segunda-feira, 14 de julho de 2025

Ações de educação ambiental da rede IEMA são tema do ‘Sustentabilidade na Prática”

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) está fazendo o seu dever de casa na própria escola, tendo os alunos como agentes e multiplicadores das ações de preservação ambiental. Para isso, instituiu a educação ambiental como parte fundamental da grade de conteúdo escolar. Os detalhes desse importante trabalho, objetivos já alcançados e planos foram destaque nesta segunda-feira (14), no programa ‘Sustentabilidade na Prática’, da Rádio Assembleia.

A radialista Marina Sousa recebeu Aurea Sousa, engenheira agrônoma e coordenadora de Educação Ambiental da rede IEMA, que detalhou como a educação ambiental está inserida no dia a dia da rede IEMA.

A coordenadora frisou que o IEMA tem estado na vanguarda da educação ambiental na rede estadual. “Assim que tomou posse, em 2023, a diretora-geral do IEMA, Criscielle Muniz, sentiu a necessidade de se trabalhar o tema da educação ambiental nas escolas, então, instituiu a Coordenação de Educação Ambiental da rede IEMA, que tem o desafio de implementar a política de educação ambiental na rede, que conta com 55 unidades escolares em todo o estado”, contou ela.

“Eu assumi a coordenação em fevereiro de 2024 e instituímos o tema nas escolas. É um desafio grande, mas já temos atividades em curso e caminhando em direção ao objetivo, que é nobre e necessário diante da crise ambiental que temos enfrentado”, complementou Aurea Sousa.

Núcleos de Educação Ambiental

A coordenadora informou, ainda, que as escolas já vêm desenvolvendo trabalhos a partir de diversas estratégias. “Primeiro, elaboramos o planejamento interno e construímos metas e objetivos alcançáveis em curto, médio e longo prazo. E, para tornar o tema ainda mais próximo das escolas, instituímos os Núcleos de Educação Ambiental em todas as escolas da rede. São espaços onde a educação ambiental pode ser discutida, implementada e trabalhada pela gestão, professores e alunos”, explicou Aurea Sousa.

Ela explicou que a coordenação geral orienta os gestores dos Núcleos de Educação Ambiental a construírem seus planejamentos baseados no potencial de cada unidade. “Cada escola tem sua particularidade, seu potencial, seu contexto diferenciado, então, orientamos que esses núcleos, tomando como base a estratégica pedagógica da rede, façam seus planos com base nas características da escola, de onde ela se situa”, completou.

Outra estratégia utilizada, em alinhamento com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida), ação estruturante do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, que visa promover a educação ambiental e a qualidade de vida nas escolas.

“Implantamos a Com-Vidas também em nossas escolas da rede IEMA. Essas comissões são formadas e protagonizadas por estudantes e coordenadas pelos Núcleos de Educação e têm o objetivo de transversalizar a educação ambiental, trazendo essa responsabilidade para os estudantes”, informou Aurea Sousa.

A entrevista na íntegra pode ser conferida pelo link

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário