O Concurso Público Nacional Unificado, que vai selecionar, de uma só vez, funcionários para diversos órgãos do governo federal, já conta com 6.590 vagas no serviço público, de 20 entidades e setores, mas pode chegar a 9.000, disse nesta sexta-feira (29) a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. As provas estão previstas para ser realizadas em março de 2024, em duas etapas.
Entre os órgãos do governo que já aderiram ao processo unificado estão a Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), com a seleção de 502 funcionários; o, Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, com a abertura de 742 vagas; o Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), com 520; o MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) e transversais, com 1.480 oportunidades; o MS (Ministério da Saúde), com 220 postos de trabalho; e o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), com 900.
Alguns dos cargos oferecidos são analistas administrativo (137 vagas para o, Incra), analista técnico-administrativo (190 vagas para o MGI; 90 para a AGU; 45 para o MPO; 30 para o MPI; e 50 para o MDIC), agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal (100 oportunidades para o Mapa), analista em ciência e tecnologia (296 postos no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; 40 no Mapa) e analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas (275 para o IBGE), entre outros, que podem ser consultados neste link.
"Com uma inscrição, o candidato vai concorrer a todas as carreiras, o que aumenta suas chances e promove a igualdade", disse a ministra.
O concurso nacional foi regulamentado pelo decreto 11.722/2023, que prevê a seleção conjunta de candidatos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, por meio da aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal.
Esther Dweck contou que as duas etapas do concurso, com uma prova objetiva, de conhecimentos gerais, e uma prova dissertativa, para a avaliação de conhecimentos específicos de cada área, serão realizadas no mesmo dia, cada uma em um período, pela manhã e à tarde.
O objetivo do novo modelo de concurso, segundo a ministra, é promover a igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
Iracema Vale e comitiva de deputados receberam o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o presidente da Anatel, Carlos Baigorri
A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), acompanhada de uma comitiva de parlamentares, recebeu, nesta sexta-feira (29), na sala de reuniões da Presidência da Casa, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri. Na ocasião, o ministro anunciou que São Luís será a primeira capital do Brasil a receber a “Blitz do Monitoramento e da Inspeção da Qualidade do Serviço da Telefonia Móvel”.
O encontro teve como objetivo tratar de políticas públicas pertinentes à qualidade dos serviços de telefonia móvel no estado. A chefe do Legislativo maranhense destacou a importância dessa mobilização conjunta para solucionar esse que é um dos problemas recorrentes nos municípios do Maranhão.
“A reunião é fundamental e é uma continuidade do trabalho dos nossos deputados, que foram á Brasília, e uma resposta do compromisso do ministro Juscelino com o Maranhão. Esse encontro vai traçar um caminho para que a gente possa resolver os problemas que temos com relação à nossa telefonia”, assinalou Iracema Vale.
O ministro Juscelino Filho afirmou que o monitoramento e a inspeção serão feitos em parceria com as operadoras de telefonia, no intuito de buscar a melhoria do serviço onde não está tendo uma qualidade ideal para o uso da população.
“É nessa direção que estamos atuando, com a Anatel, para poder entregar resultados para a população, no que tange à prestação do serviço de telefonia móvel. Estamos dialogando com as operadoras e os encaminhamentos desta reunião serão tratados também com elas, que estarão presentes por meio de representantes nessas blitzes, localizando os gaps e vazios que existem em alguns pontos da cidade e buscando melhorar a qualidade do serviço”, frisou o ministro.
Agência Assembleia
Encontro teve como objetivo tratar de políticas públicas pertinentes à qualidade dos serviços de telefonia móvel no estado
Demandas
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, lembrou que, durante a realização do leilão do 5G, foi feita a contratação para a ampliação dos sinais 4G e 5G para além dos municípios. “Até 2028, todos os municípios terão o 5G e todas as localidades, ou seja, distritos, vilas, deverão ter o 4G. Estamos juntos e empenhados com o Ministério das Comunicações para que esse prazo seja antecipado e até o final de 2026, como está previsto no novo PAC, todos os municípios e localidades do Maranhão sejam atendidas ou com 4G, ou com o 5G”, garantiu.
Na reunião, o deputado Neto Evangelista (União Brasil), que liderou a comissão de parlamentares que foi à Brasília tratar do tema, apontou os principais pontos de São Luís em que o sinal de telefonia necessita de melhorias.
“Nós estamos muito satisfeitos com essa reunião com o ministro Juscelino, para podermos dar os encaminhamentos finais e entregar à população, inicialmente na Ilha de São Luís, uma qualidade do sinal de telefonia móvel. Tenho certeza que ao final da sua gestão frente ao ministério das Comunicações teremos uma internet com outro potencial ideal para os usuários não só do Maranhão, mas de todo o país”, declarou Neto Evangelista.
Também estiveram presentes os deputados Roberto Costa (MDB), Antônio Pereira (PSB), Ricardo Arruda (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Cláudio Cunha (PL), Fernando Braide (PSD), além dos deputados federais Márcio Honaiser (PDT) e Cléber Verde (MDB).
Fernando Braide ao lado da presidente do CRC-MA, Ana Lígia Coelho Martins, e representantes da categoria na mesa
A Assembleia Legislativa do Maranhão realizou Sessão Solene, nesta sexta-feira (29), no Plenário Nagib Haickel, alusiva ao Dia Estadual do Profissional de Contabilidade, comemorado em 22 de setembro. A solenidade foi presidida pelo deputado Fernando Braide (PSD), autor da iniciativa, por meio do requerimento n.º 294/2023.
O parlamentar destacou a importância do profissional de contabilidade para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e do Maranhão.
“É uma profissão que precisa ser mais reconhecida pelo seu trabalho e resultado que entrega à sociedade diariamente. Graças ao trabalho dos profissionais de contabilidade é que temos grandes empresas, que geram empregos, sucesso, inovação e desenvolvimento. Parabéns aos profissionais de contabilidade do Maranhão”, ressaltou.
O ato solene contou com presença de autoridades de várias esferas de governo, profissionais da área e convidados.
Além do deputado Fernando Braide, compuseram a mesa de honra a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC/MA), Ana Lígia Coelho Martins; a presidente da Academia Maranhense de Ciências Contábeis, Eulália das Neves Ferreira; o ex-presidente e Conselheiro Federal, Eraldo de Jesus Campelo; o vice-presidente da Câmara Técnica do CRC/MA, Fernando Henrique Rodrigues; vice-presidente de Administração do CRC/MA, Fernando José Leite Oliveira; e o vice-presidente da Associação dos Contadores Públicos do Maranhão, Nilton Luís Lima Prazeres.
Kristiano Simas
Deputado Fernando Braide com presidente do CRC-MA, Ana Lígia Coelho Martins, profissionais da contabilidade e demais autoridades
Reconhecimento
Eulália das Neves Ferreira, a qual foi a primeira mulher a presidir o CRC/MA, agradeceu a homenagem prestada pela Assembleia aos profissionais de contabilidade do Maranhão. “Esta Casa, ao longo do tempo, tem sido zelosa em reconhecer o trabalho prestado pelos profissionais de contabilidade do Estado do Maranhão. Hoje, no Brasil, temos 11 mulheres no comando do nosso Conselho. Temos avançado na valorização de nossa profissão, mas é preciso avançarmos mais ainda”, observou.
A presidente do CRC/MA, Ana Lígia Coelho Martins, também disse se sentir privilegiada em fazer parte dessa história e que estava muito honrada pela homenagem e reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aos profissionais de contabilidade maranhenses.
Kristiano Simas
Presidente do CRC/MA, Ana Lígia Coelho Martins, agradeceu a homenagem aos profissionais da contabilidade
“Agradeço a esta Casa e a todos que acreditam em nosso trabalho, em especial à presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), primeira mulher a presidir o Parlamento Estadual em 188 anos de história, e ao deputado Fernando Braide. A nossa profissão é uma das mais valiosas do mundo. Não descansamos nenhum momento na prestação de nossos serviços”, enfatizou.
A delegada regional do CRC/MA de Pedreiras, Erica Fernanda Luz Araújo, também agradeceu a Assembleia pela reverência à categoria. “É uma homenagem muito válida e grandiosa, pois nós ajudamos os órgãos públicos, como também o desenvolvimento das empresas e a movimentação da economia nacional. Somos gratos à Assembleia pelo reconhecimento e homenagem”, frisou.
Kristiano Simas
Sessão solene, realizada na Assembleia, foi prestigiada por profissionais da contabilidade e autoridades
Vereadores da Câmara fizeram parte da história não só do legislativo, mas de São Luís
No próximo domingo (01/10), será celebrado o Dia Nacional do Vereador. A data é uma homenagem à atuação dos agentes políticos mais próximos do povo que se dedicam ao desenvolvimento das cidades e foi instituída no país pela Lei federal nº 7.212, de 11 de julho de 1984.
Por isso, é preciso nesta data tão importante também olhar para trás e celebrar as figuras importantes na história da Câmara Municipal de São Luís que criaram novos caminhos e se tornaram grandes exemplos de admiração e força durante passagem pelo Palácio Pedro Neiva de Santana, sede do Legislativo ludovicense.
Os personagens incluem escritores e poetas, empresários, prefeitos, médicos e advogados, além de deputados e até dirigentes de clubes tradicionais em nosso estado.
Voz negra e pioneira
A Câmara de São Luís, em seus quatros séculos, teve várias mulheres ocupando o Plenário Simão Estácio da Silveira. No entanto, a ex-vereadora Lia Rocha Varella (in memoriam) foi a pioneira a fazer história. Em 1975, no mandato como vereadora, ela se elegeu a primeira (até hoje a única mulher) como presidenta da Casa.
Em 14 de agosto de 1978, foi chamada pelo então prefeito Ivar Saldanha a assumir interinamente a Prefeitura de São Luís, por causa da ausência do vice-prefeito. No dia seguinte, ela assumiu o Palácio de La Ravardière, tornando-se a primeira prefeita da cidade desde a sua fundação em 1612, sendo também a primeira mulher afrodescendente a assumir a prefeitura de capital brasileira.
Um vereador imortal
Intelectual, com apurado dom literário e apaixonado pela política, Ivan Sarney é o único ex-vereador ludovicense a fazer parte da Academia Maranhense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
Escritor, político e jornalista, Ivan integrou a Mesa Diretora da Câmara Municipal nas legislaturas de 1993 a 1996 e 1997 a 2000, como 2º Vice-Presidente. Nesse período, presidiu a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal (1999 a 2000). Implantou e Coordenou a Agenda 21, do Município de São Luís, por cinco anos, no período de 1999 a 2004.
Além disso, implantou e coordenou a Campanha Municipal Permanente por uma Cultura de Paz, denominada “Adeus às Armas”, no período de 1999 a 2004. Como Suplente, exerceu o mandato de Vereador, por dois anos, no período de 2007 a 2008. Ele é autor de diversas publicações entre elas está “São Luís, uma cidade no tempo”.
Vereadores viraram prefeito
Além de terem ocupado a posição de vereadores por São Luís, diversos parlamentares que registraram passagem pelo Legislativo ludovicense também dedicaram parte de sua vida ao Palácio de La Ravardière, que é a sede da prefeitura de São Luís. Dentre os ex-vereadores, que também desfrutam do título de prefeitos, estão Tadeu Palácio e Edivaldo Júnior.
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com pós-graduação em oftalmologia, Tadeu ingressou na vida política em 1988, quando se elegeu pela primeira vez, para a Câmara de São Luís, exercendo três mandatos consecutivos (de 1989 a 1993; de 1993 a 1997 e de 1997 a 2001).
Em seu último mandato como vereador, foi líder do governo Jackson Lago na Câmara. De onde saiu em 2001 para assumir a vice-prefeitura, cargo para o qual foi eleito, junto com o prefeito reeleito Jackson Lago. Em 5 de abril de 2002, assumiu em definitivo a prefeitura de São Luís, substituindo Jackson Lago, que se afastou para concorrer ao governo do estado. Em outubro de 2004, com apoio do governador José Reinaldo Tavares, foi eleito em primeiro turno, prefeito de São Luís, junto à vice Sandra Torres.
Edivaldo, por sua vez, foi duas vezes vereador de São Luís (de 2005 a 2008 e 2009 a 2012). Em 2010, elegeu-se deputado federal pelo Maranhão, sendo o candidato mais votado na capital maranhense. Em 2012, lançou-se candidato à prefeitura obtendo êxito.
Na época, ele foi eleito com um total de 280.809 votos no segundo turno, vencendo o ex-prefeito João Castelo, tornando-se o mais jovem a ocupar o cargo. Em 2016, se candidatou à reeleição em São Luís. Em 30 de outubro de 2016, Edivaldo é reeleito prefeito de São Luís com 53,94% dos votos válidos, derrotando o então deputado Eduardo Braide, que é o atual prefeito.
Atuação de São Luís à Brasília
A trajetória de Pedro Lucas Fernandes teve abrangência nacional. Ele foi o último vereador ludovicense a chegar à Câmara Federal. Antes deles, Pinto da Itamaraty e Cléber Verde já haviam conquistado vagas. No caso de Pedro Lucas, o ciclo dele “encerrou” no Legislativo municipal no dia 2 de fevereiro de 2019, quando renunciou ao mandato de vereador para tomar posse como deputado federal, após ter sido eleito em outubro de 2018 com 111.538 votos (3,41% dos válidos).
A passagem do ex-vereador pelo Palácio Pedro Neiva de Santana entre 2013 a 2019, rendeu 113 proposições que contribuíram para mudar a vida do cidadão ludovicense. Foram 34 leis, 31 requerimentos, 29 indicações e 19 decretos legislativos, conforme levantamento realizado junto à Diretoria Legislativa da Casa.
“Saio da Câmara de São Luís muito feliz por ter deixado como contribuição várias leis. Foi uma experiência muito gratificante depois de exercer dois mandatos consecutivos. Desempenhei vários papéis, como presidente de Comissões e secretário da Mesa, cargo em que pude contribuir para a gestão da Casa”, disse à época quando se despediu da vereança.
Duas décadas no Legislativo
No exercício do sexto mandato consecutivo e depois de ter sido presidente da Câmara Municipal de Câmara por duas vezes consecutivas, entre os biênios 2015-2016, 2017-2018, o vereador Generval Martiniano Moreira Leite, mais conhecido como Astro de Ogum, está fazendo história não somente na política ludovicense, mas também no estado e até mesmo no país. Aos 66 anos, o decano da Casa é um dos parlamentares mais antigos do Brasil que continua em atividade.
Astro de Ogum está na vida pública desde 2000. Naquele ano, ele fazia sua estreia na disputa para o cargo de vereador pelo PDS. De lá pra cá, não perdeu mais nenhuma disputa. Além da religião e do social, a cultura é outro pilar muito forte na base eleitoral do decano da Casa.
Em 2015, para saudar a posse do primeiro Pai de Santo a comandar o Poder Legislativo no País, o pátio da Câmara de São Luís foi invadido por vários grupos folclóricos de tambor de crioula e blocos tradicionais. Apesar do estereótipo traçado por muitos, levando em conta o jeito sisudo do parlamentar, é o lado humano e bondoso que sempre fez questão de alimentar.
Um hexacampeão na Câmara
Do comando do Sampaio Corrêa às urnas ludovicenses, Sérgio Frota poucas vezes saiu derrotado atuando como presidente de time de futebol. Sua gestão vitoriosa à frente da equipe de maior torcida do estado lhe rendeu um mandato na Câmara.
O cartola começou a carreira política ao ser eleito vereador de São Luís pela primeira vez em 2012, ano em que a Bolívia Querida conquistou o título de campeã invicta da Série D garantindo o acesso à Série C de 2013.
A conquista rendeu a Frota algo em torno de 4.533 votos, que contribuíram para sua ascensão no Legislativo municipal. Em seguida, ele foi eleito deputado estadual pelo PSDB em 2014, obtendo 30.525 votos. Tentou a reeleição em 2018, mas não obteve sucesso e perdeu novamente ao concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Podemos em 2022.
Além dos seis campeonatos estaduais conquistados, a gestão do ex-vereador no Tubarão ainda acumula uma Copa do Nordeste, em 2018, além de ter chegado a outras duas finais nacionais, na Série C, em 2013 e 2019.
Defensores das quebradas
O Coletivo Nós (PT) é o primeiro mandato coletivo da história legislativa do Maranhão, eleito para a Câmara de Vereadores de São Luís (2021-2024). O grupo é composto por seis jovens de comunidades das periferias e de áreas rurais da capital, que se declaram unidos pela diversidade de gêneros, raças, classes sociais e credos.
Jhonatan Soares, Flávia Almeida, Delmar Matias, Eunice Chê, Maria Raimunda e Euni Ribeiro construíram com uma nova forma de atuação na vereança e todas das decisões são compartilhadas, por meio do diálogo de um grupo maior, atuante em movimentos sociais e, especialmente, na Pastoral da Juventude.
A proposta pioneira no Legislativo ludovicense não tem amparo nas leis eleitorais, por isso um nome específico deve ser registrado como candidato. No entanto, o grupo, que teve em seu registro apenas o nome de Jhonatan Soares, avalia que isso não interfere na prática.
O diferencial do mandato coletivo é a união, principalmente, em atividades legislativas como audiências públicas e painéis – eventos que nunca vão deixar de acontecer por falta de quórum para composição da mesa dos trabalhos, pois sempre haverá integrantes suficientes para abertura dos eventos.
De suplente a presidente
Apaixonado por kitesurf – esporte aquático que utiliza uma pipa e uma prancha com ou sem alças, o vereador Paulo Victor constrói sua carreira política de forma intensa.
Assumiu o mandato como suplente, em 2017, após o licenciamento de Ivaldo Rodrigues, que na época, saiu do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA), na gestão do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.
Em 2020, após ser o mais votado do PCdoB, e garantir a 6ª maior votação entre os 31 eleitos, com mais de 6 mil votos, nas eleições de 15 de novembro, o parlamentar obteve outra vitória: foi eleito como 2º vice-presidente da Câmara de São Luís, na chapa encabeçada pelo então vereador Osmar Filho [hoje deputado federal] registrada como “Unidos por São Luís”, que foi eleita por unanimidade.
Em abril do ano passado, foi eleito presidente do Legislativo e recebeu 31 votos, ou seja, alcançou a unanimidade. Em seguida, após a confirmação da sua eleição para o comando da Mesa Diretora, ele pediu licença do mandato de vereador e assumiu a função de secretário de Cultura do Maranhão.
Pediu exoneração da pasta e assumiu o comando do legislativo municipal no dia 1º de janeiro de 2023. Em março do mesmo ano, o parlamentar se afastou novamente da Casa Legislativa para reassumir a Secretaria de Estado da Cultura, retornando ao comando do Palácio Pedro Neiva de Santana, quase três meses depois.
Atendendo as demandas
Dentro ou fora da Câmara, os representantes legítimos do cidadão, eleitos para exercerem um mandato de quatro anos, estão sempre atendendo as demandas dos mais variados segmentos da sociedade para que a cidade se desenvolva em harmonia.
A origem da palavra “vereador” está ligada ao sentido de verificar, analisar, avaliar. Neste sentido, ele tem a função de denunciar irregularidades, elaborar leis (entre elas, a Lei Orgânica do Município), fiscalizar as contas do Poder Executivo local, além de desempenhar funções de ordem administrativa na câmara municipal onde atua.
Conheça as funções
Legislar
Elaborar leis que sejam da vontade do povo, para melhoria do convívio na cidade.
Fiscalizar
Verificar se o Poder Executivo está agindo em conformidade com os princípios da legalidade e moralidade, a fim de garantir um governo honesto e eficiente. Além da fiscalização financeira, com auxílio do Tribunal de Contas.
Julgar
Julgar as contas do município, observando se o Executivo está investindo corretamente o dinheiro que é arrecadado.
Auxiliar
Sugerir ao Executivo através de Indicações e Requerimentos, melhorias na cidade. É ato de auxílio e colaboração, de apontar medidas e soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A execução das solicitações é atribuição exclusiva do Executivo que, na medida do possível, atende aos pedidos feitos pela população, através de seus representantes: os vereadores.
Importante: o vereador não tem autonomia para fazer obras, como calçamentos e reformas. Ele ouve a população e repassa ao prefeito as sugestões de melhorias para a cidade.
Secretário Maurício Ribeiro Martins com a presidente da Alema, Iracema Vale, e o deputado Roberto Costa
A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão aprovou esta semana o Projeto de Resolução Legislativa n.º 22/2023, de autoria do deputado Roberto Costa (MDB), conferindo o Título de Cidadão Maranhense a Maurício Ribeiro Martins, secretário de Estado da Segurança Pública.
O deputado Roberto Costa destacou a importância do reconhecimento. “O secretário Maurício Ribeiro Martins tem demonstrado um compromisso inabalável com a segurança e o bem-estar dos maranhenses ao longo de sua carreira. Sua dedicação exemplar e contribuição ímpar para o Estado do Maranhão fazem dele um merecedor desta honra. Este título simboliza nosso reconhecimento pelo seu incansável trabalho em prol da segurança pública e da comunidade maranhense”.
Maurício Ribeiro Martins, um dedicado delegado de Polícia Civil com uma carreira pública de mais de duas décadas, atualmente desempenha o papel de Secretário de Estado da Segurança Pública. Ao longo de sua trajetória, ocupou diversos cargos de grande relevância, incluindo o de subsecretário de Segurança Pública, corregedor adjunto de Polícia Civil, diretor da Academia de Polícia Civil e titular de diversas delegacias nos municípios do Maranhão.
O secretário Maurício Ribeiro Martins, embora natural do estado do Piauí, escolheu o Maranhão como seu lar há 26 anos. Ele é casado com Ana Sumika Ericeira Tanaka Martins e é pai de Juliana Tanaka Martins, José da Silva Martins Neto e Luiza Tanaka Martins.
O Título de Cidadão Maranhense é uma honraria reservada a personalidades que tenham prestado relevantes serviços ao Estado do Maranhão, e a aprovação unânime na Assembleia Legislativa reflete o apreço e respeito que Maurício Ribeiro Martins conquistou ao longo de sua carreira.
A cerimônia de entrega do Título de Cidadão Maranhense será realizada em data a ser definida e contará com a presença de autoridades, familiares e amigos que desejam homenagear o secretário Maurício Ribeiro Martins.
“Nada melhor do que o Legislativo e o Judiciário juntos. Nós temos que cada vez mais nos dar as mãos para surgir campanhas em prol do povo”, ressaltou Karla Sarney
A Câmara Municipal de São Luís realizou na manhã desta sexta-feira, 29, uma palestra para apresentar o projeto do Poder Judiciário Estadual Bazar Solidário “Vestindo Inclusão”. O encontro foi organizado pela Procuradoria da Mulher da Casa Legislativa.
O projeto “Vestindo Inclusão” visa recolher e destinar roupas, calçados e acessórios, novos ou usados, que serão usados por pessoas que saíram do Sistema Penitenciário e estão sendo assistidas pelo Escritório Social de cada município e pelas Unidades Prisionais de Ressocialização.
Os Escritórios Sociais são espaços públicos que oferecem serviços especializados e acolhimento a pessoas que cumpriram pena e seus familiares.
A Procuradora da Mulher da Câmara Municipal, vereadora Karla Sarney (PSD), parabenizou a parceria entre a Casa Legislativa e o Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA) pela realização e apoio do projeto. Ela acrescentou que esses tipos de campanhas são benéficas e de grande ajuda para a população, principalmente para o público-alvo, que precisa de ajuda para retomar o convívio em sociedade e voltar ao mercado de trabalho.
“É um grupo que trabalha em prol da sociedade. Nada melhor do que o Legislativo e o Judiciário juntos. Nós temos que cada vez mais nos dar as mãos para surgir campanhas em prol do povo”, ressaltou.
A assessora da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, Tereza Cristina Soares da Fonseca Carvalho, falou sobre a campanha, explicou os objetivos e informou como cada pessoa pode contribuir com o projeto.
“O bazar” Vestindo Inclusão” se insere na difusão e expansão da política de atenção às pessoas egressas do sistema prisional. Essas pessoas saem da prisão muitas vezes sem absolutamente nenhuma roupa para poder ingressar no mercado de trabalho. A ideia é receber prioritariamente roupas que possam ser aproveitadas no mercado de trabalho. Nós entendemos que precisamos nos unir para contribuir para a restauração e resgate da dignidade da pessoa humana”, frisou.
Tereza Cristina informou que já existem vários postos para as entregas de doações de roupas em São Luís e que qualquer pessoa pode contribuir.
As doações podem ser feitas nos seguintes locais: sede do Núcleo de Justiça Restaurativa (NEJUR), no prédio da Coordenadoria da Infância do TJMA (Rua do Egito); corregedoria Geral da Justiça e Tribunal de Justiça (Praça Pedro II, Centro); Vara de Interesses Difusos e Coletivos (Fórum de São Luís); Unidade de Monitoramento Carcerário; nas sedes dos escritórios sociais nos municípios e na sala da Procuradoria da Mulher da Câmara de São Luís.