segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Audiência pública debate estratégias para revitalizar comércio do bairro São Francisco

A Câmara Municipal de São Luís promoveu, nesta sexta-feira (31), uma audiência pública voltada à discussão de estratégias para incentivar o comércio no bairro do São Francisco e região, especialmente na avenida Marechal Castelo Branco. A iniciativa foi proposta pela vereadora Clara Gomes (PSD), preocupada com o cenário atual da região, marcada por um número crescente de lojas fechadas e pontos comerciais disponíveis para aluguel.

Durante o encontro, a vereadora Clara Gomes enumerou as dificuldades enfrentadas pelo setor, como a queda nas vendas, a concorrência com grandes centros comerciais, a dificuldade de estacionamento, a falta de infraestrutura viária, insegurança e o aumento dos custos operacionais. “A situação é preocupante. Muitos empresários não conseguem manter seus negócios abertos diante da baixa movimentação. Nós precisamos agir de forma coletiva para recuperação deste espaço e buscarmos, juntos, soluções para podermos, de fato, valorizar e reacender o comércio da região”, frisou a vereadora.

A parlamentar relatou que a proposta da audiência pública surgiu da escuta do segmento, incluindo moradores da região, comerciantes e representantes da sociedade civil. Clara ressaltou que a revitalização da avenida Marechal Castelo Branco pode impactar positivamente não apenas o comércio, mas toda a comunidade.

"Ao fortalecer o comércio, geramos emprego, renda e movimentamos a economia de forma sustentável”, destacou. A parlamentar sugeriu a criação de um grupo de trabalho para elaborar propostas concretas e encaminhá-las à Prefeitura de São Luís.

A proposta da audiência foi motivada durante as comemorações do Dia dos Comerciários, celebrado em 20 de outubro. Na ocasião, Clara destacou a importância de valorizar os trabalhadores e empreendedores locais, e chamou atenção para o esvaziamento comercial da tradicional avenida. Relembrou ainda que a Marechal Castelo Branco já foi uma das principais vias comerciais de São Luís, mas, atualmente, está com um número alarmante de portas fechadas.

O presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Antônio Gaspar, reforçou a necessidade de políticas públicas que estimulem o desenvolvimento do comércio local. “É essencial que o poder público e os empreendedores caminhem juntos. Precisamos de incentivos fiscais, melhorias na infraestrutura e mais segurança para atrair consumidores de volta à região”, defendeu.

Participantes da audiência manifestaram apoio à ideia e propuseram ações conjuntas, como campanhas de valorização do comércio local e eventos culturais para atrair o público ao bairro. “O centro elétrico cresceu e se desenvolveu com a região e eu faço parte de uma geração desse segmento. Esse debate proposto na audiência é muito importante e sinto-me honrado em participar, sendo que hoje, no bairro, geramos cerca de 100 empregos diretos e queremos que essa região volte a prosperar. O São Francisco tem história e potencial. Com união e planejamento, podemos recuperar o brilho de outras épocas”, disse Gonçalves Júnior, do Centro Elétrico.

Ao encerrar a audiência, Clara Gomes pontuou o compromisso do mandato com o setor. “Nosso papel é ouvir, propor e articular soluções. O comércio do São Francisco faz parte da identidade de São Luís e não podemos deixá-lo enfraquecer”, concluiu a vereadora. Novas discussões devem ocorrer sobre o tema e encaminhamentos, fruto da audiência pública, incluindo reuniões com representantes das secretarias municipais, comerciantes e demais envolvidos no segmento, além da promoção de medidas de curto e médio prazo, em apoio aos empreendedores da região.

Participaram da audiência a vereadora Flávia Berthier; o deputado estadual Osmar Filho, representando a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema); a secretária adjunta de Proteção Social da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), Nubervane Moreira; a coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Tássia Manuele, representando o titular da pasta, Maurício Itapary; o chefe da assessoria Jurídica da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), Frederico Lima, no ato, representando o titular, José Azolini; vice-presidente da ACM, Rafael Sombra; além de representantes de instituições do segmento e sociedade civil organizada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário