Ocorrerá, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, no Centro Pedagógico Paulo Freire da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o 1º Congresso Maranhense de Psicologia. Com o tema “Pluralidade e Presença da Psicologia no Maranhão", o evento pretende reunir estudantes e profissionais da área para diálogo acerca de temas marcantes para a profissão e seu impacto no bem-estar social, fomentando a construção de ações e políticas públicas ligadas à prática da Psicologia no Maranhão.
Luís Furtado, docente do Departamento de Psicologia da UFMA, explica: “o evento é um congresso profissional, então será um espaço de debate, articulação e aprendizagem voltados para a categoria, que terá oportunidade de mostrar o seu fazer no território maranhense. O corpo discente também é bem-vindo, uma vez que entendemos que essa aproximação é necessária para evidenciar àquelas pessoas que estão em formação em Psicologia qual é o cenário da profissão, tanto no Maranhão quanto no Brasil”.
Integralizando a UFMA ao Conselho Regional de Psicologia do Maranhão (CRP-MA), a programação do Congresso abordará temas como a Psicologia clínica do esporte, saúde do trabalhador, ética e práticas de cuidado junto aos povos originários e tradicionais do estado.
“O Congresso é uma atividade prevista na Resolução CRPMA 01/2022. A escolha do lugar para realização do evento foi um desafio à parte, e quando a UFMA foi pensada como uma parceira nesse processo, contatamos o Departamento de Psicologia na pessoa da Dra. Francisca Cruz, que acolheu prontamente a proposta e articulou os setores para que tivéssemos as informações necessárias para pensar um evento dessa magnitude nas dependências da instituição.”, explica Luís Furtado.
Com mesas redondas, conferências, palestras, oficinas, minicursos e lançamento de livros, o Congresso surgiu de uma articulação entre o CRP-MA e o Departamento de Psicologia da Universidade, sendo aberto a público e mobilizando os docentes da área no estado. O professor Luís Furtado detalha:
“A programação está ampla e diversificada. Teremos dois seminários: um da Psicologia do esporte e outro da Comissão de Direitos Humanos sobre práticas de cuidado junto aos povos originários e quilombolas do MA; além de mesas redondas com temáticas diversas, como: Avaliação psicológica, Clínica psicológica, Psicologia Jurídica, Saúde do Trabalhador, Saúde mental e RAPS, Morte e luto no contexto hospitalar, Neuropsicologia, Psicologia do tráfego, psicologia e religião, psicologia na assistência a pessoas com TEA no MA; oficinas, lançamento de livros, apresentações orais e muito mais. Nas mesas teremos alguns convidados de fora, que tem produção e são referências na temática em questão. Entretanto, valorizamos muito também as psicólogas e psicólogos maranhenses que são pesquisadores, tem uma prática reflexiva e impactam de forma relevando o desenvolvimento da Psicologia no Maranhão. A esses colegas estendemos os convites também para compor mesas e realizar oficinas.”
Mais informações sobre o 1º Congresso Maranhense de Psicologia estão disponíveis no site do evento.
Por: Lucas Cássio
Nenhum comentário:
Postar um comentário