terça-feira, 30 de abril de 2024

Jota Pinto destaca anúncio da reforma da Praça do Sol e do entorno da praia da Ponta d’Areia


O deputado Jota Pinto (Podemos) ocupou a tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (30), para destacar o anúncio de que o Governo do Estado irá realizar uma grande reforma na Praça do Sol, na praia Ponta d’Areia, e áreas do entorno, que compreende o local onde outrora ficava a estátua da sereia.

“Venho destacar a assinatura da ordem de serviço da Praça do Sol e da orla da Praia da Ponta d’Areia. Estivemos presentes nesse ato, com mais alguns deputados dessa Casa”, afirmou Jota Pinto.

Ele acrescentou que o governador Carlos Brandão, ao assinar a ordem de serviço, apresentou o novo projeto para urbanização de toda aquela área. “Será feia a recuperação total da Praça do Sol e de toda a orla. Uma área que, com certeza, vai atrair muitos turistas, gerar emprego e renda, além de dar mais segurança aos usuários e a quem mora ali em volta”, assinalou o parlamentar.

Jota Pinto parabenizou o governador Carlos Brandão pelo anúncio de mais esta obra. “Ali é um cartão-postal muito bonito que temos em São Luís e que vai ficar mais bonito com a nova arquitetura. Eu tenho certeza de que a entrega dessa obra, daqui a alguns meses, vai embelezar muito a nossa Ponta d’Areia e a Praça do Sol”, enfatizou.

‘Diário da Manhã’- Lucino Pereira destaca emoção de ser servidor da Alema há 42 anos

 

Agência Assembleia

Lucino Pereira Sousa trabalha há 42 anos como servidor da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) e falou sobre a emoção de ser servidor da Casa por tanto tempo, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), desta terça-feira (30).

Aproveitando a passagem do Dia do Trabalho, a ser comemorado nesta quarta-feira (1º), Lucino Pereira, na conversa com o apresentador e jornalista Ronald Segundo, foi enfático em destacar a importância da Assembleia para a sua vida profissional, agora integrando a equipe do setor de Recursos Humanos.

“Sempre tive o prazer de ser servidor da Casa por tanto tempo, muitos dos meus já se foram, mas eu continuo no trabalho ativo, agora no setor de Recursos Humanos. Como servidor é um momento histórico para mim e sempre coloquei o serviço público em primeiro lugar, tendo dedicação e paixão ao que faço”, assegurou.

Quem declarar até 5 de maio pode entrar no 1º lote de restituição do IR 2024


 Restituição do Imposto de Renda 2024 começa em 31 de maio

A Receita Federal orienta enviar os documentos até a data, mesmo para aqueles que se encontram na lista de prioridades legais

Quem entregar a declaração do Imposto de Renda 2024 até o dia 5 de maio poderá entrar no primeiro lote de restituição, marcado para o dia 31 de maio. A Receita Federal recomenda aos contribuintes que querem receber logo o valor que envie o documento até a data mesmo para aqueles que se encontram na lista de prioridades legais.

“Não há uma data definida, mas declarações que chegarem após 5 de maio, mesmo que os contribuintes sejam prioritários, certamente não estarão no primeiro lote”, afirma a Receita em nota.

A entrega da declaração começou no dia 15 de março, e o prazo vai terminar no dia 31 de maio.

Quem recebeu acima de R$ 30.639,90 no ano passado é obrigado a declarar. O Fisco espera receber neste ano 43 milhões de declarações.

O contribuinte que se antecipar e entregar mais rápido a declaração tem chance de receber a restituição, caso tenha direito, nos primeiros lotes.

O primeiro será pago no dia 31 de maio. Os seguintes virão em 28 de junho, 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro.

Como nos outros anos, em 2024 o calendário de pagamentos da restituição é dividido em cinco lotes, e os primeiros deles se referem a prioridades legais.

Quais são as prioridades legais

• Idosos com 80 anos ou mais

• Idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e portadores de doença grave

• Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério

• Contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e também aqueles que escolherem a restituição por Pix

• demais contribuintes.

Desde o ano passado, a declaração pré-preenchida e a utilização do Pix como forma para receber a restituição entraram na lista de prioridades.

Pagamento de imposto

Já no dia 10 de maio, vence o prazo de envio da declaração para quem tem imposto a recolher e pretende optar pelo pagamento por meio de débito automático na primeira cota, ou na cota única.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

segunda-feira, 29 de abril de 2024

Jearlysson Moreira critica demora na conclusão de obras da Prefeitura de São Luís

 

Em seu discurso, o parlamentar citou diversas obras atualmente inacabadas / Fabrício Cunha

Texto: Leandro Ferreira

O vereador Jearlyson Moreira (Avante) usou a tribuna, na sessão desta segunda-feira (29), na Câmara Municipal de São Luís, para criticar a demora na conclusão de diversas obras iniciadas pela prefeitura 

O parlamentar apresentou no plenário uma série de vídeos com obras que foram anunciadas e iniciadas pela gestão municipal, mas que não foram concluídas. Segundo Jearlyson Moreira, algumas obras estão atrasadas e outras ainda não passaram dos primeiros estágios da construção ou reforma.

Entre as obras citadas pelo parlamentar está o Hospital Veterinário de São Luís, que teve a ordem de serviço assinada em dezembro de 2022, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2023 e um orçamento de aproximadamente R$ 2,3 milhões. 

O vereador comentou também sobre a construção da terceira Clínica da Família, no bairro São Jerônimo, Zona Rural de São Luís. As obras estão sendo executadas pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). A previsão é de que a clínica beneficie cerca de 20 mil moradores da região.

“Essa é a realidade da obra da Clínica da Família, que foi prometida lá na Zona Rural, nem o baldrame ainda não foi feito. Essa é a minha pergunta, como parlamentar desta Casa. A que ponto São Luís chega numa situação dessas de tantas obras inacabáveis? Eu recebo diariamente, nas minhas redes sociais, pedidos de mães e pais para fazer a verificação e para trazer ao conhecimento desta Casa a verdadeira realidade”, pontuou.

Jearlysson Moreira ainda citou a situação da construção de uma creche de tempo integral na comunidade Santa Helena, região do Quebra Pote, também na Zona Rural da capital. A obra tinha um prazo de entrega de 8 meses, mas já se passaram 11 meses. 

“O prefeito se orgulha em dizer que São Luís tem mais de 400 obras em andamento. Só que são obras nessas situações, com início e sem meio e fim. Eu vou subir toda vez na tribuna para brigar por essas comunidades que necessitam realmente desse cuidado e dessa atenção”, disse. 

‘Sustentabilidade na Prática’ trata sobre o Projeto BF Empreendedor na periferia de São Luís

Agência Assembleia

Clique aqui e assista à íntegra da entrevista

A professora Dolores Soares falou, na manhã desta segunda-feira (29), sobre os trabalhos do Projeto BF Empreendedor, realizados em São Luís, durante entrevista concedida ao programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia (96,9 FM).

Na condição de coordenadora do Projeto BF Empreendedor, a professora Dolores Soares, entrevistada pelas radialistas Maria Regina Telles e Adriane Paiva, discorreu sobre educação empreendedora e ações sustentáveis.

Ela informou que o projeto, iniciado no Bairro de Fátima e outras áreas periféricas de São Luís, visando capacitar mulheres para o empreendedorismo, está comemorando seis anos de existência e, agora, parte para uma experiência nova: a articulação com escolas da rede municipal de ensino.

Graduada em Letras, Dolores Soares assinalou que, após adquirir experiência como professora, palestrante e líder comunitária, buscou capacitação nas áreas de liderança e mobilização social. “Foi nessa circunstância que, no ano de 2018, tive a ideia de fundar um projeto social voltado para mulheres da periferia, em sua maioria mulheres negras e mães solteiras”, declarou a professora.

Parcerias

Ela acrescentou que hoje o projeto mantém parcerias importantes com o Sebrae, Rede Mulheres Empreendedoras, Itaú Social, Instituto Natura e outras instituições.

Além de intensificar os contatos com entidades comunitárias do Bairro de Fátima, a coordenação do Projeto BF Empreendedor está estendendo seus trabalhos em outras áreas suburbanas: “Para nós, periferia não é carência; periferia é potência. Por essa razão, o nosso foco é buscar capacitação para mulheres, geralmente negras, na periferia de São Luís. O que queremos é que estas mulheres sejam empoderadas e capacitadas para enfrentar os desafios do dia a dia”, frisou Dolores Soares.

Ela enfatizou que, ao longo de seis anos, mais de 2 mil mulheres já foram beneficiadas pelo projeto. “Inúmeras mulheres já foram impactadas pelo nosso trabalho, com diversos cursos e oficinas de capacitação”, ressaltou.

No segundo bloco do programa ‘Sustentabilidade na Prática’, a entrevistada foi a microempresária Francisca Alves, proprietária da Plenitude Lanches, microempresa que funciona desde 2020 no bairro Coroadinho. “Nós somos fruto do projeto BF Empreendedor, com muito orgulho”, afirmou Francisca Alves, cuja empresa trabalha com encomendas de salgados, tortas, lanches, pastéis e bolos caseiros.

Cozinheira profissional, Francisca Alves declarou que agora resolveu fazer o curso de graduação em Gastronomia, para ampliar a atuação de sua pequena empresa na fabricação de doces e salgados.

Microempresária Francisca Alves foi entrevistada por Maria Regina Telles e Adriane Paiva
Foto: Miguel Viegas

Deputado Osmar Filho realiza entrega de óculos nas regiões do São Francisco e Vila Embratel


 A ação vem disponibilizando atendimento oftalmológico a milhares de pessoas das zonas rural e urbana de São Luís.

O deputado estadual Osmar Filho (PDT) realizou, no final de semana, mais uma etapa do projeto “Olhar para o Futuro”, ação que vem disponibilizando atendimento oftalmológico a milhares de pessoas das zonas rural e urbana de São Luís. Desta vez, a ação fez a entrega de óculos nos bairros da Vila Embratel, no sábado (27) e São Francisco, no domingo (28).

Na primeira etapa do projeto foram realizadas milhares de consultas em diversos bairros da capital maranhense. Nesta fase o “Olhar para o Futuro” está voltando a essas comunidades para fazer a entrega dos óculos.

“O projeto teve uma demanda tão grande que já estamos pensando em voltar aos bairros para realizar uma nova bateria de consultas àqueles que não foram alcançados”, disse o deputado, ressaltando ainda que o interior do Maranhão também será beneficiado com as ações, que contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), bem como da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) e do Instituto para o Progresso Humano, Econômico e Ambiental (IPHEA).

O estudante Cauã, de 17 anos, foi um dos que foi atendido pelo projeto. “Para acompanhar as aulas, eu batia foto para depois ver. Se não fosse assim eu não enxergava nada, mesmo que eu tivesse em cima do quadro”, disse o morador do São Francisco, diagnosticado com mais de seis graus de miopia na consulta que realizou.

Osmar Filho disse que a história do estudante é apenas um exemplo das inúmeras que o projeto tem registrado durante sua execução. “O principal objetivo é garantir inclusão e uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Tenho certeza de que milhares de pessoas terão suas vidas melhoradas, como aconteceu com o Cauã”, pontuou o parlamentar, que estava acompanhado de sua esposa e coordenadora de seus projetos sociais, a advogada Clara Gomes.


Fátima Araújo agradece 2º Edição do Mutirão Judicial Itinerante

 

“Um agradecimento especial à população que se fez presente em peso mesmo com as fortes chuvas”, agradeceu / Fabrício Cunha

Texto: Suellen Soares

A vereadora Fátima Araújo (PCdoB) agradeceu aos órgãos envolvidos na 2ª Edição do Mutirão Judicial Itinerante que ocorreu no último final de semana no João de Deus. A ação reuniu TRE e TJ que juntos atenderam a 1500 pessoas no Instituto Solidariedade e Ação (Instituto Isa).

“Gostaria de agradecer aos órgãos envolvidos em mais esta importante ação que ajudou a resolver centenas de demandas familiares e civis, além de oferecer serviços de saúde ao complexo de bairros do João de Deus. Um agradecimento especial à população que se fez presente em peso mesmo com as fortes chuvas”, agradeceu.

Segundo a parlamentar, entre os serviços oferecidos estavam questões ligadas ao divórcio, reconhecimento de união estável, paternidade e pensão alimentícia. A Secretaria de Estado de Saúde também participou do mutirão, oferecendo serviços de consulta, vacinação, exames e farmácia básica.

Cobrança

Antes de finalizar, Fátima Araújo voltou a cobrar da prefeitura de São Luís o cumprimento efetivo de cerca de 30 projetos de lei de sua autoria. Alguns dos PLS foram sancionados na gestão do então prefeito Edvaldo Holanda e já são leis municipais. 

Duarte Jr. lança diálogo para ouvir população e construir propostas para a saúde


O deputado federal Duarte Jr. (PSB) inaugura hoje um espaço de diálogo destinado a ouvir a população e elaborar propostas para a saúde de São Luís. Intitulado "Bora Resolver Saúde", o evento ocorrerá no Hotel Premier, na Ponta D’areia, a partir das 18h40. 

“Juntos, vamos construir nosso plano de propostas e soluções para uma cidade inteligente, com serviços eficientes e com oportunidades para todos. Conto com a sua participação!”, convidou Duarte. 

O evento desta segunda-feira contará com a presença de profissionais da saúde, os quais apresentarão suas principais demandas sobre a área, visando garantir que as propostas sejam pertinentes, eficazes e bem recebidas pela comunidade. 

Ao abrir um espaço de diálogo aberto à população, Duarte Jr. demonstra transparência ao permitir que as pessoas participem ativamente do processo de formulação de propostas para a saúde. Isso mostra um compromisso com a inclusão e a participação cidadã.


 

Bolsa Família: pagamentos continuam nesta segunda-feira (29)

 

A CAIXA realiza nesta segunda-feira, 29 de abril, o pagamento do Bolsa Família para os beneficiários com o Número de Identificação Social, o NIS, terminado em 9.

O pagamento é realizado preferencialmente na conta do CAIXA Tem ou na Poupança Fácil da CAIXA. Vale lembrar que, com a conta no CAIXA Tem, o beneficiário pode fazer transferências, pagar contas e fazer PIX, direto no aplicativo do celular.

O benefício também pode ser movimentado utilizando o cartão de débito da conta nos comércios ou nas Unidades Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui, terminais de autoatendimento e em Agências da CAIXA. 

Para baixar os aplicativos CAIXA Tem e Bolsa Família é bem fácil, basta entrar na loja de aplicativos do seu smartphone. É de graça. Não se esqueça!




Eleições 2024: prazo para transferir o título e votar para prefeito e vereador acaba em 8 de maio

 

Eleitores de todo o país devem resolver suas pendências com a Justiça Eleitoral até o dia 8 de maio. Nesse período, os cidadãos conseguem pedir transferência de domicílio, atualizar os dados cadastrais e os jovens com idade entre 16 e 18 anos podem tirar o título de eleitor. Após essa data, o cadastro eleitoral será encerrado para a organização das eleições municipais deste ano. 

Em 6 de outubro, mais de 153 milhões de eleitores estarão aptos para exercer seu direito de voto, utilizando urnas eletrônicas, para eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores pelos próximos quatro anos.

Eleitores podem verificar sua situação acessando o Portal do TSE ou na unidade da Justiça Eleitoral mais próxima.

Se estiver "Regular", significa que sua inscrição eleitoral está apta para o exercício do voto.

Se estiver "Cancelada", seu título de eleitor estará indisponível para o exercício do voto.

Como regularizar o título eleitoral

Sabrina de Paula Braga, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), informa que os eleitores que não têm biometria devem ir até o cartório eleitoral mais próximo para colher as impressões digitais. O cadastro biométrico é gratuito. 

“Algumas pessoas fizeram um título de eleitor durante a pandemia, e nesse período, não foi colhida biometria dessas pessoas. Então em alguns estados, onde há o cadastramento biométrico obrigatório, essas pessoas que não comparecerem novamente ao cartório eleitoral para então colher os dados biométricos terão seus títulos cancelados e não vão poder votar nas próximas eleições”, explica Braga.

Os eleitores com biometria cadastrada podem solicitar a regularização do título cancelado em uma unidade da Justiça Eleitoral ou pelo serviço de Autoatendimento Eleitoral, no site do TSE. 

Vale lembrar que o Distrito Federal é a única unidade da federação onde não haverá eleições em 2024, por não ter representação municipal.

As informações são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 




sábado, 27 de abril de 2024

Após duas quedas consecutivas, FPM volta a crescer; prefeituras partilham R$ 4,8 bilhões na terça-feira(30)


 Após duas quedas consecutivas, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) volta a crescer. Na próxima terça-feira (30), as prefeituras partilham cerca de R$ 4,88 bilhões, valor referente à terceira parcela de abril. O montante representa um aumento real — acima da inflação — de 7,4%, em relação à terceira parcela de abril de 2023. 

Nos dois repasses deste mês, o valor recebido pelos municípios foi inferior ao apurado nas mesmas transferências do ano passado. No primeiro decênio, o FPM registrou queda de 0,5%, enquanto, no segundo, o tombo chegou a quase 6%. 

Cesar Lima, especialista em orçamento público, comenta o resultado. "É uma boa notícia a quebra dessa tendência de queda. Isso é ótimo para os municípios — um aumento real significativo de mais de 7%. Nós vamos ter que observar um pouco mais adiante, para ver se [as quedas] realmente foram uma coisa de momento", projeta. 

Justiça fiscal

Para Roberto Justus, prefeito de Guaratuba  — cidade que fica no litoral paranaense —, o FPM é fundamental não só para o equilíbrio das contas das prefeituras, em especial as de pequeno porte, como para trazer justiça fiscal entre os entes da federação. 

"Acho que ele tinha que ser muito maior, porque a União e os estados têm, nos últimos anos, terceirizado aqueles serviços públicos de competência deles na mão dos municípios. Isso é muito injusto, porque a gente fica com a bronca, tem que resolver. E o repasse não acompanha, especialmente quando a gente fala em saúde e educação", critica. 

Na terça-feira, o município de cerca de 42 mil habitantes recebe cerca de R$ 1,3 milhão do FPM. Justus diz que os repasses do fundo representam a principal fonte de receita de Guaratuba. Ele destaca a importância disso para os cofres dos municípios paranaenses.

"A importância é grande e eu posso dizer que, conhecendo a realidade dos demais municípios do Paraná, para eles também. A imensa maioria dos municípios do Paraná depende do repasse para pagar as suas folhas, por exemplo. E não estou dizendo em investimento, porque a minha capacidade de investimento é muito pequena. Se eu quiser gastar R$ 10 milhões, vou precisar fazer um financiamento. Para a manutenção dos serviços públicos, para que as prefeituras continuem de pé, de portas abertas, é fundamental que esse repasse se mantenha", afirma. 

FPM tem leve recuo após três altas consecutivas, mas saldo de 2024 ainda é positivo

Com segunda queda consecutiva, FPM repassa cerca de R$ 1,36 bilhão aos municípios nesta sexta-feira (19)

Fundeb

O FPM repassa 20% dos recursos para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o que nesta sexta-feira corresponde a pouco mais de R$ 1,2 milhão. 

Prefeituras bloqueadas

Conforme o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), até a última quarta-feira (24) 13 municípios estavam impedidos de receber o FPM. 

Verifique se a sua cidade está na lista. 

  1. Brejões (BA)
  2. Laje (BA)
  3. Mansidão (BA)
  4. Jordânia (MG)
  5. Antônio João (MS)
  6. Miranda (MS)
  7. Barra do Bugres (MT)
  8. Campos de Júlio (MT)
  9. Dom Aquino (MT)
  10. Rio Branco (MT)
  11. Rondonópolis (MT)
  12. São José do Povo (MT)
  13. Braganey (PR)

Entre os principais motivos que impedem um município de receber o FPM estão a ausência de pagamento da contribuição ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep); dívidas com o INSS; débitos com inscrição ativa pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN); e falta de prestação de contas no Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops). 

Para desbloquear o repasse, o gestor público deve identificar o órgão que determinou o congelamento. Em seguida, deve conhecer o motivo e regularizar a situação. Vale lembrar que a prefeitura não perde os recursos bloqueados de forma definitiva. Eles ficam apenas bloqueados enquanto as pendências não são regularizadas.  



Fonte: Brasil 61

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Câmara de São Luís convoca secretária de Saúde para prestar esclarecimentos

 

“É uma oportunidade para podermos debater questões fundamentais para a melhoria do sistema de saúde de São Luís”, explicou Pavão / Leonardo Mendonça

Texto: Ascom

A Câmara Municipal de São Luís convocou a secretária Municipal de Saúde (Semus), Ana Carolina Mitri, para prestar esclarecimentos no dia 14 de maio. A convocação é fruto de requerimento apresentado pelo vereador Pavão Filho (PSB), e visa discutir diversos temas de relevância para a saúde pública da capital maranhense.

Os vereadores querem informações sobre a reforma do Hospital da Criança, as obras do Socorrão II, reformas em outras unidades de saúde municipais e sobre a celebração de contratos na área da saúde, entre outros temas pertinentes ao sistema.

O vereador Pavão Filho ressaltou a importância desta convocação para a população da capital, destacando a transparência e participação da comunidade nas discussões que envolvem a saúde pública. “É uma oportunidade para podermos debater questões fundamentais para a melhoria do sistema de saúde de São Luís. A população merece ter acesso a serviços de saúde de qualidade e é nosso dever, enquanto representantes do povo, garantir que isso aconteça”, afirmou.

A convocação para o dia 14 de maio será aberta ao público e terá transmissão pelas redes da casa legislativa. “Todos os cidadãos interessados poderão acompanhar as discussões sobre o futuro da saúde municipal”, disse.

Prefeitura de Santa Helena promove a 3ª edição dos Jogos Escolares Helenenses

A Prefeitura de Santa Helena, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, está promovendo a 3ª dos Jogos Escolares Helenenses (JEHELs), envolvendo estudantes de vários estabelecimentos de ensino da cidade. A abertura da competição estudantil será na próxima sexta-feira (26) a partir das 16h no Ginásio de Esportes do Instituto Estadual de Educação – Iema.

O secretário de Esporte, Joãozinho Peixoto, garante que o evento já é uma tradição,  movimenta a juventude helenense e serve também para integrar alunos de várias faixas etárias de Santa Helena. São mais de dez modalidades esportivas individuais e coletivas, tais como dama, xadrez, dominó, atletismo, voleibol, handebol, futsal, futebol de areia, vôlei de praia, entre outras.

O prefeito Zezildo Almeida, por meio de vídeo, convida a população helenense para participar desse importante encontro estudantil. “É uma oportunidade para o estudante de nossa cidade desenvolver seus talentos e também se integrar, pois são várias escolas irmanadas nesta salutar competição. É valioso porque o esporte é fator de inclusão e integração social”, destacou Zezildo.

Confira nos vídeos.




Programa ‘Saúde e Bem-Estar’ estreia na Rádio Assembleia


 Estreou, nesta quarta-feira (24), na Rádio Assembleia (96,9 FM), às 11h, o programa “Saúde e Bem-Estar”, apresentado pelas radialistas Marina Sousa e Leda Lima. Com um formato versátil e dinâmico, o programa traz dicas de saúde, lazer, beleza, estética, movimentos físicos, campanhas de vacinação, tratamentos modernos e cirurgias que salvam vidas.

O subdiretor de Rádio e TV da Assembleia Legislativa, radialista Juraci Filho, disse que, dentre outros objetivos, o novo programa pretende mostrar todo o trabalho que o setor de saúde do Poder Legislativo Estadual vem desenvolvendo, e atende a determinação da Diretora de Comunicação da Assembleia, jornalista Jacqueline Heluy.

“Por decisão da presidente Iracema Vale, o Setor de Saúde da Alema foi revitalizado, reformado e ampliado, e tem feito um trabalho muito grande de assistência à saúde dos servidores. E, a exemplo do que já acontece na TV com o programa Mais Saúde, agora a Rádio Assembleia, hoje muito bem colocada em termos de audiência diante de outras emissoras FMs, pretende mostrar a prestação de serviço nessa área aos servidores da Casa e as políticas públicas de saúde de âmbito federal, estadual e municipal”, complementou.

O coordenador da Rádio Assembleia, Gregório Dantas, disse que o programa foi pensado, gestado e criado com muito carinho por toda a equipe que faz a Rádio Assembleia. “Nossa proposta é trazer toda quarta-feira, às 11h, muitas informações sobre saúde e bem-estar como, por exemplo, campanhas de vacinação, terapias não convencionais, exames, etc. É uma gama de informações que esse programa pretende entregar, semanalmente, para o nosso público ouvinte”, ressaltou.

A diretora do Centro Médico Kleber Carvalho Branco e da Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia Legislativa, farmacêutica e bioquímica Ana Lúcia Ferreira Rocha foi a primeira entrevistada.

No bate-papo, Ana Lúcia fez um balanço do trabalho prestado pela Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) e falou da campanha Abril Verde, destinada à conscientização sobre a segurança no trabalho, parabenizando a Diretoria de Comunicação da Assembleia pela iniciativa de fazer um programa de rádio sobre a questão da saúde, a exemplo do que já acontece na TV Assembleia.

“Parabenizo a Diretoria de Comunicação pela iniciativa do programa e fico muito honrada em inaugurar esse importante espaço de comunicação como sua primeira entrevistada. O nome do programa, “Saúde e Bem-Estar”, ficou maravilhoso, pois saúde e bem-estar casam muito bem”, frisou.

Ana Lúcia revelou que, a cada dia, o Centro Médico da Assembleia está se adequando para atender às necessidades dos servidores do Poder Legislativo Estadual. “Por determinação da presidente da Assembleia, deputada Iracema Vale (PSB), estamos cuidando da saúde de nossos servidores da melhor maneira possível. Fazemos exames, consultas, vacinação, campanhas e outros serviços. Contamos com mais de 17 especialidades médicas e com dois modernos consultórios odontológicos”, destacou.

Vacina, sim

Dentre os quadros do programa, destaca-se o denominado “Vacina, sim”, que informa as vacinas que se encontram liberadas para aplicação nas unidades de saúde da rede pública estadual e municipal em São Luís. “Os pontos de vacinação funcionam no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. E, aos sábados, das 7h às 12h. Para vacinar, é necessário levar a carteira de vacina e o documento com foto. Quanto mais prevenção, mais proteção”, divulgou.

O programa, que vai ao ar toda quarta-feira, às 11h, é também veiculado ao vivo pelo YouTube radioassembleiama e conta com a participação dos ouvintes por meio do WhatsApp 3269-3009.

Quem já foi candidato (a) e não prestou contas, pode ser candidato de novo?


 Você sabia que todas as pessoas que foram candidatas precisam prestar contas do que gastou na campanha?

A prestação de contas eleitoral representa um dos momentos mais significativos do processo eleitoral brasileiro. É neste momento que a justiça eleitoral examina detalhadamente as atividades financeiras realizadas durante a campanha, verificando se ocorreram consoante a legislação vigente.

Durante o período eleitoral, é comum que candidatos, envolvidos na intensidade das campanhas, negligenciem a correta organização e apresentação dos documentos financeiros necessários. Este descuido pode acarretar uma série de complicações no processo de prestação de contas, e, em casos mais graves, problemas legais duradouros, que perduram após a campanha, e pode refletir no mandato, inclusive, se for eleito (a).

Ao longo deste artigo, explicarei como uma prestação de contas mal feita pode não só manchar a reputação de um político, mas também retirá-lo do cenário político por um longo período.

Ao contrário do que alguns pensam, a prestação de contas vai muito além de uma mera formalidade burocrática. A prestação de contas de campanha é essencial para a transparência do processo eleitoral, requerendo atenção por parte de todos os envolvidos: candidatos, contadores e advogados da campanha.

Por que a prestação de contas é tão importante?

Considerando o cenário político atual, onde a confiança nos políticos é frequentemente questionada, a prestação de contas serve como uma prova de honestidade e integridade, para demonstrar que as campanhas foram realizadas da forma que a legislação prevê.

Dessa forma, durante a campanha é a oportunidade para o candidato demonstrar comprometimento com a legalidade e a transparência, pois caso pratique irregularidades graves já na campanha, perde a credibilidade diante da população desde então.

Além disso, a prestação de contas permite verificar a origem e o destino dos recursos financeiros da campanha. Este é um ponto de grande relevância, visto que o financiamento de campanha é frequentemente um foco de atenção devido aos riscos de corrupção, por envolver dinheiro público.

Recentemente a legislação eleitoral brasileira endureceu as regras para o financiamento de campanhas, proibindo doações de pessoas jurídicas e limitando as contribuições de pessoas físicas, sendo necessária a emissão de recibo eleitoral para todas as doações e devem ser identificadas com CPF. Essa mudança visa reduzir a influência empresarial nas decisões políticas e garantir uma maior independência dos candidatos eleitos.

Cumpre ressaltar que campanhas eleitorais são conhecidamente muito caras, e os candidatos gastam significativas quantias, muitas vezes provenientes de doações de pessoas, mas atualmente a grande maioria vem do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e o Fundo Partidário. Dessa forma, é fundamental que todos os recursos e gastos sejam documentados e apresentados à justiça eleitoral.

Quem deve prestar contas?

Aqui vai o grande alerta!!!

Todo candidato que faz o requerimento de registro da sua candidatura tem o dever de prestar contas, independente do tempo permanecido na disputa eleitoral. Isso inclui até aqueles que não realizaram gastos de campanha ou que desistiram da candidatura. A regra é clara: requereu registro de candidatura, deve prestar contas!

Consequências da não prestação de contas

Se as contas não são apresentadas ou são apresentadas de forma inadequada, a justiça eleitoral poderá julgá-las como aprovadas, aprovadas com ressalvas, desaprovadas, ou mesmo como "não prestadas". Este último caso pode resultar em problemas, pois não consegue tirar a certidão de quitação eleitoral até a efetiva prestação de contas, mas também até o final da legislatura para qual concorreu, e isso o impede de ser candidato (a) pelo menos pelos próximos 4 anos, ou seja, as duas próximas eleições. Isso é que está previsto pela súmula 42 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No entanto, existem pessoas que foram candidatas há muitos anos, 8, 10, 15 anos e nem sabiam que precisavam prestar contas ou deixaram a cargo do partido. A sugestão é que busquem tirar a certidão de quitação eleitoral, pois caso não saia, deve procurar um (a) advogado (a) especialista na área para fazer a prestação de contas e regularizar a pendência.

Atos que podem comprometer a aprovação das contas

Diversos atos podem levar à desaprovação das contas, como o uso de recursos não declarados para gastos eleitorais, a falta de documentos que provem como foi gasto o dinheiro, a falta de comprovação de pessoas trabalhando, a não abertura de contas bancárias de campanha se isso prejudicar gravemente a transparência e a depender do tamanho da irregularidade o grau da punição aumenta também. Este tipo de infração pode ser considerado como abuso de poder econômico e, se comprovado, pode resultar na cassação do registro de candidatura ou do diploma eleitoral.

Ainda é possível corrigir problemas de campanhas anteriores?

Sempre é possível tomar medidas para corrigir ou mitigar problemas na prestação de contas. É recomendável que o candidato consulte profissionais qualificados, como advogados e contadores especializados em direito eleitoral, para entender melhor sua situação e buscar soluções adequadas.

Aqui fica uma dica importante, se pretende se lançar candidato (a) na próxima eleição, já busque tirar a certidão de quitação eleitoral, caso tenha algum problema e conste que não está quite com a Justiça Eleitoral, busque verificar o que houve. Caso tenha que ser regularizado para conseguir a certidão, é preciso agir com urgência, ou não conseguirá em tempo de requerer o registro de candidatura.

Cumpre lembrar que a prestação de contas não é apenas uma exigência legal, mas uma prática fundamental para a integridade do sistema democrático brasileiro. Garantir a transparência e a legalidade das campanhas eleitorais reforça a confiança do público no processo eleitoral e nos candidatos que dele participam.

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Novo site da Assembleia estreia nesta quinta-feira com design moderno e mais funcionalidades

 Novo site da Assembleia estreia nesta quinta-feira com design moderno e mais funcionalidades

Treinamento ministrado aos profissionais que atuam na operacionalização do site da Alema

Alinhado com o que há de mais inovador no meio digital, o novo site da Assembleia Legislativa do Maranhão estreia nesta quinta-feira (25), buscando ampliar o alcance e dar mais visibilidade às medidas e ações do Parlamento Estadual. O novo canal (www.al.ma.leg.br) prima pela leveza no formato e no conteúdo, deixando a informação ainda mais atrativa e acessível ao leitor.

“Sempre estamos em busca de melhorar os canais de comunicação da Assembleia porque é por meio deles que as decisões tomadas no Legislativo chegam até a comunidade e ganham eco. O novo site chega dentro dessa perspectiva de alcançar todos os maranhenses e é resultado de um trabalho de muito compromisso e dedicação de toda a equipe”, afirmou a diretora de Comunicação da Alema, jornalista Jacqueline Heluy.

 Ela afirmou, ainda, que o novo site é mais uma conquista da gestão da presidente Iracema Vale (PSB) e substitui o antigo layout, que deixa de existir a partir de hoje, uma vez que já estava em atividade há mais de dez anos. 

Desenvolvido por profissionais da Diretoria de Tecnologia da Informação da Alema a partir de amplo planejamento estratégico com a Diretoria de Comunicação da Casa, o novo layout também se adapta à tela de todos os dispositivos, proporcionando uma experiência visual agradável e otimizada para diferentes tamanhos e resoluções. A navegação intuitiva e os menus simplificados facilitam a busca por informações e serviços, tornando a interação mais rápida e eficiente.

“O site foi totalmente reformulado para oferecer uma experiência mais completa e acessível aos cidadãos maranhenses. Desenvolvido com as mais recentes tecnologias e padrões da web, o novo portal garante uma navegação fluida e intuitiva em qualquer dispositivo, seja ele computador, tablet ou smartphone”, afirma o diretor de Tecnologia da Informação da Alema, William Nunes.

Dinâmico e acessível

Em termos de conteúdo, o novo site estreia mais noticioso, dinâmico e acessível, com espaço para matérias sobre todas as movimentações dos parlamentares. 

“A intenção é aproximar ainda mais o nosso público do Parlamento com uma interface mais leve, objetiva e responsiva, com informações em linguagem simples, clara e de forma mais rápida para o cidadão. Vamos oferecer muito conteúdo diário, tratar de assuntos importantes, sempre oferecendo uma leitura de fácil entendimento”, afirmou Ellen Serra, coordenadora do Núcleo do Portal e Mídias Integradas.

O novo site reforça a integração dos veículos do Parlamento, caso da TV e Rádio Assembleia, que ganham espaços definidos e diferenciados por cores. A rádio tem destaque em aba própria e, agora, todas as edições dos programas produzidos pela emissora estarão disponíveis na capa do portal, a exemplo do ‘Diário da Manhã’, ‘Cultura em Pauta’ e ‘Conheça seu Deputado’.

As galerias de fotos estão mais atrativas, com a possibilidade de visualização de todas as imagens de uma só vez, o que facilita a seleção e salvamento do material desejado pelo internauta. O novo canal também obedece aos parâmetros da transparência, acesso à informação e publicidade dos atos do Parlamento. 

Completo e moderno

Vale destacar que o Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão é reconhecido como um dos sistemas de comunicação pública mais completos e modernos do Brasil, abrigando a Agência de Notícias e Mídias Sociais, a TV Assembleia (canal 9.2, TV aberta; canal 309,2, Sky; e canal 17, Maxx TV) e a Rádio Assembleia (96,9 FM), que atuam de forma integrada na divulgação das atividades do Parlamento Estadual e na promoção da cidadania.