Durante a cerimônia, Iracema Vale ressaltou a importância da ação para a preservação ambiental. “O governador acerta mais uma vez ao incentivar a conscientização e a prevenção das queimadas em nosso estado. Essa prática cultural precisa ser abolida da rotina da população. Parabenizo, também, o secretário de Meio Ambiente, Pedro Chagas, pela sensibilidade em trabalhar para reduzir este preocupante índice de focos de incêndio no Maranhão”, afirmou a deputada.
O programa Maranhão Sem Queimadas inclui uma série de ações voltadas para o combate e controle de queimadas, como a sensibilização da população, a doação de equipamentos e a formação de brigadistas nos municípios. Segundo o governador Carlos Brandão, a iniciativa levou em consideração as mudanças climáticas previstas para este ano, como a redução das chuvas, baixos valores de umidade relativa do ar e temperaturas elevadas.

Foto: Biaman Prado
“A ideia é minimizar os impactos ambientais das queimadas e prevenir a formação de incêndios florestais. O programa é uma ação estratégica do Governo do Estado, realizada por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), visando reduzir os focos de incêndio e as queimadas no interior do estado”, explicou Brandão.
Com a adesão de 66 municípios, o programa garante reforço de equipamentos e estruturas para o Corpo de Bombeiros, brigadas municipais e brigadas voluntárias nas áreas com maior incidência de queimadas. Além disso, durante a solenidade, foi lançado o Sistema de Monitoramento Ambiental (Sima), uma plataforma online que monitora em tempo real o nível dos rios e o volume de chuvas no Maranhão, facilitando a gestão preventiva de enchentes e desastres ambientais. O Sima pode ser acessado no endereço eletrônico https://sima.sema.ma.gov.br/
A participação de Iracema Vale no evento reforça o compromisso da Assembleia Legislativa com as iniciativas do Governo do Estado em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da população maranhense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário