O governador Carlos Brandão ao lado de Vagtonio Brandão, presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste do Maranhão (AGEMSUL)
O presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste do Maranhão (AGEMSUL), Vagtonio Brandão, declarou que o Projeto Telemedicina e o Mais Médicos, lançados esta semana pelo governador Carlos Brandão, representam um avanço significativo na saúde pública executada nos 217 municípios maranhenses.
Assim como os demais membros do primeiro escalão do Estado, além do lançamento do Telemedicina, Vagtonio acompanhou, em São Luís, a acolhida dos 400 profissionais do Programa Mais Médicos que atuarão no estado, e ainda participou, da Caravana Federativa, um programa lançado pelo Governo Federal que traslada para os e estados os serviços de todos os Ministérios.
O presidente da Agemsul disse que a agenda de trabalho na capital foi muito produtiva, mas declarou não ter dúvida de que os dois projetos, na área da saúde, lançados pelo governador Carlos Brandão representam um marco no sistema de saúde pública no Estado.
“Antes ser convidado para Agemsul, fui prefeito e sei da dificuldade, ou melhor, da agonia, dos gestores municipais para atender as demandas na área da saúde. Surgem problemas complexos, mas muitos casos poderiam ser resolvidos no próprio município, sem que o paciente, ou as prefeituras, gastem com transporte para outros centros. Acredito que esses dois programas farão com que o Maranhão melhore bastante nesse quesito, o da assistência médica aos maranhenses” ressaltou Vagtonio Brandão.
O Telemedicina é um programa que o Governo do Maranhão vai executar e parceria com o Ministério da Saúde (MS) e o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. As consultas serão on-line com o usuário do Sistema Único de Saúde tendo acesso a médicos de mais de 17 especialidades.
“Vejo como um marco e uma grande inovação a chegada desse serviço ao Maranhão. Isso demonstra, sobretudo, a preocupação do Governo do Maranhão com a saúde dos maranhenses” ressaltou o presidente da Agemsul.
A solenidade de lançamento do Telemedicina e de acolhida do Mais médico ocorreu no Complexo Multicenter Negócios e Eventos, no bairro Cohafuma, em São Luís, e contou com a presença do governador Carlos Brandão; do vice-governador Felipe Camarão; da ministra da Saúde, Nísia Trindade; e do gerente executivo de Programas Sociais da BP, Dante Dianezi Gambardella.
O evento contou também com a presença de diversos representantes dos governos estadual e federal; dos legislativos estadual e federal; prefeitos, vice-prefeitos e secretários municipais de Saúde; entre outras autoridades e representantes de entidades, organizações da sociedade civil e de movimentos sociais que atuam na área da saúde (Assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário