domingo, 2 de fevereiro de 2025

CONCURSO POLICIA FEDERAL: 2.000 VAGAS QUAL A IDADE MAXIMA

Além do concurso para área policial, a PF contará também em 2025 com um concurso voltado apenas para a área administrativa

novo concurso para Polícia Federal já está certo de acontecer neste ano de 2025. O Governo Federal já concedeu a autorização para o preenchimento de 2.000 vagas para os cargos da área policial da corporação. No entanto, vale destacar que ainda não foi definido o quantitativo de vagas para cada carreira. “Teremos vagas para todos os cargos policiais: delegado, escrivão, agente, perito e papiloscopista. Agora vamos nos sentar com as nossas equipes para ver quantas vagas para cada cargo e aí poderemos anunciar esse quantitativo e os valores”, informou o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

E se você está de olho nessa oportunidade, continue acompanhando o texto para ficar por dentro de todas as exigências do concurso, inclusive, se existe restrição quanto a idade dos participantes.

Autorização foi anunciada após reunião com o presidente

A autorização oficial foi anunciada nessa quarta-feira, dia 29, após reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

A portaria que trará a confirmação do certame deve ser publicada em até duas semanas, segundo a própria ministra da Gestão. “Estamos fazendo esse anúncio agora para que esse concurso possa ser iniciado o mais breve possível”, explicou a ministra.

Segundo o ministro da justiça, o novo concurso da Polícia Federal contará com uma oferta de 2.000 vagas, sendo 1.000 para contratação imediata ainda em 2025 e outras 1.000 para ingresso em 2026.

“Serão 2 mil policiais federais distribuídos por todo o Brasil e que serão muito importantes no combate ao crime organizado, na segurança das nossas fronteiras e no combate ao crime ambiental”, enfatizou o ministro.

Quando sai o edital?

Com a autorização anunciada, o concurso para Polícia Federal deve ter o edital publicado em breve. No entanto, a data certa depende da publicação da portaria, uma vez que o prazo é estipulado a partir disso. Com a portaria publicada, o órgão terá o prazo máximo de seis meses para lançar o edital, o que deve ocorrer, tendo como base a data prevista para liberação da portaria, até o mês de agosto.

Tem limite de idade?

O concurso para Polícia Federal  pode levantar uma série de dúvidas nos interessados, especialmente no que diz respeito aos requisitos mínimos, como a idade. Neste caso, é bom saber que o órgão exige que os candidatos tenham mais de 18 anos para participar. No entanto, não existe uma idade máxima, ou seja, candidatos de qualquer idade podem se inscrever e concorrer a uma das vagas. A única limitação que deve ser respeitado é quanto a idade para aposentadoria compulsória, ou seja, quando um trabalhador é obrigado a se aposentar ao atingir uma determinada idade. No caso dos servidores públicos, essa idade é atualmente de 75 anos.

Cargos e salários da Polícia Federal

Delegado – Para ser delegado da Polícia Federal é necessário ter formação completa em direito e Carteira Nacional de Habilitação, além de experiência comprovada de, no mínimo 3 anos, na área jurídica. O salário pode chegar a R$ 41.350,00 ao final da carreira.

Escrivão, Agente e Papiloscopista – Para esses cargos, as exigências são as mesmas: formação ao nível superior em qualquer área, além de Carteira Nacional de Habilitação. O salário pode chegar até R$ 15.710,10.

Perito Criminal – Já para quem deseja seguir carreira como perito criminal da Polícia Federal é necessário ter formação em uma das seguintes áreas:

  • Área 1: graduação em Ciências Contábeis ou em Ciências Econômicas;
  • Área 2: graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações ou em Engenharia de Redes de Comunicação;
  • Área 3: graduação em Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Redes de Comunicação ou em Informática;
  • Área 4: graduação em Engenharia Agronômica;
  • Área 5: graduação em Geologia;
  • Área 6: graduação em Engenharia Química, Química Industrial ou em Química;
  • Área 7: graduação em Engenharia Civil;
  • Área 9: graduação em Engenharia Florestal;
  • Área 12: graduação em Medicina;
  • Área 14: graduação em Farmácia.

O salário do cargo pode chegar a $ 27.800,00.

Provas e seleção

Apesar do edital ainda não ter data prevista, é possível ter uma ideia de como será realizada a seleção tendo como base o último edital que, na época, contou com 1.500 vagas para agente de polícia, escrivão de polícia, papiloscopista e delegado.

Na ocasião, o edital exigiu dos candidatos a realização de prova objetiva, discursiva, exame de aptidão física, avaliação médica, prova oral, prática de digitação (escrivão), entre outros a depender de cada cargo.

Polícia Federal já tem concurso autorizado para administrativos

Além do concurso para área policial, a PF contará também em 2025 com um concurso voltado apenas para a área administrativa. O certame foi autorizado no dia 06 de dezembro e terá uma oferta de 192 vagas para o cargo de agente administrativo, único da Polícia Federal que exige nível médio, e cargos de nível superior em diferentes áreas. Para saber mais sobre esse concurso clique aqui e leia a matéria completa.

 

*Câmara de São Luís inicia os trabalhos legislativos nesta segunda, 03*

A Câmara de São Luís realizará a solenidade de abertura dos trabalhos legislativos da nova Legislatura na próxima segunda-feira (03), a partir das 9h.

O evento terá início com o hasteamento de bandeiras no pátio da Câmara. Em seguida, acontecerá a sessão solene no plenário Simão Estácio da Silveira, conduzida pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor (PSB).

“Iniciaremos os trabalhos com o compromisso que anunciamos quando fomos eleitos: trabalhar todos os dias pela melhoria e ampliação das políticas públicas para que serviços e ações cheguem à população, especialmente aos que mais precisam”, ressaltou Paulo Victor.

Foram convidados para a solenidade de abertura o governador e o vice-governador do Maranhão, o prefeito e a vice-prefeita de São Luís, os presidentes da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), do Ministério Público, da Defensoria Pública do Estado do Maranhão e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), dentre outras autoridades.

A solenidade que marca o início oficial das atividades parlamentares será transmitida ao vivo pelo canal da Casa no YouTube.

*Votação da LOA*

Também na segunda-feira, 03, será realizada uma sessão extraordinária para votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025, prevista para iniciar a partir das 11h.

A LOA para 2025 prevê tanto a receita quanto a despesa do município de São Luís em cerca de R$ 5,4 bilhões. Esse valor representa as projeções financeiras para o ano e define o montante de recursos que serão aplicados nas diversas áreas da administração pública.

*SERVIÇO:*

O que: Abertura dos trabalhos legislativos.

Quando: Nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro.

Horário: A partir das 9h00.

Onde: No Plenário Simão Estácio da Silveira, com transmissão nos canais oficiais da Câmara, no Youtube e Facebook.

 

Piso da enfermagem: possível equiparação salarial entre auxiliares e técnicos causa pouco impacto financeiro, defende Cofen

Em meio aos debates sobre a reivindicação dos auxiliares de enfermagem pela equiparação salarial com os técnicos da categoria, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) considera que, a depender do caso específico, igualar as remunerações seria justo e não elevaria os custos de forma expressiva. 

Ao Brasil 61, o vice-presidente da entidade, Daniel Menezes, explicou que, pelo que prevê a legislação, auxiliar e técnico de enfermagem desempenham atividades distintas, porém, na prática, alguns desses profissionais contam com registros para atuar das duas formas. Diante disso, esse grupo é contratado como auxiliar, mas lhes são atribuídas tarefas específicas para técnicos.  

“O que ocorre é que, muitos dos auxiliares de enfermagem têm a formação de técnico de enfermagem e, nesse sentido, nós entendemos que, nesses casos específicos, a equiparação salarial até faz sentido, como forma de reconhecer a execução das atividades de técnico para aquele que é devidamente formado e habilitado para essa categoria, e que as instituições de saúde repassam a esses tarefas mais complexas, que são aquelas que estão previstas na lei do exercício profissional”, destaca. 

Segundo Menezes, nos últimos anos, houve uma redução significativa na quantidade de auxiliares de enfermagem, por conta da formação que eles têm feito para técnico. Com isso, ele entende que, atualmente, a maioria dos profissionais são técnicos de enfermagem, o que não acarretaria num aumento significativo de despesas caso a equiparação seja efetivada. 

“Apenas uma parcela pequena mantém o registro e atua como auxiliar de enfermagem, especialmente aqueles que ingressaram no serviço público por meio de concurso público, através do cargo de auxiliar de enfermagem”, pontua. 

Ainda segundo o vice-presidente do Conselho, enquanto os auxiliares de enfermagem representam 470 mil inscrições, as de técnico são praticamente 1,9 milhão. Desses, a grande maioria tem duplo registro que atendem às duas categorias. 

Na avaliação do especialista em orçamento público Cesar Lima, a equiparação terá, de fato, um impacto fiscal nas contas públicas, uma vez que pode representar mais aplicação de recursos públicos para fazer a compensação financeira que garante o pagamento do piso dessas categorias. Outro impacto, segundo ele, poderia ser causado na empregabilidade dos auxiliares na rede privada.

“Do lado privado, acho que pode ser um erro dos auxiliares, porque quando um hospital vir que, para ele, tanto faz contratar um técnico quanto um auxiliar, claro que ele vai preferir ficar com o técnico em detrimento dos auxiliares. E do lado público, com certeza terão que ser feitos ajustes orçamentários para arcar com esses novos custos”, considera.