
Agência Assembleia
A neuropsicóloga e psicoterapeuta Rossana Queiroz foi a entrevistada do programa ‘Toda Mulher’ que foi ao ar nesta quarta-feira (16), pela TV Assembleia. Na ocasião, ela falou sobre a importância da avaliação neuropsicológica na identificação de transtornos do neurodesenvolvimento, como autismo e TDAH, especialmente em mulheres.
Segundo Rossana Queiroz, a avaliação neuropsicológica auxilia no diagnóstico destes transtornos, mas quem o confirma é o médico psiquiatra.
“A avaliação busca rastrear a história da pessoa, e frequentemente, os pais descobrem ter os mesmos transtornos dos filhos ao acompanhá-los nas consultas”, destacou a neuropsicóloga que durante a entrevista à apresentadora Márcia Carvalho.
A entrevistada também ressaltou a comorbidade entre TDAH e autismo e a identificação de altas habilidades e superdotação. “Há pessoas que têm autismo e TDH, tem outras que têm autismo e superdotação, que assim como altas habilidades, é uma condição. Então, acontece muito que durante uma investigação de um TDH, acabamos identificando também outras questões”.
Acerca do autismo, a profissional de saúde destacou que existem três níveis de suporte – 1,2 e 3 – e que destes, o 1 é mais difícil de ser diagnosticado, especialmente em mulheres.
“Elas tendem a “mascarar” os sintomas, adaptando-se socialmente e escondendo o esforço e a exaustão que isso causa. O diagnóstico pode ser desafiador, envolvendo investigação e desconfiança, devido a estereótipos e à pressão social às quais as mulheres são submetidas”, frisa Rossana Queiroz. Por isso, segundo ela, é muito importante buscar um diagnóstico preciso para enfrentar as dificuldades enfrentadas por mulheres com autismo de nível 1.
O programa é exibido às quartas-feiras, às 15h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).
Nenhum comentário:
Postar um comentário