segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Comissão de Defesa do Consumidor acompanha fiscalização da qualidade de telefonia móvel em São Luís


Vereador Álvaro Pires acompanha primeira “Blitz da Telefonia Móvel” com ministro das Comunicações 

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (DCONS) da Câmara Municipal de São Luís (CMSL), vereador Álvaro Pires (PSDB), cumpriu importante agenda neste sábado, 21, ao acompanhar o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, em uma fiscalização que serviu para avaliar a qualidade do sinal da telefonia móvel na Grande São Luís.

Denominada de “Blitz da Telefonia Móvel”, a operação esteve em pontos como a Avenida Litorânea, área Itaqui-Bacanga e Terminal de Integração Cohab/Cohatrac, onde foi medida a qualidade do sinal e taxa de download das faixas 4G e 5G de cada uma das operadoras (Claro, Tim e Vivo).

O trabalho, que contou com a participação da equipe técnica da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), do Procon/MA e representantes das operadoras, visa o aperfeiçoamento do serviço para a população, visando elevar o padrão de qualidade oferecido pelas operadoras nos municípios.


Monitoramento

Na oportunidade, o ministro das Comunicações também assinou a portaria que institui o Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel – “Conecta BR”. De acordo com Juscelino Filho, o monitoramento continuará durante a semana em outros 60 pontos da capital maranhense. Ao final, a Anatel irá elaborar um relatório com dados coletados no período, que será encaminhado à Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações (Setel/Mcom), assim como para parlamentares e operadoras.

“Nós temos feito essa política pública, na linha de resolver esse problema. As operadoras vão receber esse relatório ao final da blitz e, a partir daí, terão um prazo para poder buscar as soluções para que o serviço seja ofertado com qualidade para a população”, garantiu o ministro.

O superintendente de fiscalização da Anatel, Hermano Tercius, afirmou que a agência está à disposição dos maranhenses para garantir a melhoria dos serviços de telefonia móvel. “Agradecemos o apoio e esperamos contar, em um breve, com a melhoria significativa para toda a população da Grande São Luís”, ressaltou.

Medida importante

Em entrevista à imprensa, o parlamentar parabenizou o ministro Juscelino por escolher a capital maranhense para colocar em prática essa importante medida que visa melhorar os serviços prestados pelas operadoras.

“Primeiro, gostaria de parabenizar o ministro Juscelino por essa importante medida. São Luís foi a primeira capital do País a receber essa ação. Sabemos que o serviço de telefonia móvel é essencial, mas ainda é cheio de falhas”, frisou.

Álvaro Pires disse ainda que, a partir dos resultados apurados na blitz, as operadoras terão um prazo para melhorar a qualidade do sinal para que os consumidores tenham uma telefonia móvel de qualidade. Ele disse ainda que espera que iniciativas como essas possam ajudar a melhorar a prestação deste serviço.

“Por ser um serviço essencial, e como tal, o artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor determina que ele seja prestado de maneira adequada, eficiente, segura e contínua. Esperamos que iniciativas como essas possam ajudar a melhorar a prestação deste serviço”, completou.

CPI foi sugerida

Desde o início desta legislatura, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor tem atuado para resolver a falta de sinal das operadoras de telefonia móvel, tanto para ligações telefônicas como para acesso à internet, que tem sido frequente na cidade.

Visando resolver alguns desses problemas enfrentados pelos cidadãos ludovicenses, o parlamentar apresentou o requerimento n.º 0979/2023 na Câmara de São Luís, em 28 de junho, para criar a Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para apurar a responsabilidade por danos causados ao consumidor na prestação inadequada de serviços de telefonia móvel oferecidos pelas operadoras existentes na capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário