sábado, 29 de novembro de 2025

*Orleans Brandão é eleito presidente estadual do MDB em convenção com 132 prefeitos*

Cerca de 15 mil pessoas - prefeitos, vereadores, deputados, ex-prefeitos, ex-vereadores emedebistas e lideranças políticas de vários partidos – lotaram o Ceprama nesta sexta-feira (28), na Convenção Estadual do MDB. No encontro que reuniu caravanas de todas as regiões do Maranhão, Orleans Brandão foi eleito presidente estadual do MDB e vai conduzir o partido nas eleições de 2026.

“Este é um dos momentos mais importantes da minha trajetória. Estou muito feliz por ter o reconhecimento de tantos prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e ex-vereadores, lideranças dos municípios de todo o Maranhão. Vê-los aqui me enche de orgulho, pois juventude para mim é combustível para trabalhar pelos maranhenses. É isso que temos feito todos os dias”, discursou Orleans Brandão, ao ser anunciado presidente estadual do MDB.

A presença de 132 prefeitos, 115 vice-prefeitos, 729 vereadores e outras lideranças políticas de 182 municípios mostraram a força política da Convenção Estadual do MDB. Partido de destaque nacional, o MDB no Maranhão foi fortalecido nas últimas eleições sob o comando de Marcus Brandão, que fez questão de destacar a confiança em seu sucessor. “Nosso partido passou de sete para 37 prefeitos eleitos em 2024, além de dezenas de vice-prefeitos e vereadores. Orleans já mostrou sua capacidade de gestão e depois do governador é hoje quem mais conhece o Maranhão. Ele está preparado para essa missão”, afirmou.

Assim como o ex-presidente José Sarney e a deputada federal Roseana Sarney, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, também fez questão de enviar sua mensagem a Orleans Brandão: “O MDB do Maranhão vive um novo tempo, de crescimento no presente e de olho no futuro. O jovem Orleans mostra que teremos um futuro extraordinário pela frente: eleger a maior bancada de deputados estaduais e federais, e o próximo governador do Maranhão”.

A presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale, destacou o tamanho do prestígio de Orleans Brandão ao citar nominalmente os outros 20 deputados estaduais presentes na convenção. E o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Roberto Costa, declarou com firmeza: “O MDB hoje afirma ao Maranhão e para São Luís que quer a continuidade do grande trabalho realizado pelo governo Carlos Brandão, ao eleger Orleans como nosso presidente”.

A convenção contou ainda com a participação dos deputados federais Isnaldo Bulhões, líder da bancada do MDB na Câmara Federal, e Yuri do Paredão, que representaram a direção nacional do partido.

 

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Deputado Osmar Filho realiza mais de mil atendimentos de saúde na Zona Rural I de São Luís*

_A ação contou com a presença da vereadora Clara Gomes e incluiu consultas com oftalmologista, clínico geral e ginecologista e, atendimento de saúde bucal, além da entrega de mais de 500 óculos_

Por Mirlene Bezerra
Foto: Hamilton Jr


O deputado estadual Osmar Filho (PDT) promoveu, no último domingo (23), mais uma etapa do programa “Cuidar dos Olhos”, realizada no Residencial Mato Grosso, na Zona Rural I de São Luís. A iniciativa reuniu centenas de moradores da região e de comunidades próximas — como Coquilho, Tajipuru e Caracoeira —, contabilizando mais de mil atendimentos, contando com a entrega de aproximadamente 500 óculos, além de consultas com oftalmologista, clínico geral e ginecologista e, saúde bucal.  

O deputado destacou a importância das parcerias institucionais para a execução do programa. “Quero mais uma vez agradecer ao governador Carlos Brandão e ao secretário Orleans Brandão, fundamentais para impulsionar nosso mandato em favor das pessoas, da cidade e de todo o Maranhão”, afirmou.


A ação contou com a presença da vereadora Clara Gomes (PSD), esposa do parlamentar e parceira em diversas atividades comunitárias na capital maranhense, que ressaltou o compromisso com a população da Zona Rural I. “A gente fica muito feliz em proporcionar um momento tão importante como esse, porque demonstra o nosso compromisso em estar aqui ao lado de vocês”, disse.

Moradora da região e liderança comunitária, Evania Santos elogiou a iniciativa. “Achei o projeto do deputado Osmar incrível! Muitas pessoas de baixa renda precisam desse tipo de atendimento e não conseguem acesso. Tudo foi muito bem-organizado, com profissionais atenciosos. Estou imensamente feliz e grata”, declarou.

O programa é viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado Osmar Filho e executado em parceria com o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O objetivo é levar atendimento especializado às áreas com menor oferta de serviços, oferecendo consultas, exames, orientações e, quando necessário, encaminhamento para cirurgias.

Além da capital, o programa já passou por municípios como Matinha, Olinda Nova, Cajari e São José de Ribamar. Nos próximos dias, chegará também às cidades de Viana e Penalva, na Baixada Maranhense.

 

terça-feira, 25 de novembro de 2025

TACA AMUADA STF: confirma reeleição na Alema com vitória de Iracema Vale por 10 x 0 sobre Othelino Neto

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a reeleição da deputada estadual Iracema Vale (PSB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), nesta segunda-feira (24), encerrando a disputa jurídica que envolvia o comando da Casa. O julgamento ocorreu no plenário virtual e aguardava apenas a manifestação do presidente do STF, ministro Edson Fachin.

Na última terça-feira (18), o ministro Luiz Fux divulgou seu voto e consolidou o placar de 9 a 0 a favor da manutenção da recondução. A ação havia sido proposta por parlamentares da oposição, que questionavam o processo interno que reconduziu Iracema ao comando da Alema.

A relatora, ministra Cármen Lúcia, havia votado em março pela improcedência do pedido, entendimento seguido por Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, André Mendonça, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Luiz Fux.

Com o placar definido, o STF reforça que não houve irregularidades que pudessem anular a eleição interna da Assembleia. Nos bastidores, a decisão é vista tanto como um revés para a oposição, cuja ofensiva jurídica não encontrou respaldo na Corte, quanto como um reforço à posição institucional de Iracema Vale, consolidando sua liderança e garantindo estabilidade à Assembleia Legislativa do Maranhão.

Relembre

A disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, realizada em novembro de 2024, terminou em um fato incomum: um empate absoluto. Iracema Vale e Othelino Neto receberam 21 votos tanto no primeiro quanto no segundo turno da eleição.

Diante da igualdade, prevaleceu o critério de maior idade previsto no regimento interno, o que garantiu a vitória de Iracema Vale. A ala de oposição, porém, passou a questionar o desfecho e levou o caso ao STF.

*Brandão sanciona lei que cria auxílio financeiro para crianças e adolescentes órfãos do feminicídio*

“Tenho certeza que onde minha mãe estiver, ela está muito feliz, pois esta iniciativa vai ajudar não só os filhos dela, mas os de muitas outras pessoas”. A fala é de Herlen Ferreira, adolescente que ficou órfã ao perder a mãe em decorrência do feminicídio e, a partir de agora, uma das beneficiadas com a lei sancionada nesta segunda-feira (24) pelo governador Carlos Brandão, que garante pagamento de auxílio de meio salário-mínimo para todos os órfãos até completarem 18 anos, além de todo o apoio necessário para recomeçarem - inclusive, psicológico. 

Na mensagem governamental de encaminhamento da matéria à Assembleia, o governador afirmou que a proposição vai suprir as necessidades básicas dos órfãos, decorrentes da perda da mãe e prisão do genitor (na maioria das vezes), em razão do crime de feminicídio, o qual acarreta, muitas vezes, em grave situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

Durante a solenidade de sanção da lei, realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís, o governador Carlos Brandão ressaltou que a medida é um gesto de justiça e para garantir dignidade, acolhimento e oportunidade de recomeço a essas famílias. 

“Desde o primeiro momento compreendemos que se tratava de uma iniciativa que ultrapassa o campo jurídico e financeiro. É uma resposta humanitária, que reconhece o impacto profundo que o feminicídio causa nas famílias e, especialmente, nas crianças que ficam sem as mães”, declarou. 

O chefe do Executivo estadual também aproveitou a oportunidade para fazer um chamamento a todos os poderes constituídos e à sociedade maranhense. “Hoje é também uma oportunidade de debatermos com todos os poderes e a sociedade civil o combate ao feminicídio e à violência contra a mulher. Somente no primeiro semestre deste ano, a Justiça concedeu 13 mil medidas protetivas. No entanto, dados do Conselho Nacional de Justiça mostram que 60% das mulheres vítimas de violência ainda têm algum tipo de receio de denunciar seus agressores. Precisamos garantir às mulheres que são agredidas a confiança e segurança necessária para buscarem a ajuda dos órgãos competentes, para quebrarem o ciclo de violência”, pontuou.

*Surgimento da lei*
A lei que determina o pagamento mensal de meio salário-mínimo para cada filho de mulher vítima de feminicídio até que completem 18 anos de idade é decorrente do Projeto de Lei (PL) nº 499/2025, de iniciativa do Poder Executivo Estadual, que alterou a Lei nº 11.723/2022, a partir de indicação da deputada Daniella (PSB).  

A nova lei estabelece diretrizes para a instituição do programa “Órfãos do Feminicídio: Atenção e Proteção no âmbito do Estado do Maranhão”. O PL foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Assembleia Legislativa e sancionado nesta segunda-feira (24) pelo governador Carlos Brandão.  

*Ações de combate a violência contra a mulher*
A iniciativa soma-se a outras ações do governo do Maranhão no combate a todas as formas de violência contra a mulher, como as Delegacias da Mulher e as Patrulhas Maria da Penha, além de fortalecer a proteção de crianças que enfrentam as consequências deste tipo de crime. 

“Quando assumimos o governo, o Estado tinha nove Patrulhas Maria da Penha. Hoje, são 29. Também tínhamos uma Casa da Mulher Brasileira, em São Luís, e uma Casa da Mulher Maranhense, em Imperatriz. Agora, já são cinco casas da Mulher Maranhense, com previsão de chegarmos a 18. Nosso governo tem feito muitas ações para romper o ciclo de violência doméstica no estado e vai seguir trabalhando firme, em parceria com os demais poderes e a sociedade”, informou Brandão.  

A proposta encaminhada pelo governo do Estado à Assembleia Legislativa se somou à que já havia sido encaminhada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA). “É de fundamental importância que o governo do Maranhão não apenas abrace, como também lidere esta política pública. Agora, as crianças e adolescentes que perderem as mães para o feminicídio, além da ajuda financeira, terão assistência psicológica e social, tendo melhores condições de superarem o trauma e recomeçarem suas vidas”, avaliou o procurador-geral de Justiça, Danilo Castro.

*Comoção*
A proposta nasceu a partir da comoção pública gerada pela história do pequeno Luís Fernando e seus irmãos. A criança, natural de Pedro do Rosário, a 341 quilômetros de São Luís, fez relato emocionante, que viralizou nas redes sociais e comoveu o Maranhão. A mãe do menino foi morta pelo companheiro a facadas, em fevereiro deste ano. 

Nas imagens em que o menino aparece chorando e com a voz embargada, ele desabafa como seria a sua vida caso a mãe, Cirani Lopes Ferreira, ainda estivesse viva. “Se ela tivesse viva, eu não ‘tava’ desse jeito aí... Todo sujo”, diz a criança em um trecho do vídeo. 

Luís Fernando e os irmãos estiveram em São Luís a convite do governador Carlos Brandão para participar da solenidade. Eles vieram acompanhados do jornalista e radialista William Vieira, que chamou atenção para o caso em suas redes sociais. 

Herlen Ferreira, irmã mais velha de Luís Fernando, falou que, apesar da tristeza de ter perdido a mãe, ficou feliz pela iniciativa do governo do Maranhão, pois ajudará muitas famílias do estado, incluindo a sua. “Esse auxílio vai ajudar a gente bastante, principalmente a comprar alimento. Fico feliz que por causa do vídeo do Luís Fernando a gente está vivendo este momento. Ela [a lei] não vai trazer nossa mãe de volta, mas vai ajudar muitas famílias e muitas crianças”, afirmou.

 

IBGE: LIBERA EDITAIS COM 9.590 VAGAS PARA CARGOS DE NIVEL MÉDIO

 


Uma das maiores seleções de todo o país acaba de ser lançada, após a publicação dos editais n.º 4 e 5/2025, referentes ao processo seletivo do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com oportunidades direcionadas ao nível médio de escolaridade.

Os documentos divulgados oferecem, juntos, o total de 9.590 vagas distribuídas da seguinte maneira: 8.480 para o cargo de Agente de Pesquisa e Mapeamento (APM) e 1.110 vagas para Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ), que serão espalhadas por todo o país.

Cargos e benefícios

As ocupações mencionadas são para contratos temporários, a fim de sanar demandas existentes na Fundação. O salário será de R$ 2.676,24 para Agente de Pesquisa e Mapeamento e R$ 3.379,00 para Supervisor de Coleta e Qualidade.

Os candidatos que forem aprovados no seletivo do IBGE ainda farão jus a diversos benefícios previstos, entre eles: auxílio-alimentação de R$ 1.175,00, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e 13º salário proporcional.

Requisitos

Conforme informado no edital 4/2025, os interessados em concorrer ao cargo de Agente de Pesquisa e Mapeamento deverão possuir ensino médio completo, além de atender às demais exigências previstas na íntegra do edital, divulgado no portal da banca.

Já o edital 5/2025, referente à função de Supervisor de Coleta e Qualidade, informa que os possíveis candidatos deverão ter, no ato de contratação, ensino médio completo, além de Carteira Nacional de Habilitação – CNH, na categoria mínima “B”.

Tempo de contratação

A contratação entre os candidatos aprovados e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística poderá durar até um ano, com possibilidade de prorrogação, desde que o período total não ultrapasse três anos, conforme estabelece a Lei n.º 8.745/1993.

Distribuição das vagas

  • 5.512 vagas para ampla concorrência;
  • 2.120 vagas para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas;
  • 254 vagas para indígenas;
  • 170 vagas para quilombolas;
  • 424 vagas para pessoas com deficiência.

➡️ Supervisor de Coleta e Qualidade (1.110 vagas)

  • 715 vagas para ampla concorrência;
  • 275 vagas para pessoas autodeclaradas pretas ou pardas;
  • 33 vagas para indígenas;
  • 22 vagas para quilombolas;
  • 55 vagas para pessoas com deficiência.

Inscrições IBGE

As inscrições para garantir a participação na seleção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística deverão ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sendo esta a banca organizadora que estará à frente de todas as etapas presentes no certame.

O período de registro se inicia a partir das 16h do dia 19 de novembro e segue aberto até às 23h59min do dia 11 de dezembro de 2025. Para concluir a inscrição, será necessário efetuar o pagamento de uma taxa, delimitada no valor de R$ 38,50.

O processo seletivo do IBGE contará apenas com uma etapa para avaliação dos inscritos: a prova objetiva de múltipla escolha. Esta avaliação escrita está prevista para ocorrer no dia 22 de fevereiro de 2026. Veja como serão as questões para cada um dos cargos:

📚 Agente de Pesquisa e Mapeamento (APM)

  1. Língua Portuguesa – 20 questões;
  2. Geografia – 15 questões;
  3. Raciocínio Lógico Matemático – 15 questões;
  4. Noções de Informática – 5 questões;
  5. Ética no Serviço Público – 5 questões.

📚 Supervisor de Coleta e Qualidade

  1. Língua Portuguesa – 14 questões;
  2. Raciocínio Lógico Matemático – 8 questões;
  3. Ética no Serviço Público – 5 questões;
  4. Noções de Informática – 5 questões;
  5. Noções de Administração e Situações Gerenciais – 14 questões;
  6. Geografia – 14 questões.

O que faz um Agente de Pesquisa e Mapeamento?

O Agente de Pesquisa e Mapeamento do IBGE coleta dados em domicílios, empresas, áreas rurais e órgãos públicos, realizando entrevistas presenciais ou por telefone. Ele registra as informações em meios digitais ou impressos e as envia ao supervisor dentro dos prazos previstos.

‘Pautas Femininas’ destaca projeto ‘Mãos que Acolhem’ e realidade das mães solo de crianças com deficiência

 


Agência Assembleia

O programa ‘Pautas Femininas’, exibido pela Rádio Assembleia (96,9 FM) nesta segunda-feira (24), abordou os desafios enfrentados por mães solo que cuidam de crianças com deficiência ou doenças raras. A convidada foi a idealizadora do projeto ‘Mãos que Acolhem’, Ana Cláudia Arruda, que compartilhou sua trajetória e a importância da criação de redes de apoio para essas famílias.

Na entrevista, Ana Cláudia explicou que a iniciativa surgiu a partir de sua própria vivência como mãe de João Gabriel, diagnosticado com microcefalia. “A realidade dessas mulheres é marcada por jornadas exaustivas, exclusão do mercado de trabalho e ausência de suporte básico. A maioria não tem rede de apoio mínima para estudar, trabalhar ou realizar um sonho”, afirmou.

Segundo ela, dados nacionais revelam que cerca de 78% dos pais abandonam as mães de filhos com deficiência antes dos cinco anos. “A responsabilidade do cuidado caem exclusivamente sobre elas e isso demanda 24 horas. Muitas ficam completamente sozinhas, porque o pai, na maior parte das vezes, se exime dessa responsabilidade”, destacou.

O ‘Mãos que Acolhem’ nasceu em 2020, em meio à pandemia, com uma ação improvisada na garagem do prédio onde Ana Cláudia mora. “Foram distribuídas cestas básicas a mães. Fomos nos conectando e a ação cresceu rapidamente. Depois, foram distribuídos mais de 500 cartões de alimentação durante o período pandêmico”, contou a idealizadora.

Com o tempo, surgiu a necessidade de organização. “Começamos a ir às casas, conhecer cada família e entender suas necessidades reais. Esse olhar mais humano foi o grande diferencial. Cada história nos impactava de um jeito que não tem como esquecer. Hoje, o projeto atende 80 famílias, majoritariamente chefiadas por mães solo, e mantém uma lista de espera extensa”, explicou Ana Cláudia.

Para ampliar o alcance da iniciativa, a idealizadora prevê a criação do Instituto Mãos que Acolhem para o próximo ano. “Nosso objetivo é atender ainda mais famílias em situação de vulnerabilidade. Agora, somos 80 famílias que se ajudam, mas queremos fazer muito mais. É uma rede real de cuidado e afeto”, concluiu.

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

Concurso SEAP MA: formada comissão organizadora para 220 vagas

 


Concurso SEAP MA (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização) tem previsão de vagas imediatas e cadastros

O próximo concurso SEAP MA (Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização do Maranhão) já conta com comissão organizadora formada. Os nomes dos membros do grupo foram divulgados na última quarta-feira, 19 de novembro, por meio de documento publicado no diário oficial. Em setembro, foi divulgado que a previsão é de 220 vagas para o preenchimento imediato, além de formar cadastro reserva de pessoal, para carreiras da área de polícia penal, para níveis médio, técnico e superior. No entanto, a oferta ainda deve ser oficializada pelo órgão.

Embora cargos e vagas do concurso SEAP MA ainda não estejam oficializados, para ensino médio, a previsão é para os seguintes cargos:

  • auxiliar penitenciário - 30 vagas e cadastros
  • técnico penitenciário administrativo - 20 vagas e cadastros

Para ensino médio com formação técnica, a expectativa é de 20 vagas e cadastros para o cargo de técnico penitenciário de enfermagem.

Por fim, para nível superior:

  • inspetor de polícia penal - 100 vagas e cadastros
  • especialista penitenciário jurídico - 10 vagas e cadastros
  • especialista penitenciário, assistente social - 10 vagas e cadastros
  • especialista penitenciário, psicólogo - 10 vagas e cadastros
  • especialista penitenciário pedagogo - 10 vagas e cadastros
  • especialista penitenciário, enfermeiro - 10 vagas e cadastros

Concurso SEAP MA: veja publicação oficial

O SECRETÁRIO DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO,
na qualidade de Presidente da Comissão Central de Concurso Público, instituída pelo Decreto Estadual n.º 28.608, de 28 de setembro de 2012, publicado na Edição n.º 192, do Diário Oficial do Estado, de 02 de outubro de 2012, alterado pelo Decreto Estadual n.º 28.826, de 18 de janeiro de 2013, publicado na Edição n.º 013, do Diário Oficial do
Estado, de 18 de janeiro de 2013,

RESOLVE:

Art. 1º Fica instituída a Comissão Setorial de Concurso Público, com a finalidade de auxiliar a Comissão Central no exercício de suas atribuições, relacionada ao Concurso Público para provimento de cargos, da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária/ SEAP/MA, composta pelos seguintes servidores:


MATRÍCULA SERVIDOR CARGO LOTAÇÃO
818389-0 Christiane Morais Ribeiro de Melo, Chefe do Núcleo de Apoio a Comissão Central de Concurso Público – como Coordenadora SEAD/MA
00893574-0 Daniel Augusto de Oliveira Rocha, Assessor Especial III, como Membro
SEAD/MA 
830027-0 Marlon Geovany Luso Garcez Souza Assessor de Concurso – como Membro
SEAD/MA

312130-4 Aflrânio Martins Feitosa Inspetor de Polícia Penal – como Membro SEAP/MA
860842-2 Marco Rafael Silva Ferreira Inspetor de Polícia Penal – como Membro SEAP/MA

Art. 2º Está Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO, EM
SÃO LUÍS, 19 DE NOVEMBRO DE 2025.
Guilberth Marinho Garcês
Secretário de Estado da Administração

Saiba como foi a última seleção

O último concurso SEAP MA ocorreu em 2016, com uma oferta de 100 vagas para o cargo de agente penitenciário. Na ocasião, a exigência foi de ensino médio, com remuneração inicial de R$ 3.283,56. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Funcab.

A seleção foi composta pelas seguintes etapas:

  • provas objetivas,
  • prova dissertativa,
  • teste de aptidão física,
  • teste psicotécnico,
  • exames médicos e odontológico,
  • curso de formação
  • investigação social

Resumo do Concurso SEAP MA

SEAP MA - Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização MA
Vagas: Não definido
Taxa de inscrição: Não definido
Cargos: Não definido
Áreas de Atuação: Não definido
Faixa de salário:
Estados com Vagas: MA

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Deputados estaduais vistoriam obra de requalificação da MA-014

Agência Assembleia

A requalificação da MA-014, no trecho que compreende os municípios de Vitória do Mearim e Pinheiro, foi vistoriada nesta quinta-feira (20) pelos deputados estaduais Ana do Gás, Fred Maia e João Batista Segundo. A obra está sendo executada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Infraestrutura (SINFRA).

No total serão 156km de via recuperada com pavimentação adequada e previsão de entrega ainda este ano, que beneficiará milhares de famílias que moram na região da Baixada Maranhense. 

O deputado estadual Fred Maia acompanhou de perto cada trecho da revitalização da via, que está recebendo o tratamento específico para cada tipo de solo. “Estamos muito felizes com o que a gente está vendo. Estamos aqui para mostrar a verdade e dizer sobre a coragem e a determinação que o Governo do Estado está tendo de fazer esse trabalho aqui na MA-014”, disse.

No total serão 156km de via recuperada com pavimentação adequada e previsão de entrega ainda este ano

De acordo com o engenheiro da SINFRA, José Bruzaca, a obra iniciou no mês de junho e 140km já foram revitalizados com a devida atenção em diversos pontos, em especial a trechos alagados. 

“Cada ponto da via está recebendo um tratamento específico, com microrrevestimento e pedra de macadâmia, por exemplo. Uma obra bem feita que será entregue em seis meses à população após anos de espera”, disse. 

A deputada estadual Ana do Gás destacou a importância da obra para o estado, esperada há anos pela população. “Viemos vistoriar um sonho sendo realizado. Nós viemos ver com os nossos próprios olhos e levar para o povo do Maranhão notícias sobre esse benefício da MA-014. O governador Carlos Brandão tem sido, de fato, o governador das obras impossíveis, tem tirado os projetos do papel, e é preciso que o Maranhão todo tenha conhecimento disso”, pontuou a deputada.

Obra iniciou no mês de junho e 140km já foram revitalizados, com a devida atenção em diversos pontos

O deputado João Batista Segundo explicou que o trecho não recebia manutenção desde a gestão do ex-governador José Reinaldo Tavares. “A população da Baixada tem muito a ganhar com essa estrada, que já é realidade. É realidade, porque a gente vê hoje o trabalho sendo feito e eu fico muito feliz de poder fazer parte desse momento, juntamente com o nosso governador Carlos Brandão”.

 

Iracema Vale é condecorada com a mais alta honraria do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Regiã

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), foi condecorada, na quarta-feira (19), com a insígnia Grande-Oficial da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, honraria máxima concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região.

Durante a solenidade, a parlamentar ressaltou a relevância da homenagem em sua trajetória pessoal e profissional. “Essa medalha representa tudo o que vivi e aprendi dentro do Tribunal Regional do Trabalho, uma Casa que fez parte da minha formação e que me ensinou valores que levo para toda a vida”, afirmou Iracema.

A comenda é destinada a personalidades e instituições com relevantes contribuições para a Justiça do Trabalho, cidadania e promoção da justiça social.

Homenagem reafirma compromisso da presidente da Assembleia Legislativa com a instituição, cuja principal função é lutar pelos direitos dos trabalhadores do Maranhão

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região, Márcia Andrea, destacou que a Ordem Timbira é uma forma de reconhecer aqueles que atuam em prol da justiça e dos direitos dos trabalhadores. “A entrega desta comenda simboliza a valorização de profissionais e autoridades que colaboram para o fortalecimento da Justiça do Trabalho e para o desenvolvimento social em nosso estado”, afirmou.

A homenagem também reafirma o compromisso da presidente da Assembleia Legislativa com a instituição, cuja principal função é lutar pelos direitos dos trabalhadores do Maranhão.

Mesa com integrantes do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Antônio Pereira (PDT); Ana do Gás (PCdoB); Davi Brandão (PSB); Glalbert Cutrim (PDT); Helena Dualibe (PP); Yglésio Moyses (PRTB); Dra. Vivianne (PDT); Fred Maia (PDT); Florêncio Neto (PSB); Neto Evangelista (União); Catulé Júnior (PP); o presidente da Famen, Roberto Costa (MDB); além de outras autoridades e servidores.

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

Yglésio afirma que Braide não será candidato ao governo em 2026



O deputado Dr. Yglésio (PRTB) afirmou que o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, não sairá do cargo para disputar o governo do Maranhão em 2026.

“Braide não é candidato. Braide será candidato, acho, que em 2030”, afirmou.

Dr. Yglésio fez uma análise do atual cenário vivido pelo prefeito, em conversa com o jornalista Marcelo Vieira, no podcast Nublogpod, observando que o gestor deve sair com boa avaliação por ter bastante recurso financeiro nos cofres públicos.

“Está há muito tempo com caixa cheio. Desde que começou, ainda no governo Bolsonaro, os recursos para São Luís aumentaram muito. Ele aumentou muito a arrecadação de impostos, subiu IPTU, taxas, aumentou a arrecadação com multas. A cidade nunca teve um caixa tão cheio”, ressaltou.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

*Vereador João Carlos repudia projeto da Loteria Municipal e alerta para “armadilha” contra os mais pobres*

 

Antes da votação do Projeto de Lei nº 1052/2025, o vereador João Carlos deixou explícito seu posicionamento totalmente contrário à criação da Loteria Municipal em São José de Ribamar. Para o parlamentar, a proposta não é uma política pública, mas sim uma armadilha institucionalizada que mira justamente quem mais sofre com a falta de emprego e renda no município.


O vereador afirmou que, em vez de soluções reais para as demandas sociais, o Executivo apresenta um projeto que pode aprofundar o sofrimento de famílias que vivem de diárias e trabalhos informais, justamente o grupo mais vulnerável e mais suscetível a recorrer a jogos de azar.

João Carlos criticou duramente a postura da gestão municipal ao propor algo que, segundo ele, explora a fragilidade econômica da população, alimenta ilusões e pode abrir caminho para mais endividamento, adoecimento emocional e perdas familiares.

“Antes mesmo de votar, já deixo claro: não darei meu apoio a um projeto que tenta arrecadar dinheiro às custas da esperança e da dor das pessoas”, declarou.

O parlamentar reforçou que continuará combatendo iniciativas que prejudicam os ribamarenses e que sua prioridade é defender políticas que promovam dignidade, emprego e proteção social, não mecanismos que retiram ainda mais de quem já vive no limite

Ministro vota a favor de Iracema, que faz 9 a 0 contra Othelino no STF

 


 O ministro Luiz Fux votou, nesta terça-feira, 18, pela constitucionalidade da reeleição da deputada estadual Iracema Vale (PSB) para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, referente ao biênio em curso.

O voto depositado no plenário virtual da Corte seguiu parecer da ministra Cármen Lúcia, relatora de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo partido Solidariedade que visa alterar o resultado do pleito interno realizado no dia 13 de novembro do ano passado.

O magistrado, em junho, havia pedido destaque do processo, o que faria com que o julgamento fosse levado para o plenário físico.

No entanto, Fux cancelou o pedido no dia 30 de outubro e o julgamento da Ação foi retomado na sexta-feira, 14.

Neste dia, vale destacar, Cármen Lúcia indeferiu pedido do PC do B, na condição de amicus curiae, que objetivava atrasar a apreciação da ADI utilizando como justificativa uma briga paroquial entre dois parlamentares ocorrida recentemente.

Com o posicionamento de Fux, Iracema, neste momento, já conta com nove votos pela constitucionalidade da sua reeleição – André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin; além da ministra relatora – contra nenhum dado ao deputado estadual Othelino Neto (PSB), derrotado por ela.

Ainda é aguardado o voto do ministro Edson Fachin, atual presidente do Supremo. 

Blog do Glaucio Ericeira


terça-feira, 18 de novembro de 2025

Pesquisa Econométrica aponta liderança de Orleans Brandão para governador do Maranhão

 


Pesquisa do Instituto Econométrica aponta liderança do pré-candidato Orleans Brandão (MDB) na disputa para o governo do Maranhão. Em cenário estimulado, com a participação de todos os possíveis candidatos em 2026, o secretário de Assuntos Municipalista soma 33%.

Conforme os dados, na sequência aparece o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), com 29,2%; o ex-prefeito Lahésio Bonfim (Novo) com 18,2%; e o vice-governador, Felipe Camarão (PT), com 7,3%.

No cenário de disputa sem Eduardo Braide, Orleans soma 38,3%, Lahésio tem 25,3%, e Camarão aparece com 14%.

A pesquisa questionou, também, sobre a expectativa de vitória do eleitor na eleição independente do voto dele. Neste cenário, 34,1% dos entrevistados afirmaram acreditar que o próximo governador do Maranhão será Orleans Brandão. Na sequência, 28,8% disseram que será Eduardo Braide; 11,5% apontaram Lahésio Bonfim e 5,1% citaram Felipe Camarão.

Já no cenário de rejeição do eleitor maranhense, Lahésio Bonfim tem o maior percentual e aparece com 23,6%. Em seguida, vem Felipe Camarão, com 22,6% de rejeição. Só depois vem Orleans, com 18,2%; seguido de Braide, com 9,4%.

O levantamento da Econométrica, encomendado pelo Imirante, ouviu 1.283 eleitores nos dias 13 a 16 de novembro. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

*Maranhão planeja ‘faculdade do petróleo’ para atuar na Margem Equatorial*

Durante a COP30, o governador defendeu a exploração na região como forma de garantir recursos para obras estruturantes
Por André Martins/ Da Revista Exame.

O governo do Maranhão planeja criar uma faculdade de petróleo e gás para formar profissionais para atuar nas empresas que devem atuar na região caso a exploração na Margem Equatorial avance.

"Vamos iniciar uma faculdade de petróleo e gás. Daqui a cinco anos, teremos jovens preparados para entrar no mercado de trabalho. Senão, vamos ter que buscar pessoas em São Paulo", diz Carlos Brandão, o governador do estado, em entrevista exclusiva à EXAME durante sua participação na COP30.

Brandão afirma que o seu governo estruturará cursos técnico-profissionalizantes na área para atender à demanda futura.

"Vamos nos preparar esses cinco anos para que, quando a exploração acontecer, tenhamos pessoas qualificadas e preparadas para o futuro", diz.

No último dia 21 de outubro, o Ibama concedeu a licença para perfuração de um polo exploratório no bloco FZA-M-059, localizado em águas profundas do Amapá, a 500 km da foz do rio Amazonas e a 175 km da costa.

Esse é apenas o primeiro passo para confirmar o potencial da área para uma futura produção de petróleo. A previsão é de que todo o processo de perfuração exploratória e o início da produção levem entre 7 e 10 anos.

O discurso do governador segue a linha de outros chefes do executivo da região da Amazônia Legal e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na defesa da exploração na região.

Brandão afirma que o Maranhão tem duas das cinco bacias da região, a Grão-Pará e a de Barreirinhas. Com isso, a expectativa é de produção de 60 bilhões de barris de petróleo.

O chefe do Executivo disse que ainda não há estimativas de qual valor de royalties o estado receberá, mas que será importante para o desenvolvimento da região.

"Não tenho dúvidas de que quando o governo começar a receber os royalties teremos muito mais recursos para realizar as obras estruturantes de que o estado precisa", afirma.

Brandão cita ainda que há um mês o estado recebeu um navio de uma empresa da Noruega para realizar uma análise sísmica. Já são 16 blocos onde foram feitos estudos, que estarão disponíveis para leilão.

"Entendemos que é um projeto para cerca de seis a sete anos — entre a sísmica, o leilão e os testes. Então, não é uma coisa para o meu governo, mas eu tenho que deixar estruturado para o próximo", diz.

*Recursos para o Ibama*
O governador diz que existe uma articulação entre os governadores da região para que parte dos recursos da exploração sejam direcionados para o Ibama para cuidar da preservação.

"Isso não acontece no pré-sal do Sudeste — Espírito Santo, Rio de Janeiro, um pouco São Paulo —, mas sugerimos isso para a Margem Equatorial", afirma.

Brandão disse que o assunto foi levado para a presidência da Petrobras, que avaliará a demanda.

*Pautas na COP*
Entre as pautas que apresentou na COP30, Brandão destaca a regularização fundiária, com mais de 8,5 mil títulos de terra distribuídos, com atendimento de 22 mil famílias.

Brandão destaca ainda que o Maranhão conseguiu R$ 45 milhões com o governo da Alemanha para um projeto contra queimadas.

"Conseguimos aprovar e estruturar um projeto para reestruturar 49 unidades do Corpo de Bombeiros e construir mais sete. Conseguimos R$ 45 milhões junto ao governo da Alemanha", afirma.

LEGENDA/ FOTO: Carlos Brandão: Na Cop30, o governador valorizou a agenda verde do estado (Leandro Fonseca/Exame)