quinta-feira, 18 de julho de 2024

Novo ensino médio: especialistas apontam incertezas


O novo ensino médio estabelece que os estudantes brasileiros da educação básica terão a ampliação da carga horária total para os três anos do ensino médio. O texto do projeto aprovado pela Câmara dos Deputados aumenta a carga horária anual da formação geral básica nas disciplinas tradicionais, como: Português, Matemática, inglês, Ciências Humanas e da Natureza. Já o espanhol será optativo. O projeto aguarda agora a sanção presidencial.

Confira como a divisão de carga horária ficará caso o texto seja sancionado como está: 

  • 2.400 horas destinadas à formação geral básica; sendo 5 horas diárias de aulas distribuídas em 200 dias letivos;
  • 600 horas para itinerários formativos (em que o aluno escolhe o que vai estudar) divididos em: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas.

Medidas imediatas e futuras para ensino público e privado

Pela legislação atual, a elaboração dos itinerários formativos compete ao Ministério da Educação. Porém, a reforma prevê que os itinerários serão elaborados pelo Conselho Nacional de Educação – que deverá ser composto por membros da sociedade civil indicados pelo Ministério da Educação (MEC).

A reforma do ensino médio prevê que, na rede pública, as secretarias de Educação deverão estabelecer a quantidade de itinerários a serem ofertados, mas cada escola precisa ter pelo menos dois. Já na rede privada, cada instituição pode decidir como cumprir a medida.

Segundo o texto, até o fim deste ano, o MEC, juntamente com a participação dos sistemas de educação estaduais e distrital de ensino, formulará novas diretrizes nacionais para o aprofundamento das áreas de conhecimento. A implementação das regras deve ser a partir de 2025.

A previsão é de que secretarias estaduais e distrital de educação elaborem planos de ação para a implementação escalonada das alterações promovidas pela futura Lei. Já os estudantes que estiverem cursando o ensino médio na data de publicação da futura lei terão uma transição para as novas regras. 

A coordenadora do Ensino Médio do Colégio Humboldt, de São Paulo–SP, Talita Marcilia, destaca a maior dificuldade para implementação das medidas ano que vem. “O maior desafio para 2025 sobre a implementação é a mudança na matriz para acomodar a nova carga horária da formação geral básica, mas para as escolas públicas isso deve facilitar devido à atribuição de professores”, opina. 

Talita Marcilia também menciona que ainda não está claro no projeto as competências e habilidades esperadas para a formação geral básica e para os itinerários formativos. 

“Ainda é um tiro no escuro, porque não houve nenhuma declaração formal dos grandes vestibulares, então o Inep ainda não se pronunciou. O Enem desse ano ainda fica como sempre foi. Não houve um pronunciamento das grandes estaduais, que são referências educacionais. Então a gente ainda para 2025 opera sem ter certeza sobre a questão da divisão entre itinerário formativo e formação geral básica”, ressalta Talita Marcilia.

Maior carga horária: como ficam os professores?

Pelo texto, aos professores serão destinados programas e projetos de formação continuada com orientações didáticas e reflexões metodológicas acerca do novo formato dos anos finais da educação básica. 

O coordenador do Colégio Militar em Brasília e mestre em História Social pela UnB, Isaac Marra, avalia as ações de formação continuada para os docentes como algo positivo e importante para a adaptação ao novo formato, porém aponta inconsistências no projeto, como o aumento na carga horária das disciplinas tradicionais e a redução em relação aos itinerários formativos. 

“Apenas joga um volume de trabalho sem equacionar e dinamizar os resultados, sobretudo quando se desrespeita a equidade salarial. É colocar os professores numa linha de frente do trabalho efetivo e não os condicionar e não oportunizar a eles de fato a qualificação e a competência necessária para essa eficácia prática”, pontua.

Talita Marcilia avalia que reduzir a carga horária dos itinerários formativos significa um retrocesso em comparação à lei de 2017. Para ela, outros tópicos poderiam ser modificados, como a remuneração dos professores. 

“Quando a gente amplia a formação geral básica e tira o itinerário formativo, é um retrocesso. Talvez fosse possível pensar em outros ajustes. Nesse contexto, não se pensou em melhorar a remuneração do professor, em fazer um investimento real de formação para o professor”, destaca.

Sustentabilidade da reforma

Isaac Marra demonstra preocupação no que diz respeito à sustentabilidade da implementação da reforma em relação aos recursos e investimentos pelo poder público. Para Isaac, a incerteza sobre a sustentação das medidas pode prejudicar os indicadores educacionais, caso as secretarias educacionais não consigam sustentar as alterações.

“Essa formação continuada e implementação dessas novas regras exigem um investimento robusto, um investimento significativo. Sem garantir essa remuneração adequada, dificilmente o Ministério da Educação, secretarias de Educação, vão conseguir atrair e reter profissionais qualificados, o que acaba comprometendo tanto a qualidade do serviço oferecido como os resultados e os índices oficiais”, alerta Isaac Marra.

O especialista em orçamentos públicos pelo ISC/TCU, Cesar Lima, analisa que com a nova norma, a necessidade de mais contratação de mais profissionais, além dos custos de funcionamento, saio para beber e luz, trarão impacto para os cofres públicos. Ele aponta possíveis dificuldades de municípios brasileiros.

“Essa obrigatoriedade de várias metas já para serem cumpridas, a partir de 2025, vai trazer os mesmos problemas que você já tinha antes dessa nova reforma, porque há a criação de obrigações para os municípios que, no entanto, não têm a correspondente receita para arcar com isso. Com certeza, vários desses pontos serão objetos de contestação ou mesmo deixarão de ser cumpridos pelos municípios”, diz o especialista.

“Claro que uma hora alguma atitude por parte do governo federal vai ter que ser tomada no sentido de garantir o financiamento dessas novas obrigações”, prevê Cesar Lima.

Para Isaac Marra, as inconsistências sobre a sustentabilidade da implementação do novo ensino médio levanta suspeitas sobre a qualidade do processo.

“A relativização dessa formação continuada e a imprecisão de como será feita a implementação da nova carga horária associada aos itinerários informativos e à orientação dos professores geram preocupação e levantam suspeitas da efetiva qualidade desse processo”, expõe.

Ensino técnico e oferta de escolas à noite

Uma das mudanças propostas pelo Senado e mantida pela Câmara foi a determinação de que os estados deverão manter, na sede de cada município, pelo menos uma escola pública com oferta de ensino médio regular no turno noturno. 

Porém, a exigência dependerá da existência de demanda manifestada e comprovada pela matrícula, na forma da regulamentação do respectivo sistema de ensino.

A oferta de formação técnica compreende a carga horária mínima da formação geral básica e será de 1.800 horas, sendo até 300 horas destinadas ao aprofundamento de estudos de conteúdos da Base Nacional Comum Curricular relacionados à formação técnica profissional oferecida. As outras 900 horas restantes ficarão destinadas às aulas do curso técnico escolhido pelo estudante em caso de oferta pela escola – totalizando, assim, 3.000 horas.

A União, os estados e o Distrito Federal implementarão, por regulamento, estratégias previstas na Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.

Enem 

A partir de 2027, ano em que os alunos que começarem o Ensino Médio em 2025 estarão no último ano do ensino médio, a previsão é de que sejam cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tanto as disciplinas da formação geral básica tradicionais quanto os conteúdos dos itinerários formativos.


quarta-feira, 17 de julho de 2024

‘Café com Notícias’ aborda visitação a museus maranhenses neste período de férias


 Agência Assembleia/ Foto: Miguel Viegas

O ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira (17), na TV Assembleia, recebeu a diretora do Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM) e coordenadora da Rede Estadual de Museus, Amélia Cunha. Em conversa com a jornalista Márcia Carvalho, a gestora falou sobre a importância desses espaços culturais e a programação definida para o período de férias.

Segundo Amélia Cunha, a Rede Estadual de Museus abrange gestores do Maranhão inteiro. “Dentro dessa rede, além dos museus que são geridos pelo governo estadual, a gente tem espaços de outras instâncias, como museus privados, virtuais, do interior, e a gente tem também Pontos de Memória e Pontos de Cultura, que são outra forma de trabalhar acervos e memórias”, observou.

A gestora ressaltou que os museus vão além do espaço físico e são mais que uma reserva de acervos físicos. E, com a chegada do período de férias, esse é um momento para conhecer esses espaços e um pouco mais sobre a história, a cultura, a culinária e diversos outros aspectos do estado.

“A cada visita que você faz aos museus, você consegue enxergar um espaço diferente daquele que você viu há dois, três, 10 anos. E isso acontece porque os museus tem os educadores, os mediadores. Cada pessoa que te leva para passear pelos corredores, para conhecer o acervo, vai dar a sua visão de museu, sua visão acerca daquele objeto”, ressaltou.

Segundo Amélia Cunha, a “mágica” dos museus está também na sua reserva técnica, que possibilita ao público que, a cada nova visita, possa visualizar uma peça nova, uma exposição diferente, para além das permanentes, permitindo ter uma visão diferente do mesmo museu.

Amélia Cunha elencou espaços que podem ser visitados durante as férias, caso do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Museu de Arte Sacra, Museu de Artes Visuais, Museu da Gastronomia, Museu do Reggae, Cafua das Mercês, entre outros.

“Os museus são um grande banco de pesquisa, uma porta de entrada para o conhecimento, um conhecimento ilimitado, e que podem ser visitados não apenas nas férias. São também uma oportunidade para a gente fazer essa troca com a própria família, com os amigos e, mais importante, é que qualquer pessoa pode visitar um museu, de forma gratuita”.

 O ‘Café com Notícias’ é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

"Duarte consegue agregar vários partidos e parcerias com o Governo Federal e o Governo do Estado", diz Pedro Lucas.


 O União Brasil reuniu todos os seus pré-candidatos a vereador para um encontro com Duarte Jr. (PSB), nome que será apoiado pelo partido na eleição para a Prefeitura de São Luís. O encontro ocorreu na noite desta terça-feira (16) e foi a ratificação de que a sigla e seus partidários estarão marchando ao lado do socialista no pleito da capital maranhense.


O presidente do União Brasil no Maranhão, deputado federal Pedro Lucas, enfatizou em seu discurso que apoiar Duarte foi uma decisão não só local, mas também nacional. "Ninguém ganha só. E o Duarte consegue agregar vários partidos, parcerias com o governo federal, parcerias com o governo do Estado, e eu não tenho dúvida, vamos ganhar a eleição juntos", ressaltou.

O coordenador-geral da campanha, Marcus Brandão, elogiou a qualidade do time de pré-candidatos montado pelo União Brasil e destacou a competência, disposição e maturidade do pré-candidato, que conseguiu reunir 12 partidos em torno do seu nome.

"Eu vejo hoje o Duarte unir todas essas qualidades para a gente conseguir o melhor governo para São Luís. Juntando o vereador, o líder de bairro, o prefeito, o governador e o governo federal. Essa estadia que ele tem passado em Brasília amadureceu demais ele, que tem trânsito em todos os ministérios. Nada melhor do que um prefeito que tenha essa abertura", pontuou Marcus Brandão.

Já o presidente municipal do União Brasil, vereador Marquinhos, explicou que política não se faz só e por isso é importante ter um prefeito parceiro do Poder Legislativo. "Acredito que o Duarte amadureceu e está forte mentalmente. Ele aprendeu a fazer política. Tem um excelente trâmite em Brasília. Você está preparado e estamos aqui para somar, para ir para a guerra juntos", afirmou Marquinhos.

Duarte encerrou a reunião realçando a alegria e emoção de fazer parte desse momento. "Há quem pense que pode fazer tudo só. Se quer fazer bem feito e de fato melhorar a vida das pessoas da sua cidade, você precisa de um time. Ter o apoio de vocês é uma grande honra. O União Brasil vai chegar na Prefeitura para a gente fazer mais", finalizou o pré-candidato a prefeito.