quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Dr Joel propõe que preenchimento da Caderneta da Criança seja obrigatório em São Luís

 

Está em análise na Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei Nº 391/2025, apresentado pelo vereador Dr. Joel (PSD), que determina a obrigatoriedade do preenchimento integral, contínuo e legível da Caderneta da Criança. Se aprovada, a medida alcançará todas as crianças de 0 a 9 anos atendidas nas redes pública e privada de saúde da capital.

 Segundo o parlamentar, a medida é necessária devido ao grande número de cadernetas desatualizadas ou preenchidas apenas parcialmente, o que prejudica o diagnóstico precoce de doenças, o acompanhamento do crescimento e o controle vacinal. “O PL busca fortalecer políticas públicas voltadas à primeira infância, integrando saúde, educação e proteção social, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente”, destacou o Dr. Joel.

 A proposta estabelece que os profissionais de saúde devem registar na caderneta dados antropométricos, marcos de desenvolvimento, situação vacinal, consultas, exames e orientações nutricionais durante cada atendimento, garantindo o acompanhamento adequado da saúde infantil. O projeto também envolve as instituições de ensino da Educação Infantil e do Fundamental I.  

As escolas deverão solicitar a caderneta no ato da matrícula, verificar a atualização dos registros e encaminhar às Unidades Básicas de Saúde os casos de ausência ou dados desatualizados. A matrícula não poderá ser negada por falta de documentação completa, mas, se a situação não for regularizada em até 60 dias, o Conselho Tutelar deverá ser acionado.

 Além disso, o texto obriga a Secretaria Municipal de Saúde a promover campanhas educativas, realizar formações periódicas para profissionais da saúde e da educação e garantir a distribuição gratuita da Caderneta da Criança, especialmente em hospitais e maternidades. O projeto foi encaminhado às comissões de Justiça e Saúde no dia 25 de novembro e aguarda parecer.

Veja como a FAB garante a segurança do lançamento do foguete sul-coreano no interior do Maranhão

 

A segurança do lançamento do foguete HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, é o eixo central da Operação Spaceward, em Alcântara–MA. Na semana que antecede o primeiro lançamento comercial a partir do território nacional, foram reforçados os protocolos que asseguram a proteção total das pessoas, das instalações e do próprio veículo durante cada fase da missão.

A iniciativa, coordenada pela Força Aérea Brasileira (FAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), simboliza a entrada definitiva do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais e abre novas oportunidades para geração de renda e investimentos no setor espacial.

Sul-coreanos iniciam integração de cargas no foguete no Centro de Lançamento da Força Aérea Brasileira no Maranhão

O lançamento do foguete HANBIT-Nano está confirmado para o dia 22 de novembro, a partir do CLA, no Maranhão.

 Por se tratar do voo inaugural do foguete, todas as etapas seguem padrões ampliados de controle, monitoramento e mitigação de riscos.

Nosso compromisso é manter cada fase da operação dentro dos limites de risco estabelecidos pelo Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). A FAB oferece à Innospace uma estrutura robusta, que inclui inteligência, prevenção de acidentes e monitoramento integral do comportamento do foguete em voo. Tudo é acompanhado em tempo real, de forma técnica e coordenada”, explica o responsável pela Assessoria de Segurança Operacional da Operação Spaceward, Capitão Engenheiro Eduardo Lopes Pinho.

Riscos mapeados – A segurança no CLA é estruturada em três eixos complementares: segurança orgânica, de superfície e de voo. Cada eixo atua em fases distintas da operação, mas de forma integrada, compondo uma malha de proteção contínua que garante o controle de todas as etapas do lançamento.

Operação para lançar foguete sul-coreano no Brasil é ampliada até 22 de dezembro

Com a decisão conjunta, que vai permitir novos testes de segurança no veículo e garantir máxima confiabilidade, a data da primeira tentativa foi reagendada para

Na segurança orgânica, o foco está no controle de acesso às áreas sensíveis, na vigilância das instalações e na atuação de inteligência. Essa camada é responsável por impedir a presença de pessoas não autorizadas em zonas críticas e assegurar que materiais estratégicos sejam manipulados dentro dos padrões estabelecidos.

Já a segurança de superfície cobre todas as atividades realizadas em solo, desde a preparação do veículo até o manuseio de combustíveis, ferramentas e equipamentos energéticos. É nessa etapa, inclusive, que bombeiros, equipes médicas, engenheiros e técnicos trabalham lado a lado na prevenção de acidentes, no atendimento a emergências e na fiscalização das normas de segurança.

A segurança de voo é a atividade que exige maior concentração durante o lançamento, quando ocorre o monitoramento em tempo real do foguete, desde o acionamento do motor até o fim da trajetória. Qualquer desvio do corredor de voo é identificado imediatamente, permitindo o acionamento dos sistemas de interrupção da missão quando necessário, garantindo a integridade das equipes e das áreas sob risco.

Para o lançamento inaugural do HANBIT-Nano, o foguete será operado sob protocolos de segurança equivalentes aos padrões internacionais. No CLA, todas as áreas trabalham com redundância, checagens cruzadas e monitoramento contínuo para garantir a confiabilidade da missão. “Um veículo que voa pela primeira vez traz incertezas naturais, e isso é previsto nos nossos sistemas. A prioridade é garantir que, caso ocorra alguma anomalia, o evento seja contido com rapidez e sem risco para as pessoas ou para as áreas externas”, afirma o Capitão Pinho.

Apesar da alta complexidade das atividades espaciais, o CLA mantém um controle preciso e contínuo de todos os parâmetros operacionais. Os sistemas são projetados com margens amplas de segurança e redundância total nas áreas críticas, assegurando que cada etapa ocorra dentro dos mais altos padrões de confiabilidade. “A atividade espacial envolve risco, mas risco administrado, acompanhado e mantido dentro de limites aceitáveis. O essencial é que, se houver falha, ela seja contida e nunca se transforme em perigo para a população”, reforça o Capitão Pinho.

O que fazer em caso de anomalia – Diante da identificação de qualquer comportamento fora dos parâmetros de voo planejados, é executada uma sequência operacional predefinida, que envolve a detecção da anomalia, a avaliação imediata e o eventual acionamento do Sistema de Terminação de Voo (FTS), responsável por encerrar a missão com segurança.

Posteriormente, equipes técnicas realizam o isolamento da área e conduzem a coleta e análise dos dados para subsidiar as investigações. A FAB coordena a governança da segurança e fornece toda a infraestrutura operacional. A responsabilidade técnica pelo desempenho do foguete é da Innospace, conforme estabelecido nas normas da AEB para lançamentos comerciais.

Havendo necessidade de interromper o voo, a equipe de segurança mantém total controle do veículo, mesmo diante de uma falha. A FAB aciona um comando remoto que desativa instantaneamente a propulsão do foguete, impedindo que ele continue sua trajetória. “A estrutura do veículo é propositalmente rompida para que o combustível remanescente seja consumido de forma controlada. Sem força motriz e sem capacidade de continuar voando, o foguete perde sustentação e desce rumo ao mar, exatamente em uma área previamente delimitada, planejada para não oferecer qualquer risco à população, às equipes envolvidas ou às instalações da FAB”, explica o Coordenador-Geral da Operação, Coronel Engenheiro Rogério Moreira Cazo.

O oficial salienta, ainda, que durante a fase de planejamento da operação, a trajetória do veículo e seus possíveis modos de falha foram amplamente discutidos ao longo de cerca de dois anos entre a equipe da Segurança de Voo da FAB e a empresa. “Desse processo resultaram regras bem definidas de análise, que oferecem base sólida para decidir quando os comandos de terminação de voo devem ser enviados em caso de anomalias”, complementa.

Atuação conjunta com outras instituições – A operação envolve uma rede de cooperação entre diferentes instituições. Nesse cenário, a FAB atua também com o envolvimento de outras organizações militares, como o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), emitindo Avisos aos Aeronavegantes, conhecidos como NOTAMs, referente ao fechamento ou à restrição de determinada porção do espaço aéreo.

O documento mais recente, emitido na terça-feira (11/11), estabelece que o espaço aéreo sobre uma área do CLA ficará fechado das 12h às 23h59, no período de 17 de novembro a 2 de dezembro. Além disso, equipes de bombeiros militares, médicos, especialistas em materiais perigosos e profissionais do CLA permanecem em prontidão em todas as fases, desde a preparação do veículo até o pós-lançamento.

A operação conta, ainda, com a atuação da Marinha do Brasil (MB), que emite avisos para restringir temporariamente a navegação marítima na área de risco durante lançamentos aeroespaciais com possibilidade de queda de estágios ou fragmentos no mar. Os comunicados podem ser: Aviso aos Navegantes (AvNav), divulgado antecipadamente nos sistemas náuticos, informando a área a ser evitada; e Aviso-Rádio Náutico e Busca e Salvamento (SAR), transmitido por rádio para alertar embarcações próximas durante a atividade. Essas medidas visam reduzir o risco de impacto e proteger a vida humana no mar durante o lançamento.

Existem diversos outros entes envolvidos. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) acompanha os aspectos ambientais durante todo o processo. A Defesa Civil atua nos cenários de contingência. A AEB supervisiona o cumprimento das normas regulatórias. A Agência Aeroespacial da Coreia do Sul (KASA, do inglês Korea Aerospace Administration) acompanha os aspectos técnicos relacionados ao veículo. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atua no monitoramento do espectro eletromagnético para evitar interferências e detectar drones não autorizados.

Todos operam em sinergia no dia do lançamento, seguindo protocolos e mapas de risco previamente alinhados.

Operação Spaceward – A Spaceward é resultado do edital de chamamento público lançado pela AEB em 2020. A Innospace assinou contrato com o Comando da Aeronáutica em 2022. O HANBIT-Nano, que levará cinco satélites e três experimentos, será o primeiro foguete comercial lançado a partir do território brasileiro.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

ROSÁRIO: CONCURSO DA PREFEITURA TEM 45 VAGAS DE ATÉ R$ 5 MIL

 



Município de Rosário–MA publica edital com normas para concurso público de 45 vagas em diversos cargos da administração. Período de inscrição vai de dezembro a janeiro de 2026.

A Prefeitura de Rosário, cidade do estado do Maranhão, acaba de lançar um edital de concurso público que servirá para preencher 45 vagas em vários cargos municipais. As inscrições começam no dia 5 de dezembro.

05/12/2025
05/01/2026
18/01/2026
R$ 5.000,00
45
20/01/2026
Anexos

Poderão se inscrever no concurso profissionais de ensino médio e superior e os salários oferecidos variam entre R$ 1.518,00 e R$ 5.000,00, dependendo do cargo a ser ocupado pelo candidato.

O concurso público será executado pelo Instituto Social da Cidadania Juscelino Kubitschek - IJK, e há reserva de vagas para pessoas com deficiência, pessoas pretas, pardas e indígenas. Confira as oportunidades abertas.

Cargos e Vagas

CargoRequisitos MínimosSalário Inicial (Carga Horária)Vagas (A.C / C.R / PcD / PPI)
Professor de Educação InfantilDiploma de graduação em Pedagogia ou curso Normal Superior, com Habilitação em Educação Infantil.R$ 4.867,78 (40h)A.C: 10 / C.R: 05 / PcD: 02 / PPI: 03
Professor de InformáticaDiploma de graduação em Licenciatura em Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação ou Pedagogia com habilitação específica.R$ 4.867,78 (40h)A.C: 03 / C.R: 02 / PcD: - / PPI: 01
Nível Superior
Analista em Tecnologia da InformaçãoDiploma de graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação ou áreas afins, expedido por instituição reconhecida pelo MEC.R$ 2.500,00 (40h)A.C: 02 / C.R: 01 / PcD: - / PPI: - (Total: 02)
Arquiteto UrbanistaDiploma de graduação em Arquitetura e Urbanismo e registro no CAU.R$ 6.918,00 (30h)A.C: 01 / C.R: 00 / PcD: - / PPI: - (Total: 01)
Auditor Fiscal da Receita MunicipalDiploma de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Direito ou áreas afins, expedido por instituição reconhecida pelo MEC.R$ 3.500,00 (40h)A.C: 01 / C.R: 01 / PcD: - / PPI: - (Total: 01)
Engenheiro AgrônomoDiploma de graduação em Engenharia Agronômica e registro no CREA.R$ 5.000,00 (30h)A.C: 01 / C.R: 01 / PcD: - / PPI: - (Total: 01)
Engenheiro de ProduçãoDiploma de graduação em Engenharia de Produção e registro no CREA.R$ 5.000,00 (30h)A.C: 01 / C.R: 01 / PcD: - / PPI: - (Total: 01)
Engenheiro em Segurança do TrabalhoDiploma de graduação em Engenharia (qualquer modalidade) com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e registro no CREA.R$ 5.000,00 (30h)A.C: 01 / C.R: 01 / PcD: - / PPI: - (Total: 01)
Agente de TrânsitoEnsino Médio completo no ato da nomeação.R$ 1.889,00 (40H)A.C: 07 / C.R: 02 / PPI: 02 / PcD: 01 (Total: 10)
Auxiliar de TopógrafoEnsino Médio Completo no ato da nomeação.R$ 1.518,00 (40h)A.C: 01 / C.R: 01 / PcD: - / PPI: - (Total: 01)
Auxiliar Fiscal de TributosEnsino Médio Completo no ato da nomeação.R$ 1.518,00 (40h)A.C: 01 / C.R: 01 / PcD: - / PPI: - (Total: 01)
Auxiliar Fiscal de Obras e ServiçosEnsino Médio Completo no ato da nomeação.R$ 1.518,00 (40h)A.C: 02 / C.R: 02 / PcD: - / PPI: - (Total: 02)
Bombeiro CivilEnsino Médio Completo e Curso de Formação de Bombeiro Civil no ato da nomeação.R$ 1.518,00 (40h)A.C: 03 / C.R: 02 / PcD: 01 / PPI: - (Total: 04)
Fiscal AmbientalEnsino Médio Completo no ato da nomeação.R$ 1.518,00 (40h)A.C: 01 / C.R: 01 / PcD: - / PPI: - (Total: 01)

Os interessados poderão se inscrever via internet, no endereço eletrônico https://institutojkma.org entre os dias 05 de dezembro e 05 de janeiro de 2026. A taxa de inscrição varia entre R$ 105,00 e R$ 130,00.

A isenção do pagamento de inscrição da taxa de inscrição será concedida a inscritos no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal, doadores de medula óssea, conforme Decreto Federal n.º 11.016/2022. e mesários voluntários no Maranhão.