O primeiro dia de provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) 2025 terminou neste domingo, mobilizando mais de 760 mil candidatos em todo o país. A chamada segunda edição do “Enem dos Concursos” ofereceu 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal, contemplando cargos de nível médio e superior.
Em quase todas as regiões, o exame ocorreu dentro do cronograma, com exceção de uma escola no Amazonas, onde 436 candidatos enfrentaram atraso devido a uma queda de energia elétrica. Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o contratempo não afetou a lisura da aplicação, que foi estendida até o fim da tarde.
A prova objetiva aplicada neste domingo contou com 60 questões de múltipla escolha, abordando conhecimentos gerais e específicos. Os candidatos que deixaram o local após as 17h puderam levar consigo o caderno de questões.
Gabarito oficial será divulgado nesta segunda-feira (6)
Segundo o edital, o gabarito preliminar do CNU 2025 será divulgado nesta segunda-feira (6), no site da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela execução do certame. O horário exato da publicação ainda não foi confirmado.
A informação foi divulgada por Agência Brasil e EBC, que também informaram que o Ministério da Gestão fará um balanço oficial do primeiro dia de provas às 19h30 deste domingo, trazendo dados consolidados sobre abstenções e ocorrências em todo o país.
O concurso, organizado pelo MGI em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e a FGV, é considerado uma das maiores seleções públicas do país, unificando processos seletivos federais em uma única estrutura de provas.
Quando saem os resultados e próximas etapas do CNU 2025
O resultado das provas objetivas está previsto para 12 de novembro, quando serão divulgados os nomes dos candidatos convocados para a prova discursiva, marcada para 7 de dezembro.
Entre 30 de novembro e 8 de dezembro, será realizada a etapa de verificação de cotas. Já o resultado do concurso está programado para ser publicado em 30 de janeiro de 2026, concluindo oficialmente o processo seletivo.
Essa estrutura em fases busca garantir transparência, isonomia e eficiência, permitindo que candidatos de diferentes regiões do Brasil tenham acesso a oportunidades em diversos órgãos públicos federais.
Expectativa e acompanhamento
Os candidatos podem acompanhar todas as atualizações sobre o CNU 2025 nos canais oficiais da FGV, Agência Brasil, EBC e no site do Ministério da Gestão e Inovação. Além disso, o programa Repórter Brasil, da TV Brasil, exibirá nesta segunda-feira, às 12h45, uma reportagem especial com o resumo do primeiro dia de aplicação e as expectativas para a divulgação do gabarito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário