudantes de 10 e 15 anos, professores, diretores escolares e pais/responsáveis.

O estudo avalia 15 competências socioemocionais e sua importância na vida dos estudantes, além de examinar os fatores que promovem ou dificultam seu desenvolvimento.

Recurso extra do Fundeb: R$ 579,7 milhões distribuídos a estados e municípios


 O ajuste anual do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) foi creditado em parcela única esta semana nas contas dos municípios e estados participantes — foram R$ 579,7 milhões a mais, distribuídos conforme a arrecadação local.

Segundo a portaria divulgada pelo Ministério da Educação, onde estão descritos os valores do Fundeb — o aumento com relação a 2023 foi de 1,5%. A receita realizada do Fundo chegou a R$ 271,9 bilhões este ano. Essa portaria regula a distribuição do dinheiro aos estados e municípios. Segundo o especialista em orçamento Dalmo Palmeira, são valores usados para apoiar a educação básica e garantir que os recursos sejam distribuídos de maneira justa e consoante as necessidades de cada local.

“A grande vantagem do Fundeb é garantir que uma criança que está estudando lá no Acre, por exemplo, que já lida com uma série de dificuldades específicas da região, pelo menos na escola, tenha acesso a uma série de recursos didáticos que não teria se não fosse por esse tipo de equalização.”

Para Palmeira, esse equilíbrio de recursos minimiza as diferenças socioeconômicas e garante mais oportunidades para a vida na idade adulta. 

Estados e municípios, para terem direito à complementação do Fundeb — que é o VAAT complementação — têm que inserir no sistema de contabilidade, de informações contábeis e fiscais (Sinconfi) os seus dados de arrecadação. Segundo a Constituição Federal, a União, estados e municípios têm valores mínimos para o seu investimento em educação, conforme a sua arrecadação, com seus recursos. 

Fundeb: Quase ¼ dos municípios ainda precisam se habilitar para receber a complementação do VAAT


Por conta da diferença entre os valores da receita estimada do Fundo e da receita consolidada no ano anterior, o ajuste é feito nas três modalidades de complementação da União ao Fundeb. São elas:

1. Vaaf (Valor Anual por Aluno Fundeb): valor destinado por aluno, proveniente exclusivamente do Fundeb, para manter um nível básico de qualidade educacional.

Desde o Fundeb anterior, corresponde a 10% do valor da contribuição dos estados, Distrito Federal e Municípios ao Fundo


2. Vaat (Valor Anual Total por Aluno): inclui o total de recursos por aluno, combinando todas as fontes de financiamento da educação básica.

Em 2023, correspondeu a 6,25% da contribuição de estados, DF e municípios ao Fundeb. O VAAT-MIN aumentou de R$ 8.196,52 para R$ 8.214,34.


3. Vaar (Valor Anual por Aluno por Resultado): incentiva melhorias na qualidade da educação ao premiar escolas com bons resultados educacionais.

Distribuída pela primeira vez em 2023, a complementação-VAAR correspondeu a 0,75% do total que os entes federados contribuem para o Fundeb.

Ajustes variam com a arrecadação dos estados 

Como está previsto na Lei n.º 14.113/2020 https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/l14113.htm o ajuste anual é uma verificação feita pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre a receita estimada e a receita efetivamente arrecadada no ano anterior, por isso alguns estados, que arrecadaram mais, terão ajuste negativo, como explica a secretária de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) Guelda Andrade.

Em relação a essa oscilação — que a gente faz uma estimativa do valor para aquele ano — e aí esse valor pode fechar para mais ou para menos. Isso tem relação com o sistema tributário de cada município de cada estado. Tem município tem um sistema tributário mais eficiente, outros não, então tudo isso impacta nessa referência.” 

Confira o ajuste do seu estado:

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quinta-feira, 2 de maio de 2024

Procura por atendimento no Posto do TRE/MA da Assembleia aumenta e jovens são o principal público

 

Agência Assembleia

Três irmãs de 15 e 17 anos, sendo duas delas autistas e gêmeas, foram atendidas, nesta quinta-feira (2), entre centenas de pessoas, no Posto de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), instalado na Assembleia Legislativa, onde a procura por serviços aumenta nos últimos dias. As jovens foram em busca do Título de Eleitor para exercerem o direito de participar do pleito de outubro deste ano.

Segundo a coordenadora do Posto de Atendimento, Conceição Marques, a procura por serviços cresceu às vésperas do prazo final para a mudança de domicílio eleitoral, a qual é o dia 8 de maio.

“Estamos de casa cheia. A procura por nossos serviços de qualificação e requalificação tem aumentado, principalmente por parte dos jovens, a exemplo das gêmeas autistas de 16 anos que atendemos hoje, que querem dar o primeiro voto. Já atendemos aqui uma eleitora de 95 anos, que nos procurou para regularizar seu título”, destacou.

Conceição Marques, coordenadora do Posto de Atendimento do TRE/MA na Assembleia Legislativa

As menores são as gêmeas Rayssa Gomes Santos e Ellen Gomes Santos, de 15 anos, que completam 16 em setembro próximo, e Josiele Gomes Santos, de 17 anos, que estavam acompanhadas dos pais Josiel Silva Santos e Djanira Silva Gomes Santos, todos moradores do município de Axixá–MA.

Os pais transferiram o título para o município de Icatu e as menores se alistaram e terão o direito de votar pela primeira vez. “Acho muito importante que meus filhos possam votar e escolher seus representantes, seja vereador ou prefeito. Por isso, trouxe elas aqui para tirar o Título de Eleitor, embora ainda sejam menores. Assim, elas poderão exercer sua cidadania desde cedo”, afirmou a mãe Djanira Silva.

Rayssa e Ellen elogiaram o atendimento e ressaltaram a importância de poder votar pela primeira vez. “Achamos muito importante poder votar e escolher nossos representantes, pois isso ajuda a melhorar nossas vidas. Gostamos do atendimento aqui no posto da Assembleia”, afirmaram.

A jovem Rayssa Gomes Santos, de 15 anos, durante os procedimentos para a emissão do Título de Eleitor

Funcionamento

A coordenadora do Posto do TRE/MA disse que o local funciona no horário das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira, na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Quanto à documentação exigida, ela esclareceu que, se for requalificação, a pessoa deve apresentar o título eleitoral, a carteira de identidade e o comprovante de residência, de março de 2023 até fevereiro de 2024. Em caso de transferência, é obrigatório apresentar o comprovante original de residência no outro município ou a segunda via tirada da internet.

Ellen Gomes Santos, Rayssa Gomes Santos e Josiele Gomes Santos seguram o comprovante de expedição do Título Eleitoral